sexta-feira, 24 de março de 2017

INVESTIGADA NA OPERAÇÃO CARNE FRACA, JBS ANUNCIA PARALISAÇÃO DE UNIDADES DE PRODUÇÃO


Foto: Educa Procon SP
A JBS anunciou na última quinta-feira (23) que irá suspender a produção de carnes em 33 das suas 36 unidades de produção. A empresa é uma das investigadas na Operação Carne Fraca, que deflagrou uma grande investigação sobre a qualidade da carne brasileira.

Por meio de nota, a empresa informou que a paralisação vai durar três dias. Na próxima semana, a JBS deve operar com redução de 35% da sua capacidade e afirma que as medidas são uma maneira de se ajustar diante dos diversos embargos à carne brasileira.

A companhia afirmou ainda, que busca a manutenção de todos os seus 125 mil trabalhadores.

Você pode conferir abaixo, a nota completa:

“A JBS confirma que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no país. Para a próxima semana, a companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva.  Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil”.

PERNAMBUCO É O SEGUNDO ESTADO DO BRASIL COM MAIOR NÚMERO DE MORTES POR TUBERCULOSE

Foto: Tua Saúde

Atualmente, Pernambuco registra uma média de 4,6 mil novos casos por ano de pessoas diagnosticadas com a doença. Além disso, há uma estimativa de que quase 50 mil pessoas no Estado não saibam que estão doentes. A taxa de mortalidade de 4% registrada aqui é quase o dobro da média constatada em todo país. E os casos de cura não tem sequer atingido os 85%, que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com os especialistas, trata-se da doença infecciosa mais letal do mundo e a que mais mata pessoas vivendo com Aids. As informações são da Organização Mundial de Saúde. Números do governo estadual revelam também que Pernambuco está quarto lugar no Brasil em taxa de incidência da moléstia: (49,6/100 mil habitantes em 2015).

No estado, 15 municípios são considerados prioritários para o monitoramento feito pelo Programa de Enfrentamento de Doenças Negligenciadas. São eles: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina e Goiana. 

DEPOIS DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA, COMPESA ESTENDE PROGRAMAÇÃO

Foto: Compesa
A celebração do Dia Mundial da Água, na última quarta-feira (22), foi estendida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) até o dia 31 de março. Uma série de ações de educação socioambiental para envolver diferentes públicos, foi programada, na Região Metropolitana do Recife e no interior de Pernambuco. 
Atividades como palestras educativas, oficinas, apresentações teatrais, além de visitas à viveiros e às estações de tratamento de água operadas pela companhia, mostram a importância de se preservar os recursos hídricos. Os estudantes da rede pública de ensino também estão sendo mobilizados para participar do Concurso Cultural, que tem como tema “Água: Juntos Vamos Preservar. Ano 3. O concurso tem como objetivo expor as reflexões, estimular as boas práticas e apresentar as propostas dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre o uso sustentável e racional da água no estado de Pernambuco.
Foto: Compesa
A programação de ações sociais alusivas ao Dia Mundial da Água iniciou no último dia 20 para promover mais de 30 ações socioambientais voltadas para estudantes, grupos de terceira idade e colaboradores da empresa. Nos dias 27 e 29 de março, os alunos da Escola Estadual Dom Malan, em Petrolina, irão conhecer todas as etapas do tratamento de água na ETA Vitória e também participarão de atividades educativas. Também no dia 29, a Compesa levará uma palestra e dinâmicas para a Escola Coronel José Abílio, na cidade de Bom Conselho. No dia 31, a ETA Tapacurá, no bairro do Curado, Recife, receberá um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra.


As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 12 de abril, no site da Secretariada Educação 

PREFEITA DE BREJÃO REVELA QUE OBRAS DE CRECHE E FÓRUM SERÃO REALIZADAS

A prefeitura de Brejão estará realizando uma movimentação destinada às mulheres do município. O evento, denominado MULHER EM MOVIMENTO. A gestora municipal, Beta Cadengue (PSB), concedeu uma entrevista ao programa “Falando com o Agreste” veiculado pela Rádio Marano FM de Garanhuns nessa sexta feira (24) e detalhou a ação.

A prefeita falou ainda sobre o processo que prevê a construção da creche e do novo Fórum no Municipio, obras embargadas no governo anterior, por irregularidades.



Clique no player abaixo e ouça na integra:

PROJETO CORPO SAÚDE E MOVIMENTO REALIZA AULÃO NO PARQUE EUCLIDES DOURADO


Foto: Secom Garanhuns


Neste sábado (24), a partir das 3 horas da tarde, o projeto Corpo, Saúde e Movimento, realizado pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Vip Academia, estará no parque Euclides Dourado, com mais um aulão de dança. Esta atividade já acontece de Segunda a sexta-feira no mesmo local, das 6h às 7h30. 

Através do projeto, são oferecidas atividades físicas coordenadas por professores formados na área, além de serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
 
O projeto Corpo, Saúde e Movimento, é aberto ao público.

GARANHUNS SERÁ REPRESENTADO NA PRIMAVERA LITERÁRIA BRASILEIRA



Foto: Prefeitura Municipal de Garanhuns

O escritor garanhuense, Mário Rodrigues, que participou e levou o prêmio SESC de literatura, com o livro “ Receita Para Se Fazer Um Monstro”, está em território francês desde a última quarta-feira (22). O autor pernambucano foi um dos convidados da Primavera Literária Brasileira, evento que leva mais de 30 escritores do País para debates, palestras e oficinas. 
 
Mário já participou de uma mesa redonda, falando sobre a literatura brasileira atual, nesta sexta-feira (24) ele participa do Salão do Livro de Paris, em uma conversa sobre seu livro Receita para Se Fazer um Monstro, juntamente com o autor Marcos Peres, do também premiado O Evangelho Segundo Hitler. E a última atividade do escritor será conversar com os alunos de um colégio, na periferia de Paris.

BREJÃO MOVIMENTA A CENA FEMININA NESSE DOMINGO

Nesse Domingo (26) fechando as comemorações do mês da mulher, é dia do Projeto 'Mulher em Movimento' na cidade de Brejão. O evento foi possível através de uma parceria firmada entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação do Governo Municipal de Brejão. As atividades serão iniciadas as 8hs da manhã e se estenderão até as 13 hs.
O Projeto 'Mulher em Movimento' promete uma extensa programação com ações voltadas para as mulheres de todo o município.

De acima com os organizadores, o evento deverá ser aberto com um aulão de dança e em seguida será oferecido um café da manhã , as ações serão ofertadas de forma gratuita e dentro da programação as secretarias envolvidas irão promover especialmente atividades de saúde e assistência social. Na área da saúde as mulheres terão oportunidade de realizar exames de prevenção, classificação sanguínea, teste de acuidade visual, teste de glicose, massagem e ginástica laboral, palestra sobre planejamento familiar, ações da vigilância em saúde entre outras; na assistência social será realizada a emissão gratuita dos seguintes documentos: Identidade, cpf, 2º via de certidão de nascimento e casamento. Defensoria Pública, Coordenadoria da Mulher e o Programa Mãe Coruja também estarão participando da programação;  já no Espaço da Beleza, contarão com serviços de corte de cabelo, escova e maquiagem, atividades que devem despertar a atenção da mulheres.
Toda estrutura necessária para realização do evento, deverá ser montada no sábado (25), ficando interrompido o trânsito de veículos no trecho que compreende a Unidade de Saúde Alice Figueira até a agência dos Correios. O Projeto Mulher em Movimento promete atrair um bom público nesse domingo(26) em razão da ampla e bem articulada mobilização das secretarias envolvidas na organização.

A prefeita de Brejão, Beta Cadengue (PSB), que assumiu o cargo a menos de três meses, garante que "Essa é apenas a primeira de muitas ações que deverão marcar a nossa gestão, com ênfase no respeito à dignidade e cidadania das mulheres e de toda a população do nosso município".  A gestora socialista  ainda garantiu que muitas distorções geradas pelo governo anterior estão sendo sanadas na sua administração.

Com informações da ASCOM/ Brejão