segunda-feira, 27 de março de 2017

CHAPA DILMA-TEMER DEVE SER JULGADA JÁ NA PRÓXIMA SEMANA

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
De acordo com o site do Jornal Extra/Globo, o julgamento do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer pode ser realizado na semana que vem, informou a assessoria de imprensa do tribunal. Nesta segunda-feira, o relator do caso, ministro Herman Benjamin, enviou o relatório final para os demais integrantes do tribunal e pediu para incluir o julgamento na pauta do plenário. Ele telefonou para o presidente da corte, ministro Gilmar Mendes, para comunicar que o voto está também concluído. O presidente vai convocar sessões extraordinárias para a realização do julgamento. “Há possibilidade de o julgamento acontecer na próxima semana”, informou a assessoria.

Se houver condenação, Temer poderá perder o cargo. Se ficar comprovado que Temer e Dilma sabiam das ilegalidades supostamente praticadas na campanha, ambos podem ficar inelegíveis pelo período de oito anos.

Na semana passada, Benjamin já havia enviado um relatório aos colegas. Agora, elaborou uma nova versão, com dados enviados em alegações finais pelo PMDB, PT e PSDB. O documento é sigiloso. O Ministério Público tem prazo até quarta-feira para se manifestar no processo. A chapa é processada por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2014. Se houver condenação, Temer pode perder o cargo.
As defesas da ex-presidente Dilma Rousseff e do presidente Michel Temer pediram a anulação das provas obtidas por meio dos depoimentos de ex-executivos da Odebrecht, entre eles, Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira.
Nesta segunda- feira, o advogado Gustavo Guedes, que defende Temer, criticou a condução do processo. Ele afirmou que houve uma “mudança de procedimento” desde que o ministro relator Herman Benjamin assumiu os trabalhos, o que ganhou ainda mais ênfase em fevereiro, com a decisão de incluir na ação os depoimentos de ex-executivos da Odebrecht.



ESTUDO COMPROVA QUE O SEXO FEMININO TRABALHA 5,4 ANOS A MAIS QUE SEXO MASCULINO

Foto: Brasil 247
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou uma simulação em que mostra que a mulher trabalha 5,4 anos a mais do que o homem, ao longo de 30 anos de vida laboral.  O trabalho extra é resultado dos afazeres domésticos. O cálculo foi feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Ipea afirma que nesse período de 30 anos, as mulheres têm uma média de 22, 4 anos de contribuição para a Previdência Social. Um total de 44,4% das mulheres às quais foram concedidas aposentadorias em 2014 atingiram até 20 anos de contribuição.

A pesquisadora do Ipea Joana Mostafá explica que essas informações foram obtidas por meio de uma parceria que possibilitou o acesso a microdados do extinto Ministério da Previdência Social – atualmente Secretaria da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Fazenda.

Segundo Joana, as interrupções na contribuição previdenciária feminina são causados por situações como desemprego, trabalho informal, afastamento do mercado de trabalho para cuidar dos filhos, entre outras. Com base nesse cenário, o Ipea lançou uma nota técnica na última semana na qual defende que as idades de aposentadoria de homens e mulheres devem ser diferentes.

GARANHUENSE É CHAMADA PARA SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ

Foto: Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer

Com 15 anos de idade, a judoca Vitória Rebeca, foi convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para integrar a Seleção Brasileira Sub-18. Em entrevista, a jovem afirma que é um sonho realizado.  "Estou muito feliz! Só tenho a agradecer a Deus, à minha família e a toda a equipe da Associação Presley Araújo, assim como ao apoio do Prefeito Izaías Régis e de todos que fazem o Governo Municipal de Garanhuns. É sem dúvidas um sonho que se realiza”, registrou.
Foto: Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer


A judoca garanhuense será integrada à delegação nacional e irá participar dos treinamentos no Rio de Janeiro (RJ). Rebeca faz parte da categoria Sub 18 + 70kg e é uma das principais atletas da Associação Presley Araújo de Judô. A atleta possui títulos expressivos em sua carreira, dentre eles: o vice-campeonato brasileiro de judô, em 2014; o tetracampeonato brasileiro regional; oito títulos de campeã pernambucana e as três conquistas de campeã dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS).

'MELHOR CURSO DE MEDICINA É NA UPE', DIZ AVALIAÇÃO NACIONAL

A Universidade de Pernambuco - UPE - recebeu e ao mesmo tempo repassou para toda a sociedade do Estado uma grande notícia acerca dos seus Cursos de Medicina, na capital e no interior: O resultado da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que é a nova avaliação do INEP específica para os cursos de medicina no país, apontou a UPE como detentora da melhor avaliação no seu curso de medicina, tanto na capItal, como no interior. 

O Magnifico Reitor da UPE, Professor Pedro Falcão (imagem no box ao lado) concedeu uma entrevista com exclusividade ao Radiojornalista Marcelo Jorge, âncora do Programa Falando com o Agreste, veiculado pela Rádio Marano FM de Garanhuns  e detalhou o reconhecimento da ANASEM.

Clique no link abaixo e ouça a entrevista na íntegra.


SECA NO NORDESTE DESPERTA INTERESSE PARA EMPRESAS E GOVERNOS

Foto: Instituto Humanitas Unisinos

A escassez de água, em decorrência da seca que já dura cinco anos no Nordeste, despertou o interesse de empresas e governos para soluções de tecnologia que promovam a dessalinização da água do mar.
No último dia 13, o governo do Ceará lançou edital para contratar uma empresa responsável pela elaboração de uma planta de dessalinização na região metropolitana de Fortaleza, com capacidade para gerar 1 metro cúbico por segundo (m³/s) de água potável para a rede de abastecimento. Esse volume equivale a cerca de 15% do consumo de Fortaleza. Desde 2016, os 17 municípios da região, nos quais moram quase metade da população cearense, são submetidos a uma tarifa de contingência para economizar água.
O assunto foi tema de simpósio da Abes, na última semana, em Fortaleza. Oportunidade em que alguns especialistas nacionais falaram sobre os impactos das tecnologias de dessalinização na matriz hídrica do país e também sobre a reutilização das águas.

Embora seja uma realidade em outros países, como Israel e Arábia Saudita, a dessalinização ainda está em seus primeiros passos no Brasil. Fernando de Noronha (PE) é o exemplo pioneiro de alcance público: possui uma usina de dessalinização para consumo humano que apoia o sistema de abastecimento da ilha, especialmente nos períodos de estiagem. O distrito estadual possui apenas um açude, o Xaréu, além de poços.

PREFEITURA DE CAETÉS REALIZA LIMPEZA DE BARRAGEM DO SÍTIO LAJE DE PEDRA

Foto: Blog Capoeiras

Devido à seca que ainda assola o agreste, a prefeitura de Caetés está fazendo a limpeza de uma importante barragem para a população do sitio laje de pedra e de outros sítios circo-vizinhos. Trata-se da barragem de Lôla. Segundo o gestor, a limpeza se faz necessária pela necessidade de armazenar um maior volume de água em períodos de chuva. Acompanhado dos secretários municipais Gilvan Alves e Lucivalter (Galego), e de alguns vereadores, o prefeito foi conferir a limpeza de perto.


Sobre o assunto, em audiência com o governador Paulo Câmara na semana passada, Armando tratou da adutora para levar água da barragem do Cajueiro em Garanhuns até Caetés. Segundo Armando, o governador garantiu que até o final deste ano entrega a obra.

ÁGUA DO SISTEMA PIRANGI COMEÇA A CHEGAR NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE CARUARU

Foto: Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou mais uma etapa importante para preservar a Barragem do Prata, localizada no município de Bonito, responsável pelo abastecimento de água de cidades do Agreste, entre elas, Caruaru.  As águas do Rio Pirangi chegaram na última sexta-feira (24), pela primeira vez, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrópolis, em Caruaru. Os técnicos da Compesa conseguiram concluir, a fase de testes da Estação Elevatória 1 do Sistema do Prata. O empreendimento irá beneficiar 550 mil pessoas em seis cidades do Agreste.

Foto: Compesa
A água chegou no poço de sucção da Barragem do Prata transportada por uma adutora de 27 quilômetros de extensão, a partir de uma captação no Rio Pirangi, localizado no município de Catende, na Zona da Mata Sul. O calendário de abastecimento de seis cidades do Agreste - Caruaru, Altinho, Agrestina, Ibirajuba, Cachoeirinha e Santa Cruz do Capibaribe - só será alterado quando entrar em operação o segundo conjunto de bombas do Sistema Pirangi, previsto para a próxima semana.

Foto: Compesa
O empreendimento é fruto de uma parceria entre o governo do Estado, Compesa e o Banco Mundial, e recebeu um investimento de R$ 60 milhões. O Sistema do Pirangi foi a alternativa técnica encontrada pelo governo para socorrer as cidades do Agreste, captando água na Mata Sul. A obra foi iniciada em janeiro de 2016 e executada em ritmo acelerado para socorrer a população do Agreste, a região com o pior balanço hídrico do Nordeste.