quarta-feira, 24 de maio de 2017

SITUAÇÃO APÓS ATOS CONTRA TEMER EM BRASÍLIA ESTÁ SENDO CONTROLADA, MAS TENSÃO CONTINUA

Após quase três horas de confronto, inclusive com vítimas atingidas por balas de borracha e um manifestante ter sua mão dilarcerada  ao tentar soltar um rojão, a situação nesse momento já é menos tensa em Brasília. Os prédios dos ministérios já foram evacuados.  Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Michel Temer e criticam as reformas trabalhista e da Previdência. Às 15h50, havia cerca de 35 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo a PM. Segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), 200 mil pessoas passaram pelo protesto durante todo o dia.

Quatro pessoas foram detidas e uma ficou ferida por arma de fogo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Um dos presos é um professor do Espírito Santo que estava acompanhado da filha, menor de idade. Três dos detidos portavam entorpecentes e arma branca, segundo a Polícia Militar.

Alguns parlamentares de oposição foram às ruas se integrar as manifestações que pedem a saída de Temer, mas evitaram as vias com  confronto. Na Rodoviária do plano Piloto outros manifestantes se juntam para, provavelmente seguir em direção ao Congresso e ao Palácio do Planalto.


Os dois sentidos da esplanada estão com o trânsito fechado e a polícia do Distrito federal se dirige para o terminal, tentando conter os manifestantes mais exaltados. 

MANIFESTANTES INVADEM ESPLANADA E COLOCAM FOGO EM MINISTÉRIOS

Fotos G1
Um grupo de cerca de 50 pessoas usando máscaras no rosto promoveu um quebra-quebra em meio à manifestação contra o governo do presidente Michel Temer em Brasília após a Polícia Militar dispersar parte do protesto com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.

O grupo destruiu persianas e vidraças de pelo menos cinco ministérios, entre eles o da Integração Nacional, o do Trabalho e o da Agricultura. Este último havia sido cercado por divisórias, mas, mesmo assim, teve os vidros quebrados.

Ministérios da Cultura também foi alvo de depredação
Além dos ministérios, também foram depredadas paradas de ônibus, placas de trânsito, orelhões, holofotes que iluminam os letreiros dos ministérios e até banheiros químicos que haviam sido instalados para a manifestação.

Em frente ao Ministério do Planejamento, no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, o grupo de manifestantes mascarados ateou fogo em um orelhão e em cerca de 10 bicicletas de uso compartilhado. Além do orelhão, eles também colocaram fogo nos ministérios da Fazenda e Agricultura

 Um manifestante quebrou uma vidraça no Ministério da Fazenda
Do outro lado da Esplanada, um manifestante quebrou a vidraça do comitê de imprensa do Ministério da Fazenda. Os manifestantes corriam para se afastar da área em frente ao Congresso Nacional, onde as forças de segurança jogavam bombas de efeito moral. Ao passar pelo edifício do ministério, um deles atingiu a vidraça com o cabo de uma bandeira.
Os funcionários do Ministério da Fazenda foram obrigados a evacuar o local.

Em razão do protesto, toda a Esplanada foi fechada para a circulação de carros. Os servidores que vieram trabalhar nesta quarta (24) estacionaram e entraram pelos anexos dos prédios.


EM BRASÍLIA, MANIFESTANTES PROTESTAM CONTRA TEMER

Foto: Época

Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira (24) em Brasília contra o presidente Michel Temer e as reformas trabalhista e da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional, e foram registrados tumultos entre policiais e manifestantes na Esplanada dos Ministérios.

Cartazes com dizeres como "Fora Temer, diretas já" e "Corruptos tirem suas mãos de meus direitos" foram expostos. Diante das recentes denúncias envolvendo Temer, os participantes do ato passaram a pedir a saída do presidente e a realização de eleições diretas para a escolha de seu substituto.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, a manifestação reunia cerca de 25 mil pessoas, que caminhavam em direção ao Congresso. Organizadores do protesto falavam em 150 mil pessoas na capital federal.

Bombas de efeito moral foram lançadas por policiais quando alguns manifestantes conseguiram furar um bloqueio montado pela Polícia Militar, que impedia que os manifestantes se aproximassem do Congresso Nacional.

Temer, que já enfrentava baixíssima popularidade antes, viu sua situação política se complicar muito depois da revelação de um encontro com o empresário Joesley Batista, da JBS, no Palácio do Jaburu.


Com o enfraquecimento político de Temer crescem as dificuldades para a aprovação das reformas. A trabalhista já passou pela Câmara e está em comissões no Senado. Mas a da Previdência, que é uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e por isso necessita de três quintos dos votos na Câmara e no Senado, ainda não foi votada pelo conjunto dos deputados.

POLÍCIA BRITÂNICA BUSCA POSSÍVEIS CÚMPLICES DE RESPONSÁVEL POR ATAQUE EM MANCHESTER

A Polícia Britânica está investigando o caso, em busca de cúmplices
Foto: Record
Após Salman Abedi detonar uma bomba cheia de parafusos de metal em meio a fãs que saiam do show de Ariana Grande em Manchester, a polícia britânica está buscando por cúmplices que podem ter ajudado a construir a bomba e estar prontos para atacar novamente.

Enquanto a polícia tentava entender o passado do britânico Abedi, a primeira-ministra Theresa May encontrou com autoridades de segurança que disseram estar elevando o nível de ameaça do Reino Unido para "crítico", indicando que um ataque é iminente.


Parte dessa avaliação é o medo de que Abedi pode ter trabalhado como parte de um grupo com possíveis ligações com grupos militantes que têm capacidade de organizar e executar ataques suicidas.

PRAZO PARA CONVOCATÓRIA MUNICIPAL DO 27º FIG TERMINA NO DIA 31


Foto: Secom Garanhuns
Artistas, grupos culturais e de formação tem somente até a próxima quarta-feira (31) para se inscrever na convocatória municipal para compor a grade de programação do 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). 

O edital, encaminhado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, está disponível no portal do governo municipal. O evento acontecerá no mês de julho – com datas a confirmar. São aceitas inscrições na área de formação cultural e nos segmentos artístico-culturais de artes visuais, audiovisual, cultura popular, dança, design e moda, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural, teatro e gospel.


O evento, reconhecido nacionalmente, possui uma extensa grade de programação. Para efetuar a inscrição, os interessados precisam ir até à sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, localizada no Centro Administrativo I, bairro Heliópolis, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 14h; ou enviar a proposta como encomenda normal ou Sedex, com Aviso de Recebimento (AR), para o endereço da secretaria responsável. Os documentos devem ser postados até o dia 31 deste mês.

JURISTA RENATO CURVELO COMENTA CAMINHOS JURÍDICOS DA CRISE NACIONAL

Foto: Halison Rodrigues
Em um dos mais críticos momentos vivenciados pelo país, com instituições abaladas por denúncias de corrupção, operações policiais substituindo ações de governo e muita dúvida quanto ao futuro do Brasil, o programa FALANDO COM O AGRESTE, veiculado diariamente ao meio dia pela Rádio Marano FM de Garanhuns – em 102, 3 Mhz e através do site radiomaranofm.com.br -, recebeu nessa terça feira (23) o conceituado advogado Renato Curvelo, especialista em Direito Eleitoral, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE e Conselheiro na Subseccional da entidade em Garanhuns – PE.

O renomado jurista deu detalhes de como devem ser conduzidos, à luz da Constituição, os processos envolvendo os entes políticos citados nas delações e qual seria a gravidade de um suposto afastamento do Presidente da República, também envolvido na trama.


Ouça abaixo, a íntegra da entrevista:  

MAIS UM FERIADO PODE ENTRAR NO CALENDÁRIO PERNAMBUCANO

Revolução Pernambucana // Foto: História S
Na última terça-feira (22), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, em primeira votação, a proposta que transforma o dia 6 de março em feriado estadual. A data marca o momento em que foi deflagrada a Revolução Pernambucana de 1817. O Projeto de Lei, apresentado pelos deputados Isaltino Nascimento (PSB) e Terezinha Nunes (PSDB), segue para a segunda votação antes de ser encaminhado para a sanção do governador Paulo Câmara.

O texto retoma a proposta original de uma lei estadual do ano de 2007, que definiu o dia 6 de março como Data Magna. Dois anos após a criação desse texto, em 2009, o dia que celebra a Revolução de 1817 havia sido transferido para o primeiro domingo do mês de março.

Os parlamentares responsáveis pela proposta afirmam que Pernambuco é o único estado do país em que a Data Magna não é feriado. Por isso, argumentam que a ocasião merece tal destaque devido à relevância do fato.

ACORDO ENTRE PROFESSORES E PREFEITO NÃO ACONTECE E GREVE EM BOM CONSELHO CONTINUA

Foto: JB Notícia

Desde o dia 3 de abril os professores da rede municipal de educação, em Bom Conselho, agreste de Pernambuco iniciaram uma das maiores greves da educação, do município. Eles não tiveram suas reivindicações atendidas pela gestão municipal e deflagraram o movimento paredista, que chega a afetar 10 mil alunos.

Na última segunda-feira (22) professores, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Bom Conselho (SINTEMUB) e a prefeitura de Bom Conselho, não chegaram a um entendimento e a GREVE, que completa 51 dias, deverá continuar. Segundo as informações repassadas ao blog do Wellington Freitas, uma nova rodada de negociações deverá ser iniciada na próxima sexta-feira (26).

Os educadores, cobram o reajuste salarial de 7,64% anunciado pelo governo federal no início do ano e que até agora não foi efetivado. A prefeitura por sua vez, alega que vem repassando todos os direitos que os professores possuem.


A greve do município de Bom Conselho está rompendo fronteiras e o movimento já é assunto diário nos sistemas de educação de toda a região. Repercutindo até em rede nacional, quando foi pauta para o jornal Bom Dia Brasil, na última segunda-feira (22).

PRORROGADO : INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO IBGE PARA A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA,26

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até as 23h59 de sexta-feira (26) o período de inscrições para 24.984 das 26.023 vagas oferecidas no concurso que selecionará profissionais de todas as escolaridades para atuação no Censo Agropecuário 2017. O prazo inicial estava previsto para terminar nesta terça-feira (23).


Os interessados devem se cadastrar acessando o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no endereço: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge-pss. As taxas custam de R$ 22 a R$ 39,50. 

As oportunidades de ensino médio no concurso do IBGE foram distribuídas entre os cargos de agente censitário administrativo (344 vagas), agente censitário regional (350) e agente censitário de informática (174), cujos salários iniciais são de R$ 1.500, R$ 2.500 e R$ 1.700, respectivamente. 


Os postos de nível fundamental são para recenseador (18.845), que terá remuneração por produção, calculada por setor censitário, conforme o número de estabelecimentos agropecuários recenseados.

As operações começam em 1º de outubro de 2017. 

VAGAS PARA PERNAMBUCO

Recenseador, 846

Analista censitário,5

Agente censitário,18

TORCEDORES DO SANTA CRUZ SÃO BALEADOS EM MACEIÓ APÓS JOGO PELA SÉRIE B

Atentado deixou duas pessoas feridas em Maceió
Um atentado à bala deixou dois torcedores do Santa Cruz feridos, nessa terça-feira (23) à noite, no bairro de Jacarecica, em Maceió. As vítimas assistiram à partida do clube contra o CRB e voltavam para Recife.
Ficaram feridos Katiane da Silva Oliveira, de 29 anos, que foi atingida no abdômen; e Alexsandro Pedro da Silva, de 35 anos, baleado no braço. Os dois foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE).
De acordo com o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), o crime foi praticado por criminosos que estavam em um veículo de cor preta e não identificado, que conseguiram escapar.
A Polícia Militar (PM) informou que chegou a fazer buscas, mas não conseguiu localizar os suspeitos de participação no crime.
Após o ataque, áudios passaram a circular na internet. Em um deles, um suposto policial informa que os criminosos fugiram pela Avenida Pierre Chalita e que conseguiram entrar em uma grota.

PEDÓFILO MARCA ENCONTRO COM CRIANÇA DE 9 ANOS, PEDE A ELA PARA TOMAR ANTICONCEPCIONAL , MAS QUEM VAI AO ENCONTRO É O PAI

Em mensagem, homem pede que criança tire foto sem roupa
Foto divulgação - Polícia Civil MT 
Mensagens de assédio encaminhadas por um homem de 47 anos a uma menina de 9 foram descobertas pelo pai dela, que avisou a polícia e compareceu, junto com os policiais, a um encontro que o suspeito havia marcado com a vítima nesta terça-feira (23) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (MT). O homem foi preso em flagrante.
Segundo o delegado Cláudio Alvarez, da Polícia Civil, o suspeito confessou que sabia que a vítima era uma criança e assumiu a autoria das mensagens enviadas à menina pelo WhatsApp.
"O pai procurou a delegacia sem saber o que fazer, afirmando que a filha iria se encontrar com um homem mais velho, que a levaria para um motel. O estupro foi impedido no último momento", afirmou o delegado.
O homem começou a conversar com a menina pelo bate-papo do Facebook. Ele pediu o número de telefone dela e, a partir do dia 1° de maio, os dois trocaram mensagens. Ele conduzia os assuntos, sempre a assediando. Algumas vezes pediu que ela enviasse imagens dela sem roupas.
Ele também insistiu para se encontrar pessoalmente, pediu que ela tomasse um anticoncepcional da mãe dela antes do encontro e que comparecesse ao local combinado sem calcinha.
Nas conversas, que foram disponibilizadas pela polícia, o homem pedia que a menina não deixasse que a mãe dela visse as mensagens no celular.
O encontro foi marcado em um local próximo à casa da vítima. Ele a aguardava em um carro quando a polícia chegou e o surpreendeu.
Mais vítimas
De acordo com o delegado, a suspeita é que criança não tenha sido a única vítima desse homem. Não se descarta a possibilidade de ele já ter cometido, de fato, um estupro. O delegado contou que no celular do suspeito foram encontradas conversas com mais de 20 menores de idade. O aparelho será enviado para a perícia - há a suspeita de que ele tenha apagado imagens do celular.
Para o delegado, os pais devem fiscalizar conversas e redes sociais dos filhos para que esse tipo de situação possa ser impedida antes que o pior aconteça. "A pedofilia, infelizmente, é uma realidade e acontece todos os dias. O diálogo precisa ser aberto, a conversa sobre sexo não pode ser tabu. A criança precisa conhecer os riscos", analisou.

AÉCIO DIVULGA VÍDEO NO QUAL DIZ TER SIDO VÍTIMA DE "ARMAÇÃO" DOS DONOS DA JBS

O senador afastado Aécio Neves divulgou, nesta terça-feira (23), um vídeo em que se defende da acusação de ter recebido R$ 2 milhões em propina dos donos do grupo J&F, os irmãos Joesley e Wesley Batista. No vídeo, o senador, que teve o mandato suspenso pelo Supremo Tribunal Federal, diz que foi vítima de uma “armação”.

Aécio classifica de “injustificáveis” as operações que tiveram como alvo ele e a família dele, resultando na prisão de sua irmã, Andrea Neves, e seu primo Frederico Pacheco.

No vídeo, Aécio Neves também volta a afirmar que o pedido de dinheiro a Joesley Batista, feito em conversa gravada pelo delator, foi um empréstimo, que depois seria regularizado em um contrato entre duas pessoas privadas.

Segundo o senador, a partir daí Joesley teria armado uma situação para fazer com que o empréstimo de R$ 2 milhões parecesse um ato ilegal.

Em delação premiada, os executivos da JBS, uma das empresas do grupo J&F, alegam que os R$ 2 milhões recebidos pelo senador eram propina e que a contrapartida seria a indicação para um cargo na empresa Vale, que não se concretizou.

Os executivos afirmam também que pagaram propina ao senador durante a campanha presidencial de 2014, com a expectativa de que depois ele atuaria a favor da empresa, se fosse eleito.

Veja o vídeo:



Com informações da Agência Brasil.

FGTS LIBERADO: OPOSIÇÃO CEDE E CÂMARA GARANTE CONTINUIDADE DOS SAQUES

Agência da CEF em Garanhuns
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o texto original da Medida Provisória 763/16, que permite o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem a carência de três anos exigida pela lei, beneficiando trabalhadores que pediram demissão até 31 de dezembro de 2015 ou que não tenham conseguido sacar os recursos da conta vinculada no caso de demissão por justa causa.  A MP também aumenta a remuneração das contas do FGTS ao distribuir para os trabalhadores 50% do resultado obtido no exercício financeiro pelo uso dos recursos no financiamento de programas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana. Os deputados analisam aindas destaques apresentados ao texto.

A norma precisa ser votada até 1º de junho pelo Congresso para não perder a validade. Com a crise política do governo Michel Temer havia o risco dos nascidos de setembro a dezembro ficarem sem o benefício.  
A oposição apresentou uma série de medidas protelatórias e, inicialmente, disse que não votaria a MP. Após quatro horas de discussão, contudo, o deputado Pepe Vargas (PT-RS) anunciou que o PT votaria favoravelmente à medida.

Ele disse, contudo que o partido continuaria apresentando recursos protelatórios para alongar a sessão e permitir que todos os deputados que queiram possam se manifestar contra a permanência do atual governo.

O governo conta com a aprovação da MP em vigor antes de caducar. Há divergências se uma nova medida provisória com o mesmo conteúdo não pode ser editada.  Isso porque o artigo 62 da Constituição, que regulamenta o tema, estabelece que "é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo". A MP foi editada em 23 de dezembro, após o fim do ano legislativo de 2016.
O governo, estuda, contudo, a edição de uma nova medida na véspera da que está em vigor caducar. O novo texto não seria igual ao anterior, mas repetiria cerca de 80% do conteúdo e revogoria a MP anterior.

Se a Câmara ou o Senado rejeitar a MP ou se ela perder a eficácia, os parlamentares têm que editar um decreto legislativo para disciplinar os efeitos jurídicos gerados durante sua vigência. Caso isso não aconteça, não haverá prejuízo legal das ações tomadas enquanto a medida estava em vigor.

A Caixa Econômica informou, nesta segunda-feira (22), que segue as normas legais da MP 763/2016, que regula o cronograma de pagamento das contas inativas do FGTS e "que cabe ao Congresso Nacional apreciar as normas legais instituídas pela MP 763/2016'.
São beneficiados pela medida provisória os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa antes de 31 de dezembro de 2015.
As contas para os nascidos de janeiro a agosto já foram liberadas e a próxima liberação, para nascidos de setembro a novembro, está prevista para 16 de junho. Quem nasceu em dezembro poderá poderá sacar a partir de 14 de junho, se a MP estiver em vigor. O prazo final para saque é 31 de junho.

De acordo com a Caixa, os saques já superaram R$ 24,4 bilhões, o que representa 55% do total de recursos (R$ 43,6 bilhões) disponíveis. O número de trabalhadores que sacaram os recursos, nas primeiras etapas, equivale a 52% do total de 30,2 milhões beneficiados pelo saque das contas inativas do FGTS, de acordo com a MP.