sexta-feira, 7 de abril de 2017

AGÊNCIAS DA CAIXA EM PERNAMBUCO ABREM HOJE, SÁBADO, PARA SAQUES DO FGTS

Foto: O Globo
Neste sábado, 07, mais de 2.100 agências da Caixa Econômica Federal, abrem em todo Brasil, inclusive aqui em Garanhuns, para antecipar o início da segunda etapa de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ( FGTS ). 

Em Pernambuco serão 45 agências, sendo 27 na região metropolitana de Recife e 18 no interior. 
As agências abriram das 09:00 às 15:00 horas.

Para facilitar a retirada é aconselhado que o trabalhador leve a carteira de trabalho, identidade ou outro documento que comprove a rescisão do contrato de trabalho. O dinheiro pode ser sacado até o dia 31 de julho, inclusive para quem não retirou no mês de aniversário, de acordo com o calendário oficial.

A expectativa é que os Pernambucanos recebam 192 milhões de reais. São 158.142 trabalhadores que nasceram nos meses de março, abril e maio que serão beneficiados   nesta segunda etapa.

EM QUEM MAIS SERVE A ‘CAMISA BRANCA’ NO GOVERNO PAULO CAMARA?

Foto: Gabrielle Sadi /Falando com o Agreste
A presença de diversos prefeitos, vereadores e outros políticos da região do Agreste Meridional acompanhando a comitiva do Governador Paulo Câmara (PSB) nessa quinta feira (06), no seminário ‘Pernambuco em Ação’, promovido pelo Governo do Estado aqui em Garanhuns, um evento que teve o objetivo, de dar maior visibilidade às ações realizadas por esta gestão na região e apresentar a resolução de outras demandas municipais, também serviu como um ‘termômetro’ para avaliar a popularidade do gestor maior do estado por essas, hoje secas, terras agresteiras.

Anotamos a presença de muitos ex prefeitos, prefeitos reeleitos  e recém eleitos, estes últimos no comando de seus municípios há pouco mais de 90 dias, mas que já começaram a aprender o “dever de casa” na política partidária, que é exatamente a fidelidade ao palácio e ao governo que os apoiou.

Mas nem sempre vestir a camisa branca, peça de roupa emblemática adotada à época pelo ex governador, já falecido, Eduardo Campos como ‘uniforme de batalha’ dos seus soldados, atribui ao usuário a fidelidade que o palácio espera do mesmo. Vestir-se de branco, apenas para sair bem na selfie posando ao lado do Governador, ilude alguns incautos que supõem ser apenas esse apelo visual que vai transformar-se em um canal de identificação da sua fidelidade ao chefe do Palácio e às suas ideologias politico partidárias.

No entanto alguns outros, mais precavidos, já divagam que com as eleições ainda a um ano e meio de distância, as sondagens e pesquisas que começam a ser realizadas e uma 'Operação Lavajato' no meio, talvez não seja a hora de tomar partido. O certo é aguardar e assistir ao desdobramento das voltas que a política ainda vai dar até 2018, no grande palco de uma nova batalha eleitoral no estado.

Só para ilustrar: Alguns dos que discursaram pró governo na tribuna no seminário em Garanhuns, na eleição anterior quando engrossavam as fileiras adversárias, chegaram a recomendar ironicamente que Paulo Câmara deveria usar um  GPS para percorrer o Estado, aludindo que o então candidato não conhecia Pernambuco.
    
Certamente, até o ano que vem, muitas lojas de confecções ainda poderão faturar bem vendendo o uniforme branco das  caminhadas governistas em Pernambuco. Mas os fiéis observadores, partidários de Câmara, certamente saberão nos tempos de colheita, separar o trigo e o joio...

Marcelo Jorge - Consultor Político/radiojornalista/ Graduando em Ciência Política

LULA AFIRMA QUE GOVERNO AMERICANO FOI IRRESPONSÁVEL AO DISPARAR MÍSSEIS


Foto: BBC
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (7), que o ataque dos Estados Unidos à Síria foi uma irresponsabilidade do governo americano. 

Para Lula, o correto teria sido convocar a Organização das Nações Unidas (ONU) e debater a questão com a comunidade internacional. “Acho que foi irresponsabilidade do governo americano bombardear a Síria. O mundo não está precisando de bombardeio; o mundo está precisando de paz. O mundo está precisando de dirigentes que conversem, que dialoguem. Se tem um problema, convoque uma reunião extraordinária na ONU e faça com que o Conselho de Segurança decida o que vai acontecer. Sou contra qualquer ataque. Violência gera violência. O mundo não está precisando de governantes arrogantes”, afirmou o petista, em entrevista à uma rádio.

Lula também disse que é necessário apurar se realmente a Síria utilizou armas químicas e pontuou que a guerra do Iraque, em 2003, iniciou com o mesmo pretexto e até hoje não encontraram armas químicas. Segundo o ex-presidente, Trump precisa ter mais “equilíbrio” nas suas ações.


Foto: Agência Reuters
O presidente Donald Trump ordenou que mísseis fossem lançados em direção ao país árabe na noite da última quinta-feira (6). A ação teria sido por causa de um ataque com supostas armas químicas que atingiu civis sírios nesta semana atribuído ao governo de Bashar Al-Assad. 

PROTESTO DE PRODUTORES DE LEITE, MOVIMENTARÃO AS RUAS DE GARANHUNS, NESTE SÁBADO (08)

Os produtores de leite vão promover, neste sábado (08), aqui em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, uma manifestação pública. O objetivo do evento é levar ao conhecimento da sociedade a situação do Setor da Economia Pernambucana. O grupo que tem o nome de “A Força do Leite”, além de seus integrantes reuniram-se no último sábado (1), na Universidade Federal Rural de Garanhuns (UFRPE), definindo as particularidades da ação.

De acordo com o jornalista Roberto Almeida, os produtores querem também, com o movimento, sensibilizar politicamente os poderes Executivo e Legislativo e toda população do agreste pernambucano, para que alguma providência seja tomada, afim de minimizar os efeitos da seca na cadeia produtiva do leite, no estado.

A concentração começa às 9h, em frente à Catedral de Santo Antônio, no Centro da cidade.

VANS QUE CIRCULAM PELA RUA MANOEL CLEMENTE, DEVERÃO MUDAR DE ROTA, A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (11)

Foto: Secom Garanhuns
A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) vem executando, desde o início desta semana, testes com o objetivo de avaliar o fluxo de veículos na área central de Garanhuns. Na próxima terça-feira (11), uma alteração passa a valer oficialmente.


As vans, que já são proibidas de circularem por toda a extensão da avenida Santo Antônio, não poderão subir o trecho da rua Manoel Clemente, rua passa em frente à Catedral de Santo Antônio e vai até a rua Nilo Peçanha. A orientação serve tanto para os condutores de vans, quanto àqueles que estão saindo da rua Padre Pedro Pacífico.


A autarquia orienta aos motoristas que estiverem numa dessas vias citadas, que busquem seguir destino pela rua Cônego Benigno Lira – onde funciona a quadra de esportes do Sesc. A medida visa ordenar o trânsito, que estava registrando inúmeras ocorrências de descumprimento de sinalização e congestionamentos.