segunda-feira, 6 de março de 2017

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES INTENSIFICA RECOLHIMENTO DE ANIMAIS


Diante do grande número de animais soltos em vias públicas do município, a Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, está intensificando os serviços de recolhimento. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o 9º Batalhão de Polícia Militar, o objetivo é atuar também em rodovias estaduais e federais que apresentem casos de animais errantes, a fim de promover maior segurança aos motoristas e pedestres.

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, 179 animais de grande porte foram apreendidos entre os meses de janeiro e fevereiro. Um número atípico que se deve ao grande abandono de animais por parte de seus proprietários em decorrência do período de estiagem, que acarreta em inúmeras dificuldades aos pecuaristas da região. Em 2017, através da adoção de cães, gatos e animais de grande porte, 81 animais albergados foram doados, graças à participação ativa dos munícipes.

 O serviço é feito por meio de rondas em áreas que apresentam um alto índice de animais abandonados e também do registro das denúncias feitas pela população.


Caso a população esteja interessada em realizar denúncias, tirar dúvidas ou fazer alguma sugestão o telefone de contato é: (87) 3762-7024, e está disponível sempre de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h00. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua Maria Bernadete Penante S/N, Manoel Camelo

MÊS DE MARÇO É DEDICADO À MULHER EM GARANHUNS


No dia 8 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Pensando nisso, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria da Mulher (Secmul), começou na última quinta-feira (2), uma série de ações alusivas à temática do gênero. As atividades, que vão até o dia 31 de março, abrangem a conscientização a respeito da valorização da mulher, por meio de palestras, rodas de conversa e comemorações. As ações terão participação de integrantes da OAB, Rotary Club e Polícia Militar. Além de visitas às instituições públicas e privadas.

Para dar início à semana, uma palestra com o tema “Empoderamento, Justiça e Equidade”, será ministrada em Ferreira Costa, para as funcionárias da loja. O momento acontece nesta segunda-feira (6), a partir das 16h e já faz parte da 7ª Semana da Justiça pela Paz em Casa que segue até sexta-feira (10). Durante esta ação, os casos de violência doméstica ganham celeridade e passam a ser prioridade entre os processos existentes na 1ª e na 2ª Varas Criminais, além de serem realizadas palestras e ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

Na terça-feira (7), às 19h, está programada, no Sesc Garanhuns, a cerimônia de abertura do Projeto Maria da Penha Vai à Escola 2017, que contará com a presença da secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro. Trinta escolas irão participar do projeto, que visa levar ao ambiente escolar a conscientização a respeito do enfrentamento à violência contra a mulher. Por meio de pesquisas, debates, produções de texto e apresentações, os professores trabalham, com os alunos e a comunidade, o assunto. A ação é uma parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). Na abertura, a professora Regina Célia ministrará uma palestra com o tema: “A educação como agente transformador de uma cultura machista e patriarcal em uma cultura de paz e equidade”.

Além desses eventos, a Secmul também traz outras ações durante o mês que homenageia a mulher. Entre elas, estão participações em instituições de ensino, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), comunidades quilombolas e órgãos da saúde.  No próximo domingo (12), a partir das 7h, também haverá uma caminhada idealizada pelos Caminhantes do Parque. 


O Projeto Movimento continua em atividade através de ações pontuais de divulgação dos serviços e do objetivo do trabalho da Secmul. A ação acontece por meio de uma abordagem direta com panfletagem em locais públicos e privados, onde uma equipe da Secretaria explica as formas de violência e os serviços que o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) oferece. Ações preventivas de enfrentamento à violência contra a mulher também serão feitas em parceria com a Polícia Militar, nos bairros de Garanhuns.

STR DE SALOÁ PROMOVE ATO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) do município de Saloá, promove nesta quarta-feira (08), um ato contra a aprovação da reforma da previdência que tramita no congresso nacional. A entidade irá realizar uma passeata e em seguida uma audiência pública nas dependências da câmara de vereadores de Saloá, a partir das 9h.

O presidente do STR, Sr. Zé do Padre, vem percorrendo junto com alguns vereadores, vários setores da sociedade convidando-os para o ato.

A concentração ocorrerá na sede da entidade, na rua Dom Expedito Lopes, ao lado do Fórum da cidade e da sede do Ministério Público, onde todos os presentes descerão em passeata até a praça São Vicente. 

GARANHUNS CONQUISTA TORNEIO PROMOVIDO PELO SESI/CARUARU



Com uma vitória de 3x2 sobre o Nova Era, de Caruaru, a Seleção de Futsal Feminino de Garanhuns conquistou na noite do último sábado, o título do Torneio SESI Caruaru. A competição reuniu as principais forças do Futsal Adulto Feminino do Agreste Pernambucano e foi disputada na Quadra do Serviço Social da Indústria (SESI).

Comandadas pelos professores Edson Barros, Paulo Bezerra e Fábio Caju, as meninas de Garanhuns além de conquistar o título, ainda trouxeram para a Cidade das Flores os troféus de artilheira da competição, e de Fair Play - que pode ser entendido como espírito esportivo, que abrange, além da ética, o respeito às regras, ao adversário, e ao colega - conquistado pela atleta Bibi.




A Equipe Garanhuense conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, e do SESC/Garanhuns.      

GOVERNO DO ESTADO NÃO ENTREGARÁ HOSPITAL DE GARANHUNS ESTE ANO

No programa de Governo apresentado aos pernambucanos em 2014 e registrado em cartório, Paulo Câmara prometeu construir um Hospital Geral de Cirurgias, na Região Metropolitana do Recife, o Hospital Geral do Sertão, em Serra Talhada, o Hospital da Mulher do São Francisco, em Petrolina, e o Hospital Regional Mestre Dominguinhos, aqui em Garanhuns. Porém, em entrevista, na última sexta-feira, o Governador informou que terminará o Hospital da Mulher de Caruaru e que terá condições de iniciar, apenas o Hospital Geral do Sertão, em 2018, com recursos captados das operações de crédito, e o Hospital da Mulher de Petrolina. Ainda em entrevista, ele afirmou que o Hospital de Garanhuns vai ficar para um segundo momento.

De acordo com Paulo Câmara, a crise econômica afetou o Governo e, por isso, não será possível executar algumas ações. Ele também disse que o momento é de priorizar qualidade ao invés de quantidade.


O projeto do Hospital Regional Mestre Dominguinhos pouco avançou desde o anúncio na campanha de 2014. Placas publicitárias chegaram a ser instaladas as margens da BR 423 (nas imediações do acesso do distrito de São Pedro), e especulações de que o terreno onde será instalada a Unidade Hospital foi paga pela Gestão Paulo Câmara, foram algumas das movimentações da futura ação governamental em Garanhuns.

COMPESA DIVULGA CALENDÁRIO DE ABASTECIMENTO DO MÊS DE MARÇO

O calendário do rodízio de abastecimento de água para o mês de março, aqui em Garanhuns, foi divulgado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O novo racionamento teve início no mês de fevereiro, com oito dias sem água e apenas um dia com.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), deve chover em nossa região neste mês de março e também em abril. A escassez de chuvas no Agreste pernambucano, consequência da seca na região, foi o motivo desse racionamento.

Confira abaixo o dia em que chegará água em seu bairro: