.

.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

CARUARU JÁ TEM PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2017 DIVULGADA


Foto Divulgação - Edersom Lima
O São João de Caruaru terá mais de 400 atrações. Nomes como Matheus e Kauan, Bell Marques, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Alceu Valença e Lenine estarão na programação. Os shows gratuitos serão realizados entre os dias 3 e 29 de julho, no agreste pernambucano. A prefeitura anunciou a grade completa durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (15). 

Para o Pátio do Forró, foram escalados representantes do autêntico forró pé-de-serra e ainda nomes do forró eletrônico e do sertanejo. Entre os destaques, Bruno e Marrone, Cavaleiros do Forró, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Bell Marques, Aviões do Forró, Gabriel Diniz, Dorgival Dantas. Uma das surpresas é a presença do DJ brasileiro Alok, com apresentação no dia 24 de junho, no palco principal. O artista é apontado como um dos destaques da música eletrônica mundial e faz sucesso com a faixa Hear me now

Confira a programação do polo principal:

3 de junho
Orquestra de Pífanos de Caruaru Maestro
Mozart Vieira
Fulô de Mandacaru
Alcymar Monteiro
Elba Ramalho

4 de junho
Joana Angelica
Saia Rodada
Jorge de Altinho
Xand Avião

9 de junho
Didi Caruaru
Trio Nordestino
Cavaleiros do Forró
Dorgival Dantas

10 de junho
Israel Filho
Elifas Júnior
Gabriel Diniz
Bell Marques

11 de junho
Batista Lima
Flávio Leandro
Luan Estilizado
Magníficos

12 de junho
Totonho
Wallas Arraes
Sirano e Sirino
Flávio José

16 de junho
Assisão
Adelmário Coelho
Geraldinho Lins
Pedrinho Pegação

17 de junho
Caru Forró
Benil
Israel Novaes

18 de junho
Novinho da Paraíba
Silvério Pessoa
Nando Cordel
Gatinha Manhosa

22 de junho
Mestrinho
John Geração
Azulão
Márcia Fellipe

23 de junho
Gusttavo Lima
Fim de Feira
Maciel Melo
Brasas do Forró

24 de junho
Walmir Silva
DJ Alok
Petrúcio Amorim
Lucy Alves

25 de junho
Josildo Sá
Lucas Costa
Forró das Antigas
Bruno e Marrone

28 de junho
Lia de Carvalho
Arreio de Ouro
Matheus e Kauan
Vumbora

29 de junho
Amigos Sertanejos
Simone e Simaria
Mano Walter
Alceu Valença

Fonte : DP

PERIGO - FAMÍLIA FICA FERIDA APÓS CELULAR PEGAR FOGO ENQUANTO CARREGAVA PERTO DE SOFÁ


Foto da Gazetaweb
O vendedor farmacêutico Wiliams da Silva, a esposa dele e o filho de nove anos ficaram feridos, na madrugada desta segunda-feira (15), após o celular que estava carregando na tomada elétrica pegar fogo. Wiliams teve queimaduras de 1º e 2º graus, que atingiram 20% do corpo. Por causa do fogo, a família - que reside no complexo habitacional em um casa alugada -, perdeu todos os móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e outros. 
De acordo com Wiliams, ele colocou o celular da marca Motorola modelo G4 Plus para carregar como fazia todas as noites, em uma tomada próxima ao sofá que havia na sala da residência. Segundo ele, por volta das 4h, a esposa sentiu que algo diferente estava acontecendo, abriu a porta do quarto e viu as chamas tomando todo o local. Desesperada, ela gritou e o vendedor pediu para que buscasse o filho deles que dormia em um quarto ao lado do deles. 

Celular estava carregando em tomada elétrica 
"Assim que ela foi buscar meu filho, corri até a porta para abrir e buscar socorro. Passei no meio das chamas e não sei como consegui, sinceramente. Acredito que foi algo divino porque as chamas eram muito altas e a porta de alumínio estava muito quente. Mesmo assim, passei pela porta e minha família conseguiu sobreviver a esse triste fato", expressou o vendedor.
Ele relatou que assim que conseguiu chegar à porta após retirar a família gritou pelos vizinhos em busca de socorro, ao tempo em que as equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas. Mesmo com a falta de água nas torneiras por causa de um rodízio, os vizinhos combateram as chamas com baldes e água de reservatório.  

Gazetaweb

PRESIDENTE AMEAÇADO : TSE PEDE CASSAÇÃO DE TEMER E INELEGIBILIDADE DE DILMA





O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou nesta segunda-feira (15) as alegações finais sobre o processo de cassação da chapa Dilma-Temer, que foi vitoriosa na campanha eleitoral de 2014. No documento, o vice-procurador-geral Nicolao Dino, reitera o pedido de cassação de Michel Temer e Dilma Rousseff, além da inelegibilidade da petista pelos próximos oito anos. 
O novo documento reforça as alegações já apresentadas por Dino na primeira fase do julgamento, iniciado no dia 4 de abril mas interrompido para a ouvidas de novas testemunhas. Também entregaram alegações finais PT, PMDB e PSDB, partes no processo. 
Nicolao Dino, incluiu no processo os depoimentos dos marqueteiros João Santana e Monica Moura, que foram ouvidos no dia 24 de abril, para afirmar que Dilma tinha conhecimento do pagamento de caixa 2 por parte da Odebrecht. 
O Ministério Público, diz que Rousseff tinha conhecimento da forma como a Odebrecht estava financiando sua campanha eleitoral e se omitiu. Referente a Temer, o procurador não cita diretamente o conhecimento sobre o caixa 2, mas pede a cassação da chapa, sem separação entre a petista e o peemedebista. 
Retomada do julgamento 
Ainda sem data oficial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve agora retomar o julgamento após a apresentação das alegações finais. A previsão é de que seja iniciado até junho. Os pedidos apresentados pelo vice-procurador-geral constam apenas como parte do processo e não corresponde, necessariamente, à decisão que será tomada pelo ministro Herman Benjamin.
Fonte: JC Online

NO PRIMEIRO TRIMESTRE ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE 1,12%

Foto: Portal Vermelho
A atividade econômica cresceu 1,12% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre de 2016. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado nesta segunda-feira (15), em Brasília.

O indicador mostra que o país saiu da sua maior recessão econômica, com registro de retração nos dois últimos anos. Em 2015, o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país), indicador oficial calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve queda de 3,8%. No ano passado, o PIB encolheu 3,6%.


Em relação ao primeiro trimestre de 2016, houve crescimento do IBC-Br de 0,29%, de acordo com os dados sem ajustes já que a comparação é entre períodos iguais.

480 POLICIAIS IRÃO TRABALHAR NOS PRINCIPAIS DIAS DA FESTA DO SÃO JOÃO DE CARUARU


Foto: Pernambuco Notícias
O comandante geral da Polícia Militar, Ivanildo Maranhão, informou em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (15) a Rádio Globo FM, o tamanho do efetivo para atuar no São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com ele, há aproximadamente três meses a segurança da festa está sendo tratada por um grupo de trabalho específico da Polícia Militar.

"O grupo é liderado pelo coronel Morais, diretor integrado do Interior 1, responsável pelas áreas do Agreste e Zona da Mata, no qual o 4º Batalhão da Polícia Militar está inserido. Houve reuniões com a prefeitura e demais órgãos envolvidos. O nosso reforço deve chegar a partir do dia 3 de junho, se estendendo até 29 do mesmo mês", disse.

Ainda de acordo com o comandante, o 4º BPM contará com um reforço operacional de 480 policiais militares no total, nos principais dias dos festejos juninos. "Durante a semana, 300 PMs estarão atuando e, nas sextas, sábados e domingos, dias em que se concentram um maior número de pessoas, mais 180 policiais", informou.


O São João de Caruaru começa no dia 3 de junho e vai se estender até o dia 29.

MORO REJEITA NOVAS DILIGÊNCIAS REQUERIDAS POR LULA E MPF


Foto: Sensacionalista
O juiz Sérgio Moro rejeitou nesta segunda-feira (15) novas diligências requeridas pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo Ministério Público Federal (MPF) no processo que apura se o petista recebeu vantagens indevidas da empreiteira OAS por meio de um tríplex no Guarujá (SP) e da armazenagem de bens depois que deixou a Presidência.

Pelo despacho de Moro, que ouviu Lula em depoimento na semana passada, o ex-presidente poderá ser julgado a partir de 20 de junho, dia em que se encerra o prazo para que a defesa do ex-presidente, o MPF e a Petrobras, que também participa da ação, apresentem as alegações finais e o caso fique pronto para que o magistrado dê sua sentença.

O ex-presidente será julgado por Moro se cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Essa é uma das cinco ações penais que Lula é réu.

Na decisão desta segunda, o juiz responsável por conduzir a operação Lava Jato na primeira instância recusou todos os pedidos apresentados pela defesa do petista. Os advogados pediam, por exemplo, a inclusão no processo de documentos da OAS, da Petrobras e a colheita do depoimento de novas testemunhas.

O juiz somente permitiu que os procuradores que cuidam do caso, quando da apresentação das alegações finais, esclareçam o status das negociações do acordo de delação premiada dos executivos da OAS Leo Pinheiro e Agenor Franklin Magalhães Medeiros, e quais benefícios foram oferecidos a eles.


Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente, afirmou que a inocência de Lula foi comprovada pelo depoimento das 73 testemunhas ouvidas no processo. O defensor disse que, ao pedir novas testemunhas, o MPF reconheceu que não dispõe de prova da acusação formulada contra Lula.

GOVERNO CONSIDERA AMPLIAR ISENÇÃO DO IR, MAS AINDA NÃO HÁ DECISÃO, DE ACORDO COM TEMER

Foto: Portal Guiame
O presidente Michel Temer admitiu, em entrevista, nesta segunda-feira (15), que o governo considera a possibilidade de ampliar a faixa de isenção do imposto de renda e defendeu a utilidade da medida, mas reconheceu que é uma mudança "complicada".

"Houve apenas uma primeira conversa para verificar se seria possível ampliar a faixa limite para o Imposto de Renda. Se for possível é claro, se aumenta a faixa de isenção, está se permitindo que muita gente possa economizar no pagamento do tributo para aplicar no varejo ou onde seja", disse Temer, ao ser perguntado sobre a possibilidade de ampliar a faixa de isenção do IR.

Questionado depois sobre a previsão para uma decisão, o presidente negou que haja algo concreto. Disse que houve "uma breve fala" apenas, mas afirmou que a ampliação da isenção o agrada.

"Se você me perguntar 'seria bom'? Seria bom, porque seria uma maneira de alcançar uma boa margem de trabalhadores que seria beneficiada por isso de um lado, e de outro lado a economia, porque em vez de pagar o tributo usariam isso na economia", afirmou.


"Seria útil, mas é uma coisa complicada. Eu reconheço que é complicado", disse Temer, acrescentando que analisaria "com muito cuidado" a possibilidade, mas que não tem um prazo para decisão.

BANCOS AUMENTAM PRESSÃO SOBRE A ODEBRECHT

Foto: Época

Fontes informaram que os bancos decidiram aumentar a pressão sobre a Odebrecht para que a empreiteira coloque a casa em ordem após passarem meses tratando a empresa com cautela por temores de que um colapso do conglomerado prejudicaria seus balanços.

A Odebrecht concordou em acelerar as vendas de ativos como parte de um acordo com os bancos credores que permita ao grupo altamente endividado manter os 800 milhões de dólares do desinvestimento de sua unidade de água e esgoto anunciado no mês passado, afirmaram vários executivos, banqueiros e advogados envolvidos nas conversas.

O conglomerado ainda concordou em entregar aos credores todos os dividendos da petroquímica Braskem (BRKM5.SA: Cotações) e colocar mais ativos como colaterais dentro da renegociação, disseram as fontes, que pediram para não ser identificadas porque os termos do acordo ainda não foram divulgados.

O acordo mostra como os bancos credores que detêm uma grande parcela da dívida pendente de 76 bilhões de reais da Odebrecht estão se tornando cada vez mais insistentes.

Em parte, a confiança recém-descoberta dos bancos deriva de um acordo de delação firmado pela empreiteira em dezembro com procuradores de Estados Unidos, Brasil e Suíça que traçou um limite para os principais riscos legais do grupo.

A Odebrecht e a Braskem admitiram ter subornado autoridades em 12 países, principalmente na América Latina, e concordaram em pagar 3,5 bilhões de dólares para não serem processadas.

Os credores também acreditam ter dado tempo suficiente à Odebrecht e lidaram com outras dores de cabeça em seu portfólio de crédito ao longo do ano passado, o que lhes dá mais espaço de manobra.

NÚMERO DE PICADAS DE ESCORPIÃO AUMENTA EM PERNAMBUCO

Foto: Youtube
Até o momento, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) registrou 1.500 casos nos atendimentos por intoxicação e acidentes com animais. Desse total, lideram o ranking as ligações após picadas de escorpião, com 696 casos. O número é maior do que o registrado em 2016, também considerando os cinco primeiros meses do ano, quando foram registrados 469 casos. Em todo o ano de 2016, o Ceatox-PE computou 1.179 atendimentos por picada de escorpião. Em 2015, foram 740.

Normalmente escondidos em redes de esgoto e entulho, os escorpiões migram para casas e quintais no período das chuvas. Por isso, é importante intensificar os cuidados para evitar ataques. A população deve estar atenta para evitar entulhos e lixos perto de casa, tapar buracos e frestas existentes nas residências, limpar constantemente ralos de banheiros e cozinhas, além de evitar a presença de baratas, inseto preferido na cadeia alimentar do escorpião. São medidas que podem evitar o surgimento e ataques de escorpiões.


Para os devidos cuidados, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco possui uma equipe multiprofissional atuando 24 horas por dia para prestar assistência rápida, por telefone, à sociedade e aos profissionais de saúde. Pelo número 0800 7226001, é possível tirar dúvidas sobre casos de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos. A equipe do local ainda faz o acompanhamento posterior dos casos

EX-GERENTE DA PETROBRAS TERÁ DE DEVOLVER R$ 90 MILHÕES

Foto: Agência Brasil

O ex-diretor da Sete Brasil Pedro Barusco terá de devolver todo o dinheiro que obteve de propinas de contratos com estaleiros e também o que recebeu de bônus como dirigente da empresa. A decisão foi tomada na última sexta-feira (12)  pela juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara empresarial do Rio. A estimativa é de que os valores a serem devolvidos, atualizados, girem em torno de R$ 90 milhões.

Em sua sentença, a juíza rejeitou os pedidos dos advogados de Barusco alegando um ponto decisivo: "há confissão", disse. Barusco fez um acordo de delação premiada em que relatou o esquema de propinas na Sete Brasil, criada para gerenciar a compra de sondas para o pré-sal. Segundo Barusco relatou, os cinco estaleiros contratados e que forneceriam as 28 sondas para a empresa pagaram propinas.

No próprio processo que corre na Justiça do Rio, Barusco confessou o recebimento das propinas. Com isso, não haveria sentido em produzir qualquer nova prova ou chamar testemunhas ou mesmo inserir o Ministério Público Federal na causa, segundo a juíza.


Barusco também tentou alegar que já devolveu todo o dinheiro a Petrobras, no âmbito do acordo de delação com o MPF. O ex-diretor da Sete havia sido anteriormente diretor da Petrobras. Mas a juíza foi taxativa em dizer que esse será um problema entre ele e a Petrobras e que a parte que foi obtida enquanto funcionário da Sete terá de ser devolvida à Sete.

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É TEMA DE SEMINÁRIO, EM GARANHUNS

Foto: Secom Garanhuns

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com a Vara da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Comarca de Garanhuns, realiza, na próxima quinta-feira (18), um seminário sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. O momento é alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – vivenciado em todo o Brasil no mesmo dia.

O seminário vai contar com uma palestra da promotora da Vara da Infância e Juventude de Garanhuns, Marinalva Almeida. Na programação, também está prevista uma explanação de como é executado os trabalhos da Rede Socioassistencial no município, conduzida por servidores da SASDH – a assistente social e supervisora de Programas e Projetos Especiais, Gleslanny Lima; advogada e supervisora de Proteção Social, Manuela Ouro Preto; e o diretor do Departamento de Acessibilidade e Políticas Continuadas, Humberto Granja.

Com o slogan ‘Faça Bonito e Proteja nossas crianças e adolescentes’, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A data foi escolhida pela campanha nacional como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.


O evento está marcado para acontecer das 8h às 12h, no auditório do MPPE, no bairro Heliópolis.

RÁDIO MARANO FARÁ COBERTURA INÉDITA DA XX MARCHA DOS MUNICÍPIOS QUE COMEÇA NESTA SEGUNDA





A XX  marcha dos municípios começa nesta segunda-feira,15, a partir das 14:00 com credenciamento para imprensa e abertura da IX Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologia.O evento que está sendo realizado em Brasília vai até a próxima quinta-feira,18, e terá cobertura completa da Rádio Marano FM de Garanhuns,através do programa Falando Com o Agreste, e do Blog Falando com o Agreste. A cerimônia de abertura será feita amanhã com o Presidente Michel Temer e contará com outras autoridades como a Ministra Presidente do STF, Cármen Lúcia e outras autoridades politicas e parceiros.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios Paulo Ziulkoski, organizador do evento, defende o encontro de contas entre o governo federal e os municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.Pelo menos 5 mil prefeitos são esperados para o evento.

Dezenas de prefeitos pernambucanos já se encontram em Brasilia para este grandioso e importante evento, pois sabem o momento de dificuldades e mudanças que passam o país, e como gestores em segundo mandato ou que assumiram cargos executivos em suas respectivas cidades querem absorver conteúdos para melhor aplicá-los em seus municípios. Neste evento se discutirá alternativas, e sugestões serão oferecidas dentro das reformas previstas para serem aprovadas ainda este como as: da Previdência, Trabalhista e Tributária.Sendo assim, esse encontro será palco de reivindicações e um espaço de lutas para enfrentar as adversidades da crise e como melhor aplicar recursos públicos e economizar em tempos de recessão.

EVENTO TERÁ COBERTURA ATRAVÉS DÁ RÁDIO MARANO E DESTE BLOG

Por ser um programa que foi criado para ouvir as vozes que vêm dos municípios, extremamente democrático e cumpre sua função de Rádio prestador de serviços á sociedade, a Rádio Marano, através do jornalista âncora Marcelo Jorge, estará transmitindo este evento direto de Brasília para o blog e programa Falando Com o Agreste.Segundo o radialista e jornalista Marcelo Jorge o evento é um momento histórico de acompanhar a participação efetiva dos prefeitos do agreste meridional principalmente, com suas reivindicações, o que pode ser feito pelo povo que os elegerem e que cobram resultados dos seus representantes políticos.Essa transmissão exclusiva é um respeito também ao milhares de ouvintes que sintonizam o programa Falando Com o Agreste em mais de 40 municípios e que através do dinamismo e instantaneidade do rádio ficarão sabendo de toda movimentação na capital federal dos seus representantes e o que os interessam enquanto sociedade organizada.



O programa Falando Com o Agreste vai ao ar de Segunda á sexta-feira das 12:00 ás 13:00, através da Rádio Marano, 102,3.

FUNDARPE E SECULT DIVULGAM NOVA LISTA DE HABILITADOS PARA O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2017



Foi divulgada uma nova lista com as propostas habilitadas para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2017. De acordo com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a divulgação da nova listagem ocorreu por causa de problemas na análise de documentos e a greve dos Correios, que atrasou a chegada de propostas.





Segundo a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), os desabilitados poderão dar entrada no Formulário de Recurso até a quinta-feira (18).

"No caso de, ainda por conta da greve dos Correios, algum projeto postado no prazo de inscrição, chegar com atraso na Fundarpe, o mesmo também será aceito e seguirá para análise documental", informou a Secult-PE.

G1

CONCURSOS EM PERNAMBUCO : VEJA QUAIS SÃO OS QUE AINDA ESTÃO COM INSCRIÇÕES ABERTAS





Pernambuco continua ofertando várias vagas para concursos públicos que continuam com inscrições abertas até o mês de junho, confira :


Exército tem vagas para sargentos em Pernambuco com finalização de inscrição no dia 12/06 e cadete com salário de R$ 989,00, com prazo maior de inscrição até o dia 20/06.


Ainda nas forças armadas á Marinha oferta vagas para oficial com exigência de nível superior com vencimentos de  R$ 9.000,00, e 146 vagas, sendo hoje o último dia para inscrição. Ainda tem outras vagas para á Marinha de nível superior com data de encerramento prevista para 29/05/17 e 08/06/17.


Já  a prefeitura de Sirinhaém inscreve para todos os níveis com vários cargos até o dia 26/05.São 291 vagas, e os vencimentos de R$ 1.602,00.


Mas. talvez o mais cobiçado desses concursos apesar do nível mais difícil é o de Procurador do MPT, Ministério Público do Trabalho, com salário extremamente alto: R$ 28.947,55, o último dia de inscrição será em 13/06/17.


O concurso com mais vagas é o do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que terá vagas para todo o Brasil e que se encerra no dia 23/05.Para Pernambuco são centenas de vagas com todos níveis de escolaridade para recenseadores,analistas e agentes.

Outras informações : jcconcursos.uol.com.br

SUSPEITO DE APLICAR GOLPE EM ESTUDANTES DE GARANHUNS, É IDENTIFICADO

Foto: Blog do Carlos Eugênio
A Polícia Civil localizou o suspeito de aplicar um golpe em estudantes da UPE e UFRPE, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Na casa dele, foram encontrados computadores, um celular e um dispositivo de armazenamento, que podem ter relação com o crime.

Segundo a polícia, após os estudantes prestarem queixa na delegacia de Garanhuns, foi possível chegar ao suspeito, que realizou diversas transações no Agreste do estado. De acordo com o delegado Patrick Dias, a investigação começou pelas movimentações financeiras do suspeito. "Recebemos várias denúncias desse golpe. Iniciamos imediatamente a investigação. Através da empresa que hospeda o site, eles nos forneceram dados da pessoa que recebeu o valor das inscrições, nos deram a conta-corrente. É possível que ele já tenha realizado esse tipo de prática em Caruaru", disse o delegado. 

Ainda segundo o delegado, as transações realizadas pelo suspeito foram bloqueadas. As inscrições para o evento custavam entre R$ 30 e R$ 60, pagas por meio de cartão de débito e crédito ou boleto bancário, com desconto para pessoas que convidassem mais participantes. 

No site indicado para as inscrições, o Grupo Ser Educacional é apontado como organizador do Conagreste. Por meio de nota, a empresa informou que "que não tem nenhum tipo de relação com a empresa “Conagreste” e que todos os seus eventos estão disponíveis no site oficial da companhia". Também reforçaram que o único canal utilizado para inscrições em eventos é o www.eventos.sereduc.com ou no site www.uninassau.edu.br. 

Segundo a polícia, a empresa Sympla, que divulgou o suposto congresso nas plataformas, teria se responsabilizado em ressarcir os alunos, mesmo sem ter relação com o golpe. De acordo com o delegado Patrick Dias, caso seja comprovada a participação do suspeito, ele será denunciado por estelionato. A participação de outras pessoas no crime não está descartada.

Sobre o golpe:
Por meio de postagens em redes sociais, alunos estavam sendo convidados para o Conagreste, um evento com palestras, que reuniria nomes conhecidos no Brasil na área da saúde, entre os dias 8 e 12 de maio, e oferecia vários benefícios. Perto da data prometida para a realização da programação, os perfis nas redes sociais foram desativados e a suposta organização não foi mais encontrada. 


COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA (17) MAIS UMA BIENAL DO LIVRO, AQUI EM GARANHUNS

Ronildo Mais Leite / Foto: Folha de Caruaru
Os leitores de plantão já podem se animar. A 3ª Bienal do Livro do Agreste, que acontece a partir desta quinta-feira (17), se estenderá até o domingo (21) e terá como homenageados o jornalista Ronildo Maia Leite, falecido em 2009, e a cordelista Edilene Soares. O evento acontecerá na Praça Mestre Dominguinhos, sempre das 9 às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas.

Nascido em Garanhuns, Ronildo Maia Leite teve a longa carreira voltada ao jornalismo marcada por vários prêmios. Entre suas conquistas, estão quatro prêmios Esso de Comunicação, categoria regional, considerado por muito tempo o mais importante do País. Ronildo se formou na primeira turma de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, passou por quase todos os periódicos do Estado, foi repórter da revista Veja, colaborador da IstoÉ e chefiou por 19 anos a redação Norte-Nordeste do jornal O Globo.

Edilene Soares / Foto: Folha de Caruaru
Já a Cordelista, Edilene Soares, também de Garanhuns, é coordenadora da Indústria do Conhecimento (IDC), biblioteca que funciona no bairro Dom Hélder Câmara, e atende pessoas todas as idades. Além do acervo em livros, o espaço oferece brinquedoteca, computadores e cursos periódicos. Edilene foi selecionada entre vários professores da rede municipal de ensino de Garanhuns pelo excelente trabalho que realiza com crianças, jovens e adultos da Cidade.


A Bienal é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria Municipal de Educação.

RECIFE: FAMÍLIA É ENVENENADA POR CHUMBINHO EM ALMOÇO DOS DIA DAS MÃES






Crédito Reprodução
Nove pessoas de uma mesma família passaram mal, no domingo (14), com sinais de envenenamento, durante o almoço do Dia das Mães, no município de Camaragibe, no Grande Recife. Segundo a polícia, a principal suspeita é de que o ex-namorado de uma das vítimas teria misturado um produto para matar ratos, conhecido como chumbinho, ao tempero colorau, que foi utilizado na preparação dos alimentos.
Três das vítimas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões e cinco foram levadas à UPA da Caxangá, ambas na Zona Oeste do Recife. Uma jovem está internada no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital.
O crime ocorreu no bairro do Timbi, em Camaragibe. De acordo com a Polícia Civil, uma das vítimas é uma mulher de 20 anos, que haveria terminado um relacionamento com o suspeito, que não aceitou a separação.
No sábado (13), o homem foi à casa da família, tentando reatar o namoro. Ele pediu à jovem que colocasse créditos no celular dele. Na ausência da mulher, poderia ter acesso à cozinha da residência. A polícia encontrou vestígios de um material preto no colorau e, por isso, existe a suspeita da presença de chumbinho.
A jovem que terminou o relacionamento com o suspeito teria preparado os alimentos, durante a noite. Ela passou mal logo depois, sendo levada ao Hospital da Restauração (HR), na região central do Recife. A família não associou o caso à comida. Assim, no domingo (14), o alimento voltou a ser consumido, durante o almoço do Dia das Mães.
A comida provocou a morte do gato da família. O cadáver do animal vai servir como fonte de investigação e coleta de provas para o Instituto de Criminalística (IC).
Segundo a Polícia Civil, diligências estão sendo feitas para prender o suspeito, além de exames toxicológicos para confirmar o tipo de veneno utilizado no crime. Além da jovem que está no HR, cinco pessoas foram levadas à UPA da Caxangá e três delas tiveram que ser entubadas.
As três pessoas que foram levadas à UPA dos Torrões passaram a noite em observação e devem ser liberadas ainda nesta segunda-feira (15). Ainda não há informações sobre o estado de saúde das demais pessoas.
Fonte: G1