terça-feira, 14 de março de 2017

PONTOS DE MINAÇÃO VOLTAM À ATIVIDADE NA ZONA RURAL DE GARANHUNS


Duas comunidades rurais de Garanhuns renovaram as expectativas positivas após uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. 

Minações dos Sítios Morcego e Cruz, antes inativas, voltaram à atividade e já conseguem comportar água. De acordo com o que explica o secretário João Paulo Sobral, ao retirar o solo, as pequenas nascentes de água são desobstruídas e o líquido volta a jorrar.


Diante da escassez vivida na Região Agreste Meridional, a água serve principalmente para os animais, mas também para o uso comum nas residências. O serviço de limpeza de barreiros e açudes, de acordo com a Prefeitura de Garanhuns, é ininterrupto. As minações são pequenas nascentes de água natural ou produzidas pela ação humana.

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAPOEIRAS ENTREGA NOVOS FARDAMENTOS AOS AGENTES DE SAÚDE E ENDEMIAS


A prefeitura de Capoeiras através da Secretaria de Saúde entregou novos fardamentos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A entrega aconteceu na última segunda-feira (13), e foi realizada pelo secretário saúde, Cleber Stamm Gewehr que enfatizou o compromisso que a prefeita Neide Reino (PSB) tem para com o serviço de saúde prestado aos capoeirenses. Além dos fardamentos, também foram entregues aos ACS balanças de coluna para serem usadas na pesagem das crianças.

No total, 60 agentes municipais receberam o fardamento. Sendo 50 agentes de saúde e 10 de endemias.


O Secretário de Saúde assumiu o compromisso de no prazo de 30 dias, a secretária também entregar as novas bolsas para os ACS e ACE carregarem seus materiais de trabalho.

ALUNOS DE GARANHUNS PARTICIPAM DE MOMENTO ALUSIVO AO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER


A última segunda-feira (13) foi de bastante conhecimento na Escola Simôa Gomes. A equipe da Secretaria da Mulher (Secmul) reuniu os alunos do Ensino Médio para conversarem sobre a importância de respeitar a mulher e combater a violência de gênero.

O momento aconteceu pela manhã e tarde. Os alunos puderam saber, por meio de vídeos e palestras, o que a Secmul oferece.

A professora que acompanhou os alunos, Cícera Vasconcelos, aprovou a ideia. “Acho muito importante que a secretaria traga esse tipo de conscientização para os nossos alunos. Quando esses momentos acontecem, nós sentimos que eles se conscientizam”, afirmou.

PROJETO CORPO, SAÚDE E MOVIMENTO SERÁ EXPANDIDO PARA OS SÁBADOS


As pessoas que visitarem o Parque Euclides Dourado durante as tardes de sábado terão mais uma opção de atividade. A partir do próximo sábado (18), um aulão de dança será ministrado a partir das 15h30 até as 17h.  O momento faz parte do Projeto Corpo, Saúde e Movimento, realizado pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Saúde e a Vip Academia.


O projeto já acontece de segunda a sexta, das 6h às 7h30. São oferecidas aulas de atividades físicas, além de contar com um profissional da saúde, que acompanha toda a atividade e oferece aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

SEDE DO CONSELHO TUTELAR TEM NOVO NÚMERO DE TELEFONE

O Conselho Tutelar tem um novo número de contato. Denúncias de violação dos direitos de alguma criança ou adolescente em Garanhuns ou nos distritos de São Pedro, Miracica ou Iratama podem ser feitas de forma anônima através dos telefones (87) 3761-6319 ou (87) 98137-2398 (Plantão). As denúncias serão investigadas cuidadosamente, observando a doutrina da Proteção Integral.


O Conselho Tutelar tem o intuito de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em seu território de atuação, conforme a Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A sede está localizada na Rua Dom José, nº 120, Centro. O órgão funciona das 8h às 18h, além de contar com um conselheiro de plantão durante 24h, todos os dias da semana.

GARANHUENSE CONCORRE AO TÍTULO DE MISS TEEN PERNAMBUCO 2017


A garanhuense Giovana Areias Pereira, 16 anos de idade, será a representante do município no Miss Teen Pernambuco 2017. O evento, que acontecerá no Recife, com data e local a serem definidos, reúne as jovens belezas de todas as microrregiões do Estado. No ano passado, Garanhuns ficou entre as 10 finalistas com a participação de Mariana Tâmara Amorim, de 14 anos de idade.

Entre os critérios avaliados pelo júri técnico do concurso estão a desenvoltura, a oratória e plástica facial. No dia da final, as candidatas desfilaram em traje de banho e traje de gala. A ganhadora representará Pernambuco no Miss Teen Brasil, que acontece no mês de outubro, em São Paulo (SP).

ATLETA GARANHUENSE VENCE CAMPEONATO XXI MAIS MAIS MASTERS DE NATAÇÃO


Garanhuns foi destaque mais uma vez na área de esportes. Durante o Campeonato XXI Mais Mais Masters de Natação, o nadador garanhuense, Fernando Sckaff, conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze representando a Associação de Nadadores Masters de Pernambuco e o Sesc Garanhuns. A vitória aconteceu em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 12 de março.

No campeonato, feito pela Associação Cearense Masters de Natação, o atleta voltou para casa com os títulos de primeira posição nos 50 metros no nado peito, primeira posição no revezamento 4X50 Crow (livre), primeira posição no revezamento 4x50 (misto) e bronze nos 100 metros medley. Fernando Sckaff recebe o apoio do Governo Municipal de Garanhuns por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.