quarta-feira, 29 de março de 2017

FEBRE AMARELA CHEGA A ALAGOAS

Atualmente no Brasil foram confirmados 492 casos de febre amarela em todas as regiões do país.Desde dezembro quando o surto foi iniciado o Ministério da Saúde recebeu mais de duas mil notificações em 17 estados.Destas, 511 foram descartadas.Mais de  mil casos permanecem sob investigação.

Já são 162 mortes confirmadas por febre amarela, das 277 notificadas.Outro 98 óbitos estão em investigação e 20 foram descartados.O Nordeste não é área endêmica, mas a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de todos estados estão em alerta.Em Alagoas por exemplo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau ) confirmou ontem, 28, a morte de um macaco da espécie sagui por febre amarela.O animal foi encontrado numa região de mata, entre o Jardim do Horto e o bairro Murilópolis.

O caso foi detectado em setembro do ano passado, mas apenas seis meses depois houve a confirmação do material analisado.Em nota a Sesau informou que, apesar de não haver o registro de casos de febre amarela em humanos no território alagoano, foi detectado o vírus da doença em um primata morto no mês de janeiro.

OUTRO MACACO FOI ENCONTRADO MORTO HOJE

O Centro de Controle de Zoonoses ( CCZ) de Maceió investiga a morte de outro macaco que foi encontrado nesta quarta-feira, 29, em Ipioca, litoral norte de Alagoas.Existe a possibilidade de que o animal também tenha sido vitima da febre amarela, porém , os procedimentos para constatar a causa da morte só serão iniciados na manhã desta quinta-feira,30.O corpo do animal foi conduzido para a sede da CCZ.
Nesta manhã, equipes do CCZ e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram em uma mata na Gruta de Lourdes, na região do Horto, para capturar mosquitos transmissores da febre amarela. O local é onde foi achado um macaco morto em setembro do ano passado, que tinha o vírus da doença.

Fonte: Tudo na Hora

SENADOR DENUNCIA FALTA DE PAGAMENTO A MÉDICOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS


Nesta quarta-feira (29), Humberto Costa (PT), líder da oposição no Senado, afirmou que cerca de 700 profissionais contratados pelo programa Mais Médicos estão com os salários atrasados.

Foto: Tribuna do Estado de PE
De acordo com o senador, o Ministério da Saúde informou que o atraso é devido a erros no preenchimento dos dados dos médicos no sistema administrativo e avisou que o mais provável é que, somente em maio, a situação seja regularizada.

O petista disse ainda que “erro no cadastro” era apenas uma desculpa inaceitável para justificar esse atraso, e que por causa disso, alguns médicos já estão deixando seus postos de trabalho.

Humberto aproveita e declara que esse tipo de acontecimento nunca aconteceu durante a administração de Dilma, desde a criação do programa em 2013. “Tudo é uma questão de prioridade com a questão social. Criamos o Mais Médicos para levar atendimento à saúde de pessoas que nunca tiveram acesso ao serviço”, salientou.


O Programa Mais Médicos (PMM) é um projeto do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

PERNAMBUCO JÁ CONTABILIZA MAIS DE MIL ASSALTOS A ÔNIBUS

Foto: Rádio Jornal

O grande número de assaltos, dentro de veículos, principalmente em ônibus vem trazendo medo e insegurança à população. Antes de completar 3 meses no calendário de 2017, o número de assaltos a coletivos no estado, já passam de mil.

Apenas nas últimas 24 horas, foram registrados 13 assaltos, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários. Do início do ano até o momento já aconteceram 1.011 ocorrências desse tipo. O sindicato afirma ainda que de acordo com dados, esse número, no ano anterior, só foi contabilizado no mês de agosto.


Conforme o presidente do Sindicato, Benilson Custódio na última terça-feira (28) a categoria se uniu aos trabalhadores da segurança pública contra a reforma da previdência e aproveitou para realizar a paralisação dos ônibus na Avenida Conde da Boa Vista [um dos principais corredores do Recife], das 10h até o meio-dia em protesto também contra a insegurança vivida.

TSE RECEBE PEDIDO DE INELEGIBILIDADE DE EX-PRESIDENTA E CASSAÇÃO DE MICHEL TEMER

Foto: Portal Amazonas

Fontes que acompanham investigações sobre Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) informaram que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação do atual presidente e da presidente cassada. A manifestação da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) mantida sob sigilo, foi encaminhada na noite dessa terça-feira (28) ao TSE.

O julgamento da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014 foi marcado para começar na manhã da próxima terça-feira, dia 4. O TSE dedicará quatro sessões da semana que vem - duas extraordinárias e duas ordinárias - para se debruçar sobre o caso, que poderá levar à cassação de Temer e à convocação de eleições indiretas.

No ano passado, um parecer do Ministério Público Eleitoral recomendou que fosse rejeitado o pedido da defesa de Temer para separar sua responsabilidade em relação à da ex-presidente Dilma Rousseff no processo. Na época, Dino afirmou que "o abuso de poder aproveita a chapa em sua totalidade, beneficiando a um só tempo o titular e o vice".


A ação que investiga a última disputa presidencial foi proposta em 2014 pelo PSDB, partido derrotado nas urnas pela chapa encabeçada pelo PT. Nas alegações finais entregues ao TSE nos últimos dias, o PSDB isentou o presidente Michel Temer de responsabilidade.

OBRA DA ADUTORA DO MOXOTÓ TEM RITMO ACELERADO

Foto: Ronaldo Vasconcelos / Assessoria de Comunicação Compesa
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), começou os serviços de terraplanagem, em Sertânia, Sertão de Pernambuco. A construção da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1, do sistema adutor de Moxotó, é a primeira ligação do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com o Agreste pernambucano, e foi a alternativa encontrada pela companhia e governo do Estado para antecipar a chegada das águas do 'Velho Chico' na região, a mais castigada pela seca que já perdura seis anos consecutivos.

Foto: Ronaldo Vasconcelos / Assessoria de Comunicação Compesa
As obras ganharam celeridade com seis frentes de trabalho simultâneas e jornada de trabalho estendida, depois da visita do governador do estado a cidade de Arcoverde, também no Sertão, durante o programa Pernambuco em Ação.

O objetivo da jornada de trabalho estendida é antecipar a conclusão da adutora do Moxotó para o final deste ano.  Até então, 20% das obras já foram concluídas, o que representa o assentamento de 16.000 metros de tubulações no município de Sertânia, a partir do canal do Eixo Leste até o distrito de Cruzeiro do Nordeste, margeando a BR-232.

O projeto da Compesa ainda prevê a construção de mais duas estações elevatórias, uma em Cruzeiro do Nordeste, que já estão em andamento. Ainda há uma terceira unidade que deve ser iniciada no mês de abril, na cidade de Arcoverde.


A Adutora do Moxotó vai operar com uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para regular o abastecimento de oito cidades: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Juntos, os municípios somam uma população de mais de 300 mil pessoas.

DEPUTADA PRISCILA KRAUSE DISPARA: VISITAS DE PAULO CÂMARA AO INTERIOR SÃO ELEITOREIRAS

O itinerário realizado na semana passada pelo Governador Paulo Câmara e equipe, que contemplou visitas a algumas cidades do Agreste e Sertão, de acordo com o Governo com o objetivo de fortalecer a presença na região e autorizar ordens de serviço na região, deve ser contestada com uma ação semelhante por parte dos oposicionistas.  

Em entrevista ao programa Falando com o Agreste, veiculado nessa Quarta (29) a Deputada Estadual Priscila Krause (DEM) - foto ao lado -, confirmou a realização da edição 2017 do Pernambuco de Verdade, que tem o objetivo de denunciar a falta de ação do Governo do Estado, de acordo com essa bancada de deputados oposicionistas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A deputada ainda se referiu às ações anunciadas na visitas do governo como “meramente eleitoreiras” e que as ações prometidas pelo grupo socialista no período eleitoral de 2014, “não saíram do papel”.


Clique no player e ouça, na íntegra, a entrevista da Deputada Democrata:


BANDIDOS ARROMBAM AGÊNCIA DOS CORREIOS E FAZEM REFÉNS, EM CIDADE DO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Foto: Arlete Santos
O medo tomou conta dos moradores de Angelim, na madrugada desta quarta-feira (29). Cerca de 16 criminosos armados com espingardas calibre 12, arrombaram, a agência dos correios, no centro da cidade.

Segundo informações, os bandidos ainda renderam alguns feirantes que estavam montando suas barracas para a feira livre, obrigando-os a levar o cofre roubado até um dos veículos utilizados pelos assaltantes.


A Policia Militar realizou o isolamento do local até chegada da perícia. Diligências estão sendo realizadas na área, na tentativa de localizar os bandidos.

ANEEL AFIRMA QUE O VALOR DA CONTA DE LUZ DOS PERNAMBUCANOS VAI CAIR NO PRÓXIMO MÊS

Foto: Diário de Pernambuco

De acordo com uma estimativa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores residenciais da Celpe terão uma redução de 15,31% na conta do mês de abril, devido a uma cobrança indevida feita na tarifa ligada à Usina Nuclear de Angra 3. Na média nacional, a redução será de 20%.

A queda no valor da conta varia entre cada uma das distribuidoras por causa dos diferentes prazos de cobrança da energia da taxa cobrada para cobrir a contratação da energia de Angra 3 durante 2016. A Celpe cobrou esse encargo entre abril de 2016 e março de 2017. É por isso que o percentual de redução da distribuidora pernambucana é um dos maiores.


Entretanto, o mês de abril não vem apenas com a redução desta taxa, a partir do dia 29, está previsto o aumento na conta de energia de todos os pernambucanos. Os percentuais definitivos serão homologados pela diretoria da Aneel no próximo dia 25 de abril.

TEMER SANCIONA LEI QUE MUDA REGRAS PARA CONCESSÃO DE RÁDIO E TV

O presidente Michel Temer cumprimenta o ministro da Ciência, 

Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, durante 
sanção da Lei de Revisão do Marco Regulatório da Radiodifusão
Valter Campanato/Agência Brasil
O Presidente Michel Temer sancionou nesta terça-feira (28), em cerimônia no Palácio do Planalto, a medida provisória que estabelece prazos e simplifica procedimentos para a renovação de concessões de rádio e televisão.

Por se tratar de uma medida provisória, a norma entrou em vigor no ato da publicação pelo Executivo, em outubro do ano passado. Para virar lei e não perder a validade, precisava ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Segundo o governo, o objetivo principal é desburocratizar os processos e evitar a descontinuidade ou interrupção do serviço público de radiodifusão.
O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo, comemorou a sanção da medida provisória.

“Hoje, o setor de radiodifusão comemora o maior avanço legislativo dos últimos anos. A sanção era aguardada ansiosamente por aqueles que há muito esperam uma simplificação dos processos. Essa é uma demonstração cabal do governo no rumo da desburocratização”, disse.

Para o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Luiz Claudio Costa, a medida representa uma modernização da legislação, que deverá beneficiar o setor.


O evento contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.