domingo, 16 de abril de 2017

BRIGA ENTRE DETENTOS TERMINA COM TIROS E QUATRO FERIDOS NO COMPLEXO DO CURADO

Uma briga entre detentos do Presídio Juiz 
Antônio Luis Lins de Barros (Pjallb), que 
integra o Complexo Prisional do Curado, 
terminou com tiros e quatro presos feridos. 
De acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), a confusão ocorreu 
na manhã deste domingo (16).
Segundo a Polícia Civil, a briga se deu entre 
grupos de alas rivais um pouco antes de 
começar o dia de visita. Três dos quatro feridos foram atingidos por tiros na região abdominal e 
ombro. O quarto se feriu ao tentar fugir dos disparos.. Uma arma de fogo foi localizada e 
apreendida.Os feridos foram socorridos e encaminhados para  o Hospital Otávio de Freitas, na 
Zona Oeste do Recife. Três já foram liberados e um segue na unidade de saúde.Uma equipe 
do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi até o hospital para colher depoimentos. Isso porque o caso está sendo tratado como tentativa de homicídio.

ARMAS 
A arma e dois suspeitos de terem participado da briga foram levados para a delegacia. A Seres 
também não repassou o número total de presos envolvidos na confusão. Segundo o órgão, a 
situação na unidade prisional já foi controlada e as visitas ocorrem como de costume.Mais que 
dobrou, no ano passado, o número de armas de fogo encontradas por agentes em inspeções em presídios do estado, em comparação com 2015. Segundo a Secretaria Executiva de 
Ressocialização de Pernambuco (Seres), foram encontradas 50 armas de fogo em 2016, contra 
21 achadas no ano anterior, um aumento de 138%. No ano passado, representantes de organizações denunciaram a situação dos presídios e apontaram a permanência de 
violações dos direitos humanos.


EM VISITA DISCRETA, GOVERNADOR CONHECE FAZENDA DA ESPERANÇA EM GARANHUNS

Fazenda da Esperança/Garanhuns
Decididamente não existe o jornalismo ‘intuitivo’. Existem as boas fontes que proporcionam ao jornalista os subsídios de uma boa pauta, para que o mesmo monte uma boa e esclarecedora matéria.
Nossa postagem de ontem, sábado (15) aqui no blog, fazia um convite direto  ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para que pudesse conhecer o bom exemplo da Fazenda da Esperança, espaço criado e administrado pela Igreja Católica que vem acolhendo e colaborando na recuperação de pessoas viciadas em drogas em todo o país e que há 24 anos conta com uma unidade aqui em Garanhuns.

Na manhã de ontem, acompanhado por alguns assessores, entre eles o Secretário de Segurança Pública Pedro Eurico, Paulo Câmara esteve em uma visita discreta e fora da agenda oficial a esse espaço, localizado no Distrito de Iratama.  A visita foi tão sutil, que nem mesmo os gerentes de Casa Civil que atuam nessa região sabiam da presença de Câmara na cidade.  
De acordo com pessoas presentes à visita, recepcionado pelo Padre Anderson e por Dom Dino,  o governador conheceu a história da Fazenda e teve a oportunidade de ouvir as experiências de diversos jovens que se recuperam naquele espaço,   saindo do lugar emocionado com a receptividade e sem dúvidas tocado pela forma simples, porém eficiente com a qual se trabalha na recuperação de ex drogados.

Para os anfitriões, uma das propostas seria gerar no governador a possibilidade de implantação dos métodos de recuperação utilizados na Fazenda em presídios e unidades da FUNASE pelo estado, o que certamente causaria uma revolução positiva no sistema prisional de Pernambuco.

Em fala aos internos, o chefe do executivo estadual disse estar buscando diuturnamente formas de avançar e fazer novas parcerias para que os pernambucanos e nordestinos tenham oportunidade de estudar e trabalhar para encontrar novos caminhos.

Espera-se que essa visita possa dar mais um rumo ao governante sobre a questão do tratamento do estado em relação à violência causada pelo consumo e comercialização de drogas, que percentualmente, representa o maior fator na concretização de crimes no estado. 

ETERNO QUICO, DO SERIADO CHAVES, EMOCIONA FÁS EM OLINDA


Jornalista alagoano posa ao lado do eterno Quico
Termina hoje a Comic Con Experience Nordeste ( CCEN) que transformou Olinda na capital da cultura nerd e geek.Mais de 180 quadrinistas de todo mundo participaram do evento que só acontecia em São Paulo, mas por questões estratégicas aconteceu pela primeira vez no nordeste.O evento encerra neste domingo com  Vladimir Brichta que baterá um papo com o público sobre " Bingo: o rei das manhãs" , filme que conta a história de Bozo e explora os bastidores da televisão. O encontro do ator acontece nesse momento no auditório Twicht.

O jornalista Almerindo Titara (imagem ao lado) se encantou com algumas personagens e autores que povoaram sua infância e adolescência. Deixou Maceió na última sexta-feira e foi acompanhar de perto o mundo encantado das histórias em quadrinhos. Por telefone, Titara falou a reportagem do blog da emoção que foi registrar uma foto ao lado do ator mexicano Carlos Villagrán, o Quico da série " Chaves" , exibido até hoje pelo SBT. O eterno Quico tem marcado presença todos os dias no evento, arrastando uma multidão nostálgica que não perde uma oportunidade de tirar uma foto como essa que ilustra o site e que nos foi mandada pelo colega jornalista alagoano.

Há três modalidades diferentes de entradas disponíveis para venda que variam de R$ 90, 00 até R$ 5.000 e que dão direito a autógrafos com os artistas e outros vantagens.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO


  • 11h-12h: Warner Bros. apresenta Bingo: O rei das manhãs, com Érigo Borgo e Vladimir Brichta, no Auditório Twitch
  • 11h30-13h: Sessão de fotos com Carlos Villagrán, na Sala 2
  • 12h-13h: De volta para o passado, com Claudia Wells e Luciano Amaral, no Auditório Twitch
  • 12h-13h: Sessão de fotos com Richard Speight Jr., na Sala 3
  • 12h-14h: Masterclass com Glenn Fabry e Marcio Fiorito, no Auditório Ultra
  • 12h30-14h: Sessão de fotos e autógrafos com Nathalia Arcuri, na Área Youtubers
  • 13h-14h: Marvel Studios, com Érigo Borgo e Marcelo Hessel, no Auditório Twitch
  • 14h-15h: Amor.com, apresentado por Marcelo Forlani, no Auditório Ultra
  • 14h-15h: Sessão de fotos com Carlos Villagrán, na Sala 1
  • 14h-15h: Kevin Sussman: Como The Big Bang Theory conquistou o mundo, com Kevin Sussman e Bruno Silva, no Auditório Twitch
  • 14h-15h30: Sessão de autógrafos com Richard Speight Jr., na Sala 3
  • 14h-15h30: Sessão de fotos e autógrafos com Affonso Solano, Beto Estrada e Diogo Braga, do MRG
  • 14h-16h: Sessão de fotos com Claudia Wells, na Sala 1
  • 15h-16h: Sessão de autógrafos com os quadrinistas do pôster oficial da CCXP Tour (Ivan Reis, Joe Prado, José García Lopez e Marcelo Maiolo), na Sala 4
  • 15h-16h: Magia precisa de regras?, com Affonso Solano e Anderson Tiago
  • 15h-17h30: Concurso Cosplay Tour, apresentado por Marcelo Forlani, no Auditório Ultra
  • 15h30-16h30: Sessão de autógrafos com Kevin Sussman, na Sala 2
  • 15h30-17h: Sessão de fotos e autógrafos com Castro Brothers, na Área Youtubers
  • 16h-17h: Sessão de fotos com Richard Speight Jr., na Sala 3
  • 16h-17h: Meu escritório é a Tardis: Criando Doctor Who, com Adriana Melo e Bruno Silva, no Auditório Ultra
  • 16h30-17h30: Sessão de autógrafos com Claudia Wells, na Sala 1
  • 17h-18h: Panini Comic, no Auditório Ultra
  • 17h-18h30: Sessão de fotos com Kevin Sussman, na Sala 2
  • 17h-18h30: Sessão de fotos e autógrafos com Nyvi Estehan, na Área Youtubers
  • 18h-19h: Social Comics: O caminho das HQs digitais no Brasil, com Fabio Yabu, JP Sette e Marcelo Forlani, no Auditório Ultra


OS TRÊS GRANDES TIMES DE PERNAMBUCO APARECEM NA PLANILHA DA ODEBRECHT



A delação de ex-executivos da Odebrecht abalou a República, com a abertura de inquérito contra 98 pessoas, incluindo 3 ex-presidentes, 3 governadores, 8 ministros, 24 senadores e 39 deputados federais. A lista de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal e relator da Operação Lava-Jato, apresenta denúncias sobretudo de doações ilegais em campanhas, no chamado “Caixa 2″. Na planilha da empreiteira, que tinha um departamento apenas para operar a milionária propina, os políticos e seus partidos foram detalhados como jogadores e clubes de futebol.

O jornal O Globo trouxe a estrutura de codinomes, a partir do depoimento de Luiz Eduardo Soares, ex-diretor da Odebrecht. Ao todo, 19 clubes serviram como apelidos para os partidos políticos envolvidos.

Na lista, o Cruzeiro era o PP, e o Atlético era o PSOL. O trio de ferro de Pernambuco representava PSC (Náutico), PROS (Santa Cruz) e PSB (Sport). Os outros 13 partidos listados eram PT (Flamengo), PSDB (Corinthians), DEM (Fluminense), PR (São Paulo), PMDB (Internacional), PTB (Vasco), PPS (Palmeiras), PCdoB (Bahia), PSC, PSD (Botafogo), PRB (Santos), PDT (Grêmio), PV (Coritiba) e Rede (Remo). Políticos não identificados tinham o apelido de ABC-RN.

Na verdade os nomes dos clubes pernambucanos só fazem parte de uma analogia usada para apelidar partidos e alguns políticos que  eram chamados de jogadores na planilha de propina da empreiteira,O valor do passe significa o quanto foi pago em repasses ilegais.O cargo que ocupava remetia a uma posição em campo.Presidente da República era centroavante e deputado era zagueiro.O termo goleiro se referia a qualquer um que fosse da base aliada.

Um exemplo da aplicação do mercado da bola da propina aparece no pedido de investigação de Bruno Araújo, deputado federal pelo PSDB, e atual Ministro das Cidades do governo Temer.Apelidado de jujuba nas planilhas da Odebrecht, ele ficou conhecido porque deu o voto que culminou na abertura de processo da presidente Dilma Rousseff.

Na lista da empreiteira, jujuba estava descrito assim





TRANSPARÊNCIA: EXEMPLO DE SÃO BENTO DO UNA EM TEMPOS DE OBSCURIDADE NO PAÍS

O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir a falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” 

A premissa acima, dita por um advogado, político, escritor, orador e filósofo da República Romana, Marcus Tullius Cícero, no ano de 55 antes de Cristo, poderia até soar antiquada se não fossem decisões governamentais que mostram a disposição de - alguns -  agentes públicos em darem transparência as suas ações. Em uma visão da política moderna, nos reportando para o Brasil contemporâneo, então, em plena era da Lavajato, fica ainda mais difícil imaginar que algum gestor queira “abrir a caixa preta” da gestão para mostrar aos eleitores que, de fato, valeu a pena dar seu voto na busca de uma esperança real.

Mas isso vem acontecendo nos últimos anos no município de São Bento do Una, a pouco mais de 206 quilometros da Capital Recife. Lá, a prefeita reeleita, que também é procuradora do INSS, Dra. Débora Almeida (PSB), vem desde o inicio da sua primeira gestão, abrindo as contas do município à população.

Foto: Alex Brassan
Na Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal, a gestora mostra de forma detalhada o que o município arrecadou, a origem e a destinação dos recursos. São apresentados relatórios quadrimestrais referentes às secretarias de Educação, Trabalho e Ação Social, Finanças, Agricultura, Saúde  e Sistema próprio de previdência (PREVUNA). Na ocasião, emissoras de rádio e TV local retransmitem ao vivo a audiência e além do mais, os dados são disponibilizados também no site da câmara municipal e pelo Portal TV SBUNA.

Estas audiências são fortalecidas com a presença da Prefeita Débora Almeida em uma emissora de Rádio local semanalmente, onde a população pode acompanhar as ações governamentais prioritárias. Mas quem por algum motivo não ouvir na emissora, receberá certamente as informações via Whatsapp, já que existem no município diversas linhas de transmissão do aplicativo que alcançam os sãobentenses mais distantes, inclusive os que moram em outras cidades, estados ou mesmo em outros países, mas que graças aos avanços tecnológicos podem acompanhar as ações na sua terra.

Prefeita na OAB Recife -  Foto: Alex Brassan
Os dados que são apresentados nas audiências públicas ficam ainda disponíveis no Portal da Transparência do município. Estas  ações fizeram com que a Prefeitura de São Bento do Una fosse considerada a mais transparente do estado de Pernambuco, de acordo com o Ministério Público Federal. Recentemente, a prefeita chegou a proferir palestra na Comissão de Combate à Corrupção da OAB-PE com o tema “Gestão Municipal e Medidas de Transparência”  em uma  parceria da Escola Superior de Advocacia Professor Ruy Antunes (ESA-EP) e da Escola da Advocacia Geral da União (AGU). O objeto da palestra foi exatamente relatar a bem sucedida experiência administrativa transparente de São Bento do Una. 

Dando sequencia a essas ações, amanhã segunda feira, (18/04) no plenário da Câmara Municipal daquele município a partir das 19h30, mais uma dessas audiências estará sendo realizada e um convite vem sendo enviado pelo governo municipal para participação popular no evento, que é aberto a são bentenses e a quem mais queira participar.