.

.

quarta-feira, 15 de março de 2017

FESTA DE SÃO JOSÉ 2017 EM CAPOEIRAS DIVULGA A PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA


Começa nesta quinta-feira (16) a Festa do padroeiro São José, na paróquia de Capoeiras, Pernambuco. A programação religiosa da festa terá inicio às 6h com a celebração de uma missa; às 15h a segunda missa dedicada aos doentes; e às 19h a tradicional procissão da Bandeira saindo da residência do presidente da Festa, o comerciante Antonio Alves (Taraó) e seus irmãos João e Ângela. 

A festa segue até o domingo (19), Dia de São José, quando haverá a grande procissão do padroeiro, seguida da celebração de uma missa campal. A coordenação da festa é do pároco Monsenhor José Augusto.


Abaixo você confere a programação completa:


CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES REALIZA VARREDURA NAS ÁREAS QUE POSSUEM INCIDÊNCIA DE ANIMAIS ABANDONADOS


Intensificando as atividades de recolhimento de animais errantes no município, o Centro de Controle de Zoonoses realizou durante o início da manhã, nesta quarta-feira (15), a apreensão de treze animais de grande porte, entre bovinos e equinos, em diversas localidades do perímetro urbano de Garanhuns. O objetivo da ação foi justamente realizar uma varredura nas áreas que possuem grande incidência de animais abandonados.

A equipe composta por quatro laçadores, dois motoristas, dois tratadores e um veterinário, segue atuando com intuito de contribuir para uma melhora na urbanização das vias públicas e praças da cidade, além de promover maior segurança no trânsito local. Bairros como Manoel Chéu, Magano e Boa Vista foram alguns dos locais em que os profissionais realizaram o recolhimento dos animais.

O centro tem mantido os animais albergados com ração e medicamentos viabilizando a participação dos munícipes adotando cães, gatos e animais de grande porte, inclusive dispondo de cães castrados graças ao apoio acadêmico da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG).


O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Marcos André Fernandes, explica que a conscientização popular é um fator importante para otimizar o trabalho da equipe. “Estamos angariando parcerias com diversas instituições e esperamos que a população nos ajude, evitando o abandono de animais nas ruas e denunciando os casos através do número 3762-7024”, finalizou.


3ª BIENAL DO LIVRO DO AGRESTE TEM DATA E ARTISTAS RENOMADOS NO FORRÓ CONFIRMADOS


O Evento acontecerá na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns entre os dias 17 e 21 de maio, das 9 às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas.

Numa realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros - Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, a edição 2017 do Evento homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares.

O escritor Raimundo Carrero é uma das presenças confirmadas no evento. Na ocasião, ele ministrará a oficina de Criação Literária e apresentará os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados. Outra oficina programada é a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão”, a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla de professores do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE, ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.


Entre as atrações musicais agendadas, está o cantor Maciel Melo que fará show e participará, em seguida de sessão de autógrafos do seu livro “A Poeira e a Estrada”, uma autobiografia com lembranças da infância vivida no Sertão. O cantor Xangai, que recentemente fez dupla com Maciel na novela Velho Chico, também é presença certa na III Bienal do Agreste. Ele fará show apresentando seus maiores sucessos.

COMUNIDADE QUILOMBOLA PARTICIPA DE MOMENTO SOBRE EMPODERAMENTO, JUSTIÇA E EQUIDADE DAS MULHERES


As mulheres da comunidade quilombola Tigre participaram de um momento de conscientização a respeito do empoderamento, justiça e equidade da mulher durante a manhã desta quarta-feira (15). A ação fez parte da série de atividades que a Secretaria da Mulher de Garanhuns está promovendo durante o mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Cerca de 100 mulheres estiveram presentes no momento, que contou com a participação da Equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Estivas, a equipe da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase na População do Campo, da UPE, e com a Secretaria da Mulher (Secmul). Uma palestra e uma encenação foram realizadas com o intuito de instruir as mulheres a respeito do combate a violência de gênero.  

ENFERMEIRAS DE GARANHUNS SÃO CAPACITADAS PARA REALIZAR COLETA DE CITOLOGIA


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Especialidades da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), iniciou na última terça-feira (14), uma capacitação destinada às enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns. A iniciativa busca especializar as profissionais na coleta de citologia oncótica, que é o exame responsável pelo diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e outras doenças sexualmente transmissíveis. A expectativa é de que cerca de 40 enfermeiras sejam treinadas na utilização de técnicas para a coleta do material citológico até a próxima sexta-feira (17).


Em Garanhuns, o Cesmuc é responsável pelo encaminhamento do material para os laboratórios de análise que disponibilizam o diagnóstico posteriormente. Ao todo, dez servidoras seguem sendo capacitados por dia, com a instrução do biomédico Joélyton Bezerra, que apontou descrições sobre o procedimento de recepção do paciente, bem como as orientações que devem ser repassadas e encaminhamentos.

INCLUSÃO DIGITAL É REALIDADE PARA IDOSAS GARANHUENSES


Na busca por inclusão digital, idosas que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), estão participando do projeto de atualização digital denominado “Digitalidades”. Iniciadas na semana passada, as aulas acontecem no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e são ministradas por alunos de Informática da instituição.

O cronograma de atividades do projeto, criado e desenvolvido pelo IFPE, prevê dois módulos de ensino, sendo o primeiro de dois meses e o segundo de um mês e meio de duração. Com aulas semanais, sempre em dias de terça-feira, as 12 participantes terão noções básicas de como utilizar o computador e as ferramentas do celular. Um terceiro módulo está em formatação e deverá ser executado em breve – com foco em redes sociais.


Entre as metas estabelecidas no projeto, resultado da parceria entre SASDH e IFPE, estão o aumento da qualidade de vida da população beneficiada, acesso às novas tecnologias para cotidiano, trabalho e lazer e maior aproximação da instituição de ensino com a comunidade. O “Digitalidade” foi registrado na pró-reitoria de extensão do instituto.