quarta-feira, 10 de maio de 2017

NO BRASIL, GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CAI 17%

Foto: Portal Sua Escola
Segundo dados preliminares do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc) divulgados nesta quarta-feira (10), pelo Ministério da Saúde, a gravidez na adolescência registrou queda de 17% no Brasil. Em números absolutos, a redução foi de 661.290 nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos em 2004 para 546.529 em 2015.

Segundo o ministério, a queda no número de adolescentes grávidas está relacionada a vários fatores como expansão do programa Saúde da Família, que aproxima os adolescentes dos profissionais de saúde, mais acesso a métodos contraceptivos e ao programa Saúde na Escola que oferece informação de educação em saúde.

As crianças nascidas de mães adolescentes representaram 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país em 2015. A região com mais filhos de mães adolescentes é a Nordeste (180.072 – 32%), seguida da Região Sudeste (179.213 – 32%). A Região Norte vem em terceiro lugar com 81.427 (14%) nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, seguida da Região Sul (62.475 – 11%) e da Centro-Oeste (43.342 – 8%).

O ministério explicou, em nota, que hoje 66% dos casos de gravidez em adolescentes são indesejados e que, para reduzir esses casos, investe em políticas de educação em saúde e em ações para o planejamento reprodutivo. Uma das iniciativas é a distribuição da Caderneta de Saúde de Adolescentes (CSA), em versões masculina e feminina e linguagem acessível, com orientações sobre o atendimento integral dos jovens.


Para prevenção da gravidez, o governo distribui ainda a pílula combinada, de anticoncepção de emergência, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, e diafragma, assim como preservativo feminino e masculino.

FEED DE NOTÍCIAS DO FACEBOOK VAI MUDAR


O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (10), que vai mostrar menos links de sites que levem a conteúdos de baixa qualidade no feed de notícias dos usuários. Segundo a empresa, a mudança será aplicada para conter a desinformação e vai ajudar a diminuir qualquer incentivo financeiro que os spammers possam ter.

Segundo o Facebook, a decisão foi tomada após pessoas relatarem que se sentem desapontadas ao clicar em um link que leva a conteúdos sem relevância ou com anúncios mal-intencionados.

A rede social diz que tem uma política em vigor desde o ano passado para evitar que anunciantes com conteúdos de baixa qualidade fizessem publicidade na plataforma. Mas agora a rede social informa que também está levando em conta as publicações orgânicas no feed de notícias para isso.


As mudanças serão implementadas gradualmente nos próximos meses. Pessoas e anunciantes que não têm o histórico de oferecer links para conteúdos de baixa qualidade podem perceber um pequeno aumento no tráfego, enquanto o oposto pode enfrentar um declínio na audiência.

MORO PODE JULGAR AÇÃO DE LULA ENTRE OS MESES DE JUNHO E JULHO

Foto: G1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser sentenciado pelo juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, em Curitiba, até o final do mês  de junho, caso não haja suspensões do andamento processual, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá (SP).

O interrogatório de Lula desta quarta-feira (10), o Dia D da Lava Jato, marca o final da etapa de oitiva dos réus do processo em que ele é acusado pela Procuradoria da República por suposto recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas da construtora OAS.

O Ministério Público Federal imputa prática de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro - pena prevista de até 22 anos de prisão, se condenado. A ampliação, reforma e decoração de um tríplex, no Guarujá (SP), e o custeio do armazenamento de bens, de 2011 a 2016, seriam "benesses" dadas ao petista, em troca de negócios na Petrobras.

O interrogatório é a oportunidade dos réus do processo falarem sobre as acusações de crimes que são imputadas a ele e marca o fim da etapa de instrução da persecução penal.

Os outros seis réus do processo já foram interrogados por Moro. Lula é o último deles.

GRUPO MONSTROS DO ASFALTO REALIZAM CORRIDA EM HOMENAGEM AS MÃES, AQUI EM GARANHUNS

Foto: Secom Garanhuns
Com o intuito de homenagear as mães de Garanhuns, o grupo de corredores Monstros do Asfalto, em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, vai realizar no próximo domingo (14) a primeira edição da Corrida das Mães. A prova acontecerá com largada e chegada em frente ao Parque Euclides Dourado, na avenida Júlio Brasileiro.

As inscrições já estão encerradas e mais de cem mulheres devem participar da Corrida em homenagem às mães, cuja largada está prevista para às 7h. Os corredores inscritos receberão uma camiseta, que aqueles que completarem a prova receberão medalha de participação e concorrerão a brindes.


A corrida contará com percursos de 3, 5 e 10 quilômetros. O 71º BI Mtz, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e a Secretaria de Saúde, bem como diversas empresas da cidade também apoiam a iniciativa esportiva.

TENENTE DA PM PRESO NA OPERAÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA EM GARANHUNS, PASSAVA INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS PARA O GRUPO CRIMINOSO

Tenente PM preso Djoou Silva 
O dia em Garanhuns amanheceu bastante agitado por uma operação deflagrada pelas policias civis dos estados de Alagoas e Pernambuco, com  a participação da Policia Militar de Pernambuco.
O objetivo maior era de desarticular uma quadrilha de roubo a bancos, assaltos a carros e cargas e tráfico de drogas .Além dos 23 mandados de prisão preventiva, a ação  cumpriu 26 mandados de busca e apreensão domiciliar.
As cidades de Iati e Águas Belas também sofreram essas ações de buscas e apreensões.Entre os presos estão um vereador da cidade de Garanhuns recém eleito conhecido como "Marinho da Estiva"; o líder da quadrilha, Cícero dos Santos, 41 anos, e um tenente da Polícia Militar de Pernambuco,Djoou Silva de Carvalho,42 anos, lotado no 9° Batalhão sediado em Garanhuns, e que segundo as investigações era o responsável em passar as informações privilegiadas da polícia para o grupo criminoso.

Nesta quinta-feira,11, haverá um coletiva de imprensa em Maceió para divulgar todas as informações dessa operação denominada SEM FRONTEIRAS .Essa ação teve a participação de 120 policiais civis e militares dos dois estados, sob a supervisão dos delegados Mário Jorge e João Gustavo Ferraz.
O blog FALANDO COM  O AGRESTE, estará de plantão repassando as informações atualizadas dos desdobramentos desta operação.

EXCLUSIVO: VEREADOR DE GARANHUNS É PRESO AGORA NA CÂMARA MUNICIPAL

E dentro da série de detenções realizadas agora pela manhã, dentro da operação SEM FRONTEIRAS, conduzida pelas Polícias Civis e Militares de Pernambuco e Civil de Alagoas, que tem como objetivo primordial o cumprimento de mandados de prisão de integrantes de organizações criminosas especializadas em assaltos à bancos, roubos de carga e veículos e ainda trafico de drogas em Garanhuns, acaba de ser conduzido preso o vereador de Garanhuns, “Marinho da Estiva” que pertence ao PHS.

Ainda não há informações acerca dos detalhes da acusação que pesam sobre o parlamentar e se ele faz parte dos procurados dentro dessa operação.


Segundo informações preliminares, estão em cumprimento cerca de 23 mandados de prisão preventiva e outros 26 de busca e apreensão em Garanhuns. Vários bairros da cidade estão sendo vasculhados pela polícia.
A Operação de Repressão Qualificada é decorrente de investigação conjunta realizada pela  Polícia Civil Alagoas, com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco e a participação da Polícia Militar de Pernambuco.
Nesta mega operação policial, estão sendo utilizados 120 Policiais Civis e outros Militares, dos Estados de Alagoas e de Pernambuco.
A ORQ foi supervisionada  e coordenada pelos Delegados Mario Jorge do DEIC/AL e João Gustavo Ferraz DRF/PE.

Os presos e os materiais apreendidos serão  encaminhados para a Delegacia Seccional de Garanhuns. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada ainda nesta manhã.

VEJA VÍDEO DO FALANDO COM O AGRESTE NA MARCHA PARA BRASÍLIA

Na próxima semana de 15 a 18, a produção do programa Radiofônico "Falando com o Agreste" estará se deslocando até a Capital federal, cobrindo jornalisticamente a XX MARCHA À BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICIPIOS, um evento que é realizado pela CNM - Confederação Nacional do Municípios, com apoio da AMUPE, que é a Associação Municipalista de Pernambuco. 
(Veja a chamada em vídeo abaixo)


O evento, que acontece em sua vigésima edição e tem como objetivo discutir as principais pautas municipalistas, contará com a presença de quase todos os prefeitos dos 5.570 municípios brasileiros e mobilizará quase todos os parlamentares que representam os estados da Federação.

O programa Falando com o Agreste e o blog homônimo estarão repassando as informações diárias do que estará acontecendo durante a Marcha. Alguns flashes também deverão ser veiculados fora do horário do programa na  - que é do meio dia as 13 horas - na Rádio Marano, dependendo da importância do seu conteúdo. 
No blog, atualizações serão postadas, conforme as notícias se sucederem.

MORRE AOS 75 ANOS O ATOR E DIRETOR NELSON XAVIER

Ator Nelson Xavier em série da Rede Globo - Lampião e Maria Bonita
O ator e diretor Nelson Xavier morreu na noite desta terça-feira (09) aos 75 anos, em Uberlândia, Minas Gerais . A filha do artista, Tereza Villela Xavier, divulgou uma mensagem de luto numa rede social, informando que o corpo de seu pai será levado ao Rio, onde será "celebrado e cremado

"Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre", escreveu Tereza, que mudou a foto de perfil para a cor preta, em sinal de luto.



Nelson Agostini Xavier nasceu em 30 de agosto de 1941, em São Paulo. Ele deixa o legado de cinco décadas de carreira no teatro, na TV e no cinema.
Entre seus principais trabalhos como ator, estão os filmes "Eles não usam black-tie", em 1981, "O Bom Burguês", de 1982, e "Narradores de Javé" (2003). O ator se destacou ainda em 2010, quando assumiu o protagonismo da biografia cinematográfica do médium Chico Xavier.Fez ainda a ótima série " Lampião e Maria Bonita" da Rede Globo.

GARANHUNS É ALVO NESSE MOMENTO DE MEGA OPERAÇÃO POLICIAL

E o combate à criminalidade chegou com força na manhã dessa quarta (10) no município de Garanhuns, agreste Pernambucano. Desde o início da manhã as polícias civil de Pernambuco e Alagoas estão atuando dentro da chamada “Operação Sem Fronteiras”. 

De acordo com as autoridades, o trabalho tem como objetivo primordial o cumprimento de mandados de prisão de integrantes de organizações criminosas especializadas em assaltos à bancos, roubos de carga e veículos e ainda tráfico de drogas em Garanhuns.

Segundo informações preliminares, estão em cumprimento cerca de 23 mandados de prisão preventiva e outros 26 de busca e apreensão em Garanhuns. Vários bairros da cidade estão sendo vasculhados pela polícia.

A Operação de Repressão Qualificada é decorrente de investigação conjunta realizada pela  Polícia Civil Alagoas, com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco e a participação da Polícia Militar de Pernambuco.

Nesta mega operação policial, estão sendo utilizados 120 Policiais Civis e outros Militares, dos Estados de Alagoas e de Pernambuco. A ORQ foi supervisionada  e coordenada pelos Delegados Mario Jorge do DEIC/AL e João Gustavo Ferraz DRF/PE.

Os presos e os materiais apreendidos serão  encaminhados para a Delegacia Seccional de Garanhuns. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada ainda nesta manhã.

CONHEÇA A NOVA CARTEIRA DE MOTORISTA QUE TERÁ IDENTIFICAÇÃO EM QR CODE

Passa a valer a resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) que determina que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve vir com o QR Code impresso no verso do documento. O código, lido facilmente por máquinas específicas ou por aplicativos para celulares, servirá para evitar fraudes e falsificações da habilitação. As CNHs emitidas a partir de maio virão com a novidade e a mudança será feita gradativamente.
Localizado no verso de toda CNH , o QR Code ocupa um quadrado de 5 cm x 5 cm, todo na cor preta. Para ler o código, gerado automaticamente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), basta baixar o aplicativo Lince (disponível para Android e iOS) criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que também cuida do banco de dados do Denatran.
Ao ler o QR Code no verso da CNH, o aplicativo mostra todos os dados do condutor, incluindo foto, puxando as informações diretamente do sistema do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Dessa forma, os agentes de trânsito podem verificar na hora se as informações no documento físico são as mesmas do banco de dados, identificando falsificações  na hora, inclive mostrando a foto do motorista.

ARMANDO MONTEIRO AJUDA A VIABILIZAR MATERNIDADE DE CARUARU

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou, nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Caruaru a remanejar R$ 4,3 milhões destinados a obras de saúde no município para o projeto da Maternidade de Caruaru, que passará a contar, dessa forma, com recursos totais de R$ 12,8 milhões já disponíveis no Orçamento da União. A autorização foi dada à prefeita Raquel Lyra (PSDB) em audiência solicitada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), que participou do encontro.

Raquel Lyra informou que, aprovado o ajuste do plano de trabalho do remanejamento das verbas, a ser formalizado pela prefeitura na Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação, fará a licitação imediatamente, de modo a operar a maternidade em 2018. Armando Monteiro afirmou que, com a autorização do Ministério da Saúde, Caruaru irá ampliar e melhorar substancialmente a qualidade do atendimento às gestantes.

A prefeita Raquel Lyra explicou que, sem o aval do Ministério da Saúde, não seria possível o remanejamento dos recursos. O projeto da maternidade tinha alocados inicialmente R$ 8,4 milhões no Orçamento da União. Com os R$ 4,3 milhões obtidos adicionalmente, destinados anteriormente a outras obras na área de saúde, será possível, explicou ela, oferecer assistência a partos normais dentro das exigências técnicas do Ministério da Saúde.

Em ofício ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Caruaru justificou a prioridade ao projeto da maternidade pela constatação de que os partos normais em Caruaru são atendidos, atualmente, em instalações precárias e inadequadas do Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus. Além de ser uma construção antiga, é alugada, com alto custo para a prefeitura.

Segundo a secretária de Saúde de Caruaru, Ana Maria Albuquerque, que participou da audiência com o ministro Ricardo Barros, a Maternidade de Caruaru terá cinco salas para partos sem riscos, 39 leitos, laboratório e capacidade para atender uma média de 300 partos mensais.

Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

NO SERTÃO, TADEU ALENCAR DIZ QUE ENTREGAS DO GOVERNO VÃO SE INTENSIFICAR

Após participar de mais uma rodada dos seminários do Pernambuco em Ação, no Sertão, o deputado federal Tadeu Alencar afirmou que, nos próximos dois anos, a entrega de obras e ações da gestão Paulo Câmara irão se intensificar, e que isto é resultado direto do planejamento e do equilíbrio nas contas do Estado.

Enxergando o tamanho da crise que se avizinhava no horizonte do nosso País, o governador Paulo Câmara, desde o início do seu governo, cuidou de adotar medidas de austeridade que permitiram manter as contas em dia e a situação fiscal em equilíbrio. E apesar do cenário de dificuldades econômicas por que passa o Brasil, conseguiu fazer quase R$ 3 bilhões em investimentos em Pernambuco, R$ 800 milhões só em recursos hídricos”, afirma Tadeu, lembrando que muitos estados brasileiros sequer têm conseguido pagar a folha do funcionalismo público.

Com forte atuação política no Sertão do Estado, Tadeu comemorou anúncios da ordem de R$ 139 milhões em obras no Sertão do Araripe e no Sertão Central, feitos pelo governador Paulo Câmara.
 
O governador trouxe notícias muito importantes para a toda a região. A construção de uma Escola Técnica Estadual em Exu e investimentos na malha viária em Bodocó, Moreilândia e Araripina, além de inaugurar a UPA em Ouricuri e a estrada Ipubi/Serrolândia, que vão impulsionar a economia local e melhorar a vida da população”, citou Tadeu.
 
Durante o giro pelo Sertão, Paulo Câmara inaugurou a nova PE-590, entre Ipubi e Serrolândia. Anunciou ainda as obras da estrada entre Caririmirim e Moreilândia, e a que liga Bodocó ao distrito de Sipaúba. Também inaugurou a UPA Especialidades de Ouricuri - que vai atender a mais de 12 mil pessoas por mês -, dentre outras entregas feitas à região.

Crédito da foto: Assessoria de imprensa/Divulgação