quarta-feira, 19 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO DO ‘MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO’ É DIVULGADA

Foto Paraíba Debate
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, lançou oficialmente, nesta quarta-feira (19), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), a programação oficial do 'Maior São João do Mundo'. Este ano, o evento acontece do dia 2 de junho até 2 de julho.
Nesta edição, o evento manterá tradições de anos anteriores, como o show do Padre Fábio de Melo, previsto para o dia 20, no palco principal do Parque do Povo.
De acordo com o blog do Ednney, o prefeito confirmou ter mantido contatos com autoridades federais, recebendo a garantia de uma divulgação nacional do São João de Campina Grande. Além disso, ele estará visitando prefeitos de capitais e governadores, convidando-os para a grande festa popular.

Abaixo você confere toda a programação:

Sexta-feira (2)
Cesar Menotti e Fabiano
Jonas Esticado
Os Três do Nordeste
Andrezza Formiga

Sábado (3)
Flávio José
Joelma
 Walkyria Santos

Domingo (4)  
Simone & Simaria
Wallas Arrais

Quarta-feira (7)
Mano Walter
Tonny Farra

Quinta-feira (8)
Dorgival Dantas
João Lima

Sexta-feira (9)  
Saia Rodada
Ton Oliveira
Alberto Bakana

Sábado (10)  
Sirano e Sirino
Gil Bala
Rainha da Farra
Coroné Grilo

Domingo (11)  
Tayrone
Gegê Bismarck

Segunda-feira (12)  
Thaeme e Thiago
Alcione
Alexandre Tan

Quarta-feira (14)  
Léo Magalhães
Ranniery Gomes
Giullian Monte

Quinta-feira (15)  
Gabriel Diniz
Brasas do Forró
Forró da Barka

Sexta-feira (16)  
Bonde do Brasil
Forró das Antigas
Vinicius Mendes

Sábado (17)
Eliane
Gil Mendes
Os Gonzagas

Domingo (18)  
Amaza
Pedrinho Pegação

Terça-feira (20)  
Padre Fábio de Melo

Quarta-feira (21)  
Solteirões do Forró
Banda Encantu’s

Quinta-feira (22)  
Bruno e Marrone
Romim Mata

Sexta-feira (23)  
Elba Ramalho
Thiago Farra
Avine Vinny
Forró Coco Seco

Sábado (24)
Vicente Nery, Capilé
Forró 3x4

Domingo (25)  
Maiara e Maraisa
Niedson Lua

Terça-feira (27)  
Evento religioso

Quarta-feira (28)  
Aviões do Forró
Ramon Schnayder

Quinta-feira (29)
Luan Santana
Matheus Fernandes

Sexta-feira (30)  
Wesley Safadão
Italo e Renn
Karkará

Sábado (1º de julho)  
Henrique e Juliano
Forró da Resenha
Bob Léo

Domingo (2 de julho)  
Fernando e Sorocaba,
Luan Estilizado
Felipão
Tribo Cordel

LEI DE INCENTIVO AOS ATLETAS DE GARANHUNS É SANCIONADA POR IZAÍAS

Foto: Secom Garanhuns
Uma nova política de incentivo aos atletas, paratletas e atletas não olímpicos de Garanhuns foi sancionada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB). A Lei recebe o nome de Bolsa Atleta Garanhuns e foi publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco.

A bolsa atleta garantirá um benefício financeiro de um salário mínimo durante um ano para o esportista que tiver obtido a primeira, segunda ou terceira colocação nas modalidades de prática desportiva individual, em eventos nacionais, regionais ou estaduais da temporada anterior. O valor recebido com o benefício deverá ser utilizado para cobrir gastos com alimentação, educação, assistência médica, odontológica, psicológica, nutricional e fisioterápica, medicamento, suplementos alimentares, transporte para participar de treinamento e competições, aquisição de material esportivo, vestimenta e pagamento de mensalidade de academia de ginástica credenciada pelo Conselho Regional de Educação Física.
Os interessados em concorrer à Bolsa devem preencher aos requisitos previstos na Lei e apresentar requerimento, com toda a documentação prevista na Legislação, na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h. Até esta quinta-feira (20), o site oficial da Prefeitura de Garanhuns disponibilizará a Lei na íntegra, bem como modelos para preenchimento dos requerimentos.

ENQUANTO ALEPE APROVA VOTO DE PROTESTO CONTRA BOLSONARO - O DEPUTADO SÓ CRESCE NAS PESQUISAS

O Polêmico deputado  federal, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), terá que ao menos tentar controlar seu  ímpeto verborrágico se quiser ter chances de chegar ao menos num segundo turno nas eleições de 2018.Ainda não se assumindo totalmente como candidato ao maior cargo executivo do país, mas mostrando que já é  um pré-candidato nos eventos que é convidado a  participar.

No evento ocorrido no Clube Hebraica no Rio de Janeiro, no último dia 03 /04,o parlamentar falou que foi a um quilombo e que o “ afro descendente mais leve lá, pesava sete arrobas  e nem para procriador  servia mais”. Jair Bolsonaro  emendou ainda que se eleito for não destinará recursos para ONGs e não vai ter um centímetro demarcado para reservas indígenas ou quilombolas.Mais de R$ 1 bilhão é gastado com eles por ano, segundo o parlamentar.

Por essas declarações, parlamentares do PT e PCdoB  protocolaram uma representação  na Procuradoria Geral da República pedindo para o órgão apurar se o Deputado Jair Bolsonaro cometeu racismo ao discursar no clube Hebraica.

BOLSONARO NÃO SERÁ ELEITO,DIZ DEPUTADO NA ASSEMBLÉIA

Saindo do cenário político nacional e falando na esfera estadual, os deputados pernambucanos aprovaram um voto de protesto contra o deputado carioca, sem resistência, por “ declarações de ódio racial contra o povo negro “ , quando o parlamentar proferiu falas polêmicas sobre quilombolas.O voto de protesto foi proposto pelo deputado Edilson (PSOL) que é negro.Na semana passada o deputado Bispo Ossésio Silva(PRB),negro e integrante da bancada evangélica da Assembléia também fez um discurso forte contra Bolsonaro , a semana passada, dizendo representar várias vozes  e muitos excluídos.Ossésio disse ainda que Bolsonaro trouxe ainda um tempo de horror que a população negra viveu no país.Finalizou dizendo  que por isso, o deputado não seria eleito se for confirmada sua candidatura no próximo ano.

BOLSONARO CRESCE NAS PESQUISAS

Deputado federal e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSC) tem muito o que comemorar. Nesta terça-feira (18), foi divulgada mais uma pesquisa para as eleições presidenciais de 2018 e ele evoluiu 71% em relação ao levantamento anterior. A pesquisa foi feita pelo Instituto Vox Populi, a pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidade historicamente ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foram ouvidas duas mil pessoas, em 118 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2,2%. O grau de confiança do levantamento é de 95%.

PERNAMBUCO REGISTRA 280 CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA GRAVE

Foto: G1
Foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, nesta quarta-feira (19), que entre o mês de janeiro e o dia 25 de março deste ano foram registrados 280 casos de síndrome respiratória Aguda Grave (SRAG), onde 29 exames deram positivo para Influenza A (H3N2).

No mesmo período do ano passado, não houve registro de Influenza A (H3N2) em Pernambuco. Entre janeiro e março de 2016, a secretaria computou 217 casos de pacientes com síndrome respiratória grave. Desse total, os testes deram positivo para 41 ocorrências de A (H1N1). 13 mortes foram notificadas, causada por este tipo de vírus.

Para evitar mais casos, está disponível em todo território pernambucano a vacinação. A primeira etapa, que acontece até o dia 21 de abril, prioriza os profissionais de saúde. Para os demais públicos prioritários, a imunização começa na segunda (24), seguindo até quarta-feira (26). O Dia D está marcado para 13 de maio.


Ao todo, serão 2.329.874 de pessoas contempladas com a imunização em Pernambuco. Este ano, a meta é vacinar, no mínimo, 90% da população total. Além do vírus da influenza A(H3N2), a vacinação protege contra a influenza A(H1N1), que não teve casos confirmados neste ano, e a influenza B.

POR DECISÃO DE DEPARTAMENTO MÉDICO, QUATRO JOGADORES DO SPORT SERÃO POUPADOS EM JOGO CONTRA JOINVILLE

Foto: Globo Esporte
Valendo uma vaga nas oitavas de final, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (19) o Sport enfrenta novamente o Joinville, desta vez na Arena Joinville, em Santa Catarina. No jogo de ida, o Sport venceu o time catarinense por 2 a 1, na Ilha do Retiro e precisa manter essa vantagem, se quiser avançar para a próxima fase.

Foto: Agência Estado
Com relação a escalação, cinco jogadores desfalcam a equipe rubro-negra. Além do zagueiro Ronaldo Alves que está lesionado, o leão poupará mais quatro titulares: Diego Souza, Rithely, André e Rogério também não viajam para Santa Catarina.

O coordenador médico do clube, Cléber Maciel afirmou que diante dos parâmetros internos de desgaste, esses atletas se mostraram com dados bem elevados. A chance deles jogarem e apresentarem lesões seria muito grande.


Com a vitória no jogo de ida, o time pernambucano tem a vantagem de jogar pelo empate, para se classificar. A disputa acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 21h45.

PERNAMBUCO DE VERDADE, JÁ EM AÇÃO. OPOSICIONISTAS EM GARANHUNS

 Os deputados estaduais que pertencem à bancada oposicionista estão em Garanhuns desde o início da manhã de hoje (19).  A caravana, composta pelos deputados Silvio Costa Filho (PRB) e  líder da oposição; Socorro Pimentel (PSL); Priscila Krause (DEM); Tereza Leitão (PT); Ossesio Silva (PRB); Augusto César (PTB); Julio Cavalcanti (PTB) e Álvaro Porto (PSD) vem percorrendo o estado com a ação que denominam PERNAMBUCO DE VERDADE e que pretende mostrar à sociedade as obras inacabadas e falhas na gestão do Governador Paulo Cãmara (PSB).

Os deputados estiveram visitando, logo após a chegada em Garanhuns, o terreno onde localiza-se a placa que anuncia a construção do futuro Hospital Mestre Dominguinhos. No local, os parlamentares fizeram fotos e certamente essa documentação servirá também para alimentar os discursos à noite, na plenária que será instalada na Câmara Municipal. O Hospital citado, não tem prazo, de acordo com o Governo, para ser iniciado já que nem o pagamento do terreno foi efetuado.

Logo após, seguiram para a o gabinete do prefeito Izaías Régis (PTB) que os recebeu, juntamente com seu vice prefeito Haroldo e alguns assessores e secretários. Inquirido sobre as demandas não cumpridas pelo estado com o município, Régis fez questão de detalhar as ações interrompidas e algumas sequer iniciadas pela ausência de contrapartidas estaduais.

Nesse momento, os oposicionistas estão realizando visitas surpresa a alguns órgãos públicos, dentre eles o Hospital Regional Dom Moura, alvo de muitas críticas por parte da população.  A seguir, estarão na Rádio Marano FM, onde concederão entrevista aos radialistas Luciano André e Marcelo Jorge, apresentadores da ‘Manhã Total’ e do ‘Falando com o Agreste’ respectivamente. 


A noite, o PERNAMBUCO DE VERDADE será conduzido do plenário da Câmara Municipal de Garanhuns, onde deve ser repassado à população um relatório das ações e vistorias do dia no município e será ainda, de acordo com os coordenadores, aberto espaço para participação popular.  

REI ROBERTO CARLOS CHEGA AOS 76 ANOS NESTA QUARTA,19

O rei e a bela atriz latina Jeniffer Lopez
O cantor completa 76 anos nesta quarta-feira (19) e, para celebração, lança EP "Roberto Carlos" com duas canções inéditas; carreira cinematográfica do Rei também é tema de retrospectiva feita pelo Canal Brasil durante a semana
Com quase 60 anos de carreira e um repertório com inúmeros sucessos, Roberto Carlos é uma verdadeira lenda da música brasileira.Nesta quarta-feira (19) o Rei completa 76 anos de idade e, aproveitando o clima de celebração, um EP com músicas inéditas e regravações chega às lojas e o Canal Brasil irá apresentar uma programação especial em homenagem à trajetória memorável de um dos maiores músicos que o Brasil já teve.
Explorando o cinema
No início de sua carreira Roberto Carlos estrelou alguns filmes – e, relembrando essa produção do artista que se consagrou por suas canções românticas, o Canal Brasil irá exibir nos dias 19, 20 e 21, na semana do seu aniversário, uma programação especial que contempla a rápida passagem do músico como ator pela sétima arte. “Roberto Carlos a 300Km Por Hora”, de 1971, abre a retrospectiva do Rei na televisão.Em seguida, na quinta-feira, o canal irá passar “Roberto Carlos e o Diamante Cor-De-Rosa”, filme de 1970 com Eramos Carlos e Wanderleia e para fechar a homenagem, na sexta-feira será transmitido “Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura”, de 1968. Toda a programação especial para o cantor no Canal Brasil será exibida às 22h.
Aposentadoria? Longe disso
Mesmo sendo o dono de alguns dos maiores sucessos da música, como “Como É Grande Meu Amor Por Você” e “Emoções”, Roberto Carlos não pensa em aposentadoria: ele lançou, na última quarta-feira (12) mais um EP com quatro músicas, sendo duas regravações, “Vou Chegar Mais Cedo Em Casa” e “Sua Estupidez”, e duas músicas novas, “Chegaste”, com participação da musa latina Jennifer Lopez, e “Sereia”, música composta especialmente para a personagem de Ísis Valverde na novela “ A Força do Querer ”.
Roberto Carlos em Garanhuns
O rei se apresentou em Garanhuns em duas oportunidade.No saudoso clube AGA em 1973 e um show em 2001 na também saudosa casa de shows Metroplaza.

CAIXA ECONÔMICA É INVESTIGADA PELA PF, POR SUSPEITA DE FRAUDE NA COMPRA DE AÇÕES DO PANAMERICANO

Foto: Jornal GGN
A Polícia Federal lançou, nesta quarta-feira (19) uma operação para investigar suspeita de fraude na compra de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações, com o cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão e bloqueio de 1,5 bilhão de reais de contas de suspeitos determinado pela Justiça Federal.

De acordo com a PF, a investigação apura as ações que culminaram com a compra e venda de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações, no ano de 2009, com a compra e venda de ações significativas do Panamericano pelo Banco BTG Pactual.

Cerca de 200 agentes foram enviados para cumprir os mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Londrina.

Ainda de acordo com a polícia, as investigações identificaram três núcleos do esquema criminoso, sendo um formado por agentes públicos, responsáveis pela assinatura de documentos, como pareceres e contratos; consultorias, contratadas para emitir pareceres para legitimar os negócios; e o núcleo de empresários, que contribuíam para os crimes mediante a situação de suas empresas e a necessidade de dar aparência de legitimidade.

Os investigados responderão, de acordo com suas participações, por suspeita de gestão temerária ou fraudulenta, além de outros crimes que possam vir a ser descobertos. As penas para esses crimes podem chegar a 12 anos de reclusão.

MEGA-SENA ACUMULADA PAGA 75 MILHÕES A QUEM ACERTAR ÁS SEIS DEZENAS

Hoje é quarta-feira,19, e dia de se fazer aquela fezinha na Mega-Sena.O valor acumulado no concurso 1922, é de 75 milhões a quem acertar as seis dezenas.O sorteio ocorre ás 20 h 
( horário de Brasília) desta quarta em São Fidélis no Rio de Janeiro.Se você tiver paixão por helicópteros, a bolada pode te fazer dono(a) de 15. Bom, mais se isso não te atrai, pode pôr numa caderneta de poupança que haverá rendimentos de R$500 mil por mês.

PARA APOSTAR NA MEGA-SENA

Escolha uma das lotéricas de sua preferência.Escolha no mínimo seis dezenas para a aposta mínima que custa R$ 3,50 e boa sorte.As apostas podem ser feitas a té ás 19 h 9 ( de Brasília.)

LEI DAS PROBABILIDADES

A probabilidade de vencer em casa concurso varia de acordo com  o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada.Para a aposta simples com seis dezenas,a probabilidade do apostador ganhar é de 1 em 50.063,860 e a aposta máxima com 15 dezenas com preço de R$ 15.517,50, a probabilidade é de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, segundo a Caixa.

CÂMARA APROVA PROJETO PARA SOCORRER ESTADOS EM CRISE

A recessão atingiu em cheio as contas dos estados brasileiros. Muitos 
não conseguem mais manter a máquina pública. Em alguns lugares 
falta dinheiro para hospitais, pagamento de salários e segurança 
pública.
Após um mês de tramitação, a base aliada do governo conseguiu vencer a obstrução da oposição e aprovou ontem (18) no plenário da Câmara dos Deputados o texto base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 343/17, que trata da recuperação fiscal dos estados superendividados. Ainda falta votar os destaques.
O projeto, aprovado por 301 votos a favor, 127 contra e sete abstenções, permite que estados com alto endividamento alta e problemas de caixa tenham o pagamento da dívida com a União suspenso por três anos, desde que atendam contrapartidas constantes da proposta. Após esse período, os estados voltam a quitar seus débitos, mas ainda com parcelas reduzidas.
Em troca dessa suspensão das dívidas, os estados terão que elevar a alíquota de contribuição previdenciária de servidores (ativos e aposentados) de 11% para, no mínimo, 14%. Está previsto ainda o congelamento de reajuste dos servidores públicos e a restrição à realização de concursos públicos.

A recuperação valerá para os estados que estão com grave situação fiscal, com mais de 70% do orçamento comprometidos com gasto de pessoal e serviço da dívida; dívida maior que a receita e caixa disponível menor que as despesas. Estão nessa situação, especialmente, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
“O estado tem que querer, tem que acreditar na recuperação fiscal. Nenhum estado é obrigado a aderir. O Rio de Janeiro não tem alternativa. Se não aderir, o que vem depois ninguém sabe”, disse o relator do projeto Pedro Paulo (PMDB-RJ). 

Os estados também terão que reduzir incentivos tributários, privatizar empresas estatais que prestam serviços financeiros, de energia e saneamento, além de outras medidas de corte de gastos.
“Esse projeto não ajuda o Rio [de Janeiro], não ajuda Minas [Gerais] e não ajuda o Rio Grande do Sul. Não ajuda nenhum estado brasileiro. É contra os trabalhadores”, disse o líder do PSOL, Glauber Braga (RJ).


PERNAMBUCO DE VERDADE X PERNAMBUCO EM AÇÃO: OPOSIÇÃO HOJE EM GARANHUNS

Foto: Arthur Marrocos/Divulgação
Essa Quarta-feira (19), marcará a presença da oposição ao Governo Paulo Câmara em Garanhuns.

Nesse momento (08h30), o prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB) que não recebeu o governador na semana passada ocasionando duras críticas de governistas, está recepcionando em seu gabinete os deputados estaduais que formam a base oposicionista e que com o seminário ‘Pernambuco de Verdade', farão o contraponto à presença de Paulo Câmara também nesse município, com o seu ‘Pernambuco em Ação’. 

No final dessa manhã, os parlamentares estarão concedendo entrevista ao radialista Luciano André, na Rádio Marano FM e na mesma emissora se estenderão até as 13 horas no programa Falando com o Agreste, ancorado pelo radiojornalista Marcelo Jorge. À tarde, os deputados pretendem visitar algumas obras atrasadas no município, estradas e prédios públicos estaduais deteriorados.

À noite, uma plenária aberta ao público será realizada na Câmara de Vereadores. Os presentes poderão se manifestar ao microfone. As demandas e reinvindicações devem ser enviadas ao governo do estado.

A comitiva que encontra-se hoje na cidade é composta pelos deputados, Silvio Costa Filho (PRB) e  líder da oposição; Socorro Pimentel (PSL); Priscila Krause (DEM); Tereza Leitão (PT); Ossesio Silva (PRB); Augusto César (PTB); Julio Cavalcanti (PTB) e Álvaro Porto (PSD).

CANTOR JERRY ADRIANE SEGUE INTERNADO PARA TRATAMENTO DE UM CÂNCER



Foto postada por amigo no Facebook
Internado em estado grave desde o dia 7 de abril no Hospital Vitória, no Rio, tratando de um câncer, o cantor Jerry Adriani, de 70 anos, apresentou melhora neste fim de semana. A informação é do amigo do artista, o também cantor José Roberto de Sá, que foi até ao hospital no domingo visitá-lo e postou uma foto atual do cantor numa cadeira de rodas.
Segundo ele, Jerry deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e foi para a Semi Intensiva (onde não é necessário monitoramento permanente). A informação foi confirmada por familiares de Jerry, que não especificaram de qual câncer o cantor está se tratando.


Segundo o amigo José Roberto, o cantor já está falando baixinho, a radiografia do pulmão demonstrou uma melhora bem considerável, e a infecção diminuiu bastante. " Presente da Semana Santa", comemorou José Roberto numa rede social.
Em outro post, o amigo contou que Jerry recebeu também a visita de Erasmo Carlos, além de uma mensagem em vídeo do cantor Wanderley Cardoso, e um telefonema de Roberto Carlos, todos companheiros da Jovem Guarda.
José Roberto disse que a visita da Semana Santa proporcionou ao amigo uma melhora vertiginosa, pois quando chegou ao quarto da semi intensiva, foi recebido pela  Célia Passos, a namorada de Jerry, e pelo Jerry sentado numa cadeira e com um sorrido nos lábios, que o fez lacrimejar de felicidade. Ele  pediu, com muita ênfase, que fosse  transmitido o agradecimento e que  mandasse muito beijos a todos, confessou o amigo.

JERRY ADRIANI EM GARANHUNS

Jerry Adriani, já esteve em Garanhuns em 2008,onde fez diversos amigos com seu carisma, no festival da Jovem Guarda, movimento que fez parte junto com nomes como : Roberto Carlos,Vanderley Cardoso,Vanderleia e tantos outros grandes artistas que surgiram nos anos 60/70.Este ano estava programado a finalização de sua autobiografia que está sendo feita pelo produtor e pesquisador Marcelo Froés. Outra boa noticia que estava programado para este ano era um disco com 15 músicas compostas por Raul Seixas 1967 e 1971.Raul Seixas que foi trazido pelo Jerry Adriani para o Rio, e que era um grande amigo.

Extra-Globo

GOVERNO RECUA: IDADE MÍNIMA E TRANSIÇÃO PARA MULHER SE APOSENTAR MUDAM

Presidente Michel Temer tomou café da manhã com a base 
aliada e falou sobre a reforma (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O relator da reforma da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), confirmou nesta terça-feira (18) importantes mudanças na proposta original enviada ao Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer.
As alterações têm, em sua maioria, a concordância do governo, considerando a avaliação de que o texto original não tem apoio suficiente dos parlamentares para ser aprovado. Entre outros pontos, Maia abriu mão da decisão de estabelecer a mesma idade mínima para homens e mulheres e desistiu de elevar automaticamente o piso etário.
Em café da manhã com deputados da base aliada, o relator informou que vai fixar em 62 anos a idade mínima para a aposentadoria da mulher e deixar em 65 anos a do homem. O tempo de contribuição mínimo foi mantido em 25 anos para os dois gêneros - hoje esse mínimo é de 15 anos.

Além disso, o relatório de Maia vai eliminar do texto o dispositivo que estabelecia o aumento automático da idade mínima a cada vez que subisse a expectativa de sobrevida do brasileiro. Com esse mecanismo, a idade de 65 anos poderia chegar a 67 em 2060. Agora, o parecer vai estabelecer que uma lei irá definir como se dará o aumento da idade. Ou seja, isso só ocorrerá se o Congresso aprovar uma lei específica. 

DELATORES NEGAM QUE AS DOAÇÕES A BRUNO ARAÚJO TENHAM SIDO PROPINA

Bruno Araújo, Ministro das Cidades: delatores negam
que ele tenha recebido propina ou trocado favores (Reprodução)
A tarefa de jornalista e de analista não é torcer. 
Também não é se comportar como justiceiro. Há um esforço permanente e nefasto para demonizar a política, levada a efeito por alguns vigaristas, cuja moralidade está se revelando aos poucos, não é mesmo? Este post vai tratar da delação que cita Bruno Araújo (PSDB-PE), atual ministro das Cidades. Antes, algumas considerações e lembranças.

Cumpro aquela que entendo ser a minha função. Quando os delatores dizem que pagaram caixa dois a esse ou àquele político, dou o devido destaque. Mas também relevo o conteúdo das delações quando estas negam que a pessoa A ou B tenha oferecido contrapartidas.

Isso é fundamental. Já chamei atenção para as delações de Benedicto Júnior (sobre Geraldo Alckmin e Eduardo Paes), Pedro Novis (sobre José Serra) e Mário Amaro da Silveira (sobre Kátia Abreu). Todos eles disseram ter feito, sim, doações às respectivas campanhas dos políticos citados. Mas também asseveraram que não se tratou de uma troca.

Se o Ministério Público não conseguir provar o contrário, não poderá acusar esses políticos de corrupção passiva, por exemplo. Mas anotem aí: mesmo assim, o órgão vai tentar. E espero que o Judiciário cumpra a sua função: recusar a denúncia. Só que isso é um desserviço para o país porque fica parecendo que a Justiça atua em favor da impunidade.

De volta a AraújoAbaixo, há o trecho do depoimento do delator João Pacífico, um dos delatores da Odebrecht, sobre as relações com Bruno Araújo. 


Vamos verJoão Pacífico diz conhecer Bruno desde que este era adolescente. Afirma ter relações pessoais com a família do agora ministro das Cidades. Diz que as doações da empresa a Araújo foram feitas em razão as relações pessoais, mas também porque se tratava de uma aposta de que viria a ser um político de destaque. Aí pergunta um dos procuradores aos 2min03s:
PROCURADOR  Concretamente, ele auxiliou a Odebrecht nesses quase seis anos de mandato?JOÃO PACÍFICO – Olhe, eu o apresentei ao Cláudio Melo Filho [outro ex-diretor da Odebrecht] (…)
E Pacífico cita trechos da delação de Melo Filho, mas é interrompido pelo procurador. Aos 2min57s, volta o procurador:
PROCURADOR – Concretamente, o senhor se lembra de algum pedido que foi feito, se ele [Bruno] trabalhou em favor da Odebrecht, em benefício da Odebrecht, alguma Medida Provisória, algum ato legislativo.JOÃO PACÍFICO – Não, não, não!
Vejam o vídeo. O ex-diretor nega com palavras e gestos, descartando peremptoriamente qualquer troca. E acrescenta.
JOÃO PACÍFICO – Se isso aconteceu, foi através de Cláudio Melo Filho. O que eu fiz foi apresentá-lo [Araújo] a Cláudio Melo.PROCURADOR – Ouviu falar alguma coisa por intermédio de Cláudio Melo?JOÃO PACÍFICO – Não, não!
Então é o caso de recorrer ao depoimento de Cláudio Melo Filho. Vejam

A partir de 2min36se, destaca Melo Filho:
MELO FILHO: Eu mantive com ele [Araújo] uma relação fraternal, institucional, profissional.
A partir de 3min09s:
MELO FILHO: Depois disso, em 2012, eu fui agraciado com a medalha Honra ao Mérito Legislativo, e a indicação foi do próprio deputado. Várias vezes, nós almoçamos juntos, conversamos, nos encontramos em ambientes sociais aqui de Brasília. E gostávamos muito de falar de política (…). A gente sempre falava de política, de Brasil e do meu Estado natal (Bahia). Essa foi a minha relação. Da parte dele, não houve nenhuma solicitação de nada em termos de campanha porque ele tinha a relação dele através do João Pacífico.
A partir de 4min48s, pergunta uma procuradora:
PROCURADORA – O João Pacífico relatou ao senhor em que o Bruno poderia ajudar ou estava ajudando os interesses da Odebrecht no Norte ou Nordeste?MELO FILHO: Não!ADVOGADO: Qual o interessa da companhia em contribuir com o deputado Bruno Araújo?MELO FILHO: Bruno é um jovem talentoso politicamente, pelo menos no meu conceito; foi líder do partido dele ainda jovem, quer dizer, tem uma penetração no partido e no Congresso.
(…)
PROCURADORA – O senhor já tratou de algum assunto com ele sobre a Odebrecht?MELO FILHO: Não!
Aos 6min10, insiste a procuradora:
PROCURADORA: O senhor, no seu relato aqui, informa que também conversou com o deputado Bruno Araújo sobre renovação de contratos de energia do Nordeste.MELO FILHO: Também conversei sobre isso. Ele é pernambucano. Então, sobre esse tema, eu conversei com parlamentares que eu conhecia, que eram do Nordeste. Bruno foi um deles.
Caminhando para a conclusãoAcho que já está bom, não? Pacífico diz que a Odebrecht fez duas doações — R$ 300 mil cada —, pelo caixa dois, para campanhas eleitorais de Bruno. Mas nem ele nem Melo Filho relatam qualquer contrapartida do parlamentar pernambucano e agora ministro. Nada!
Note-se: Marcelo Odebrecht, que tem hoje poder de vida e morte sobre os políticos, disse com todas as letras: há políticos honestos que receberam pelo caixa dois — e, pois, o dinheiro não era propina. E há desonestos que levaram propina pelo caixa um, com doações registradas.
A Justiça garante a todos os mesmos direitos. E, por isso mesmo, tem de tratar desigualmente os que foram tornados desiguais em razão dos crimes que cometeram. O que vai acima relata, sim, caixa dois, mas não corrupção.
Jornalista tem de jogar para os fatos. Não para a torcida.
Por Reinaldo Azevedo/Veja