terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

​ MAPEAMENTO DE FEIRAS LIVRES ESTÁ SENDO REALIZADO EM GARANHUNS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns está realizando um mapeamento das seis feiras livres de maior porte realizadas na zona urbana. De acordo com o secretário João Paulo Sobral, “o objetivo é conhecer todo o funcionamento, os feirantes, quais produtos são disponibilizados e depois realizar ações de organização e higienização”.


A equipe com seis profissionais da própria Secretaria está visitando os locais de realização das feiras devidamente identificados. Atualmente, as maiores feiras de Garanhuns estão localizadas no Heliópolis (realizada às quintas-feiras), Boa Vista e Ceaga (sábados) e Severiano Moraes Filho - Cohab 1, Francisco Figueira - Cohab 2 e Magano (domingos). Após a coleta das informações, será elaborado um diagnóstico para a implementação de melhorias para os feirantes e clientes.

MULHERES COM DEFICIÊNCIA SERÃO BENEFICIADAS POR MEIO DE PARCERIA ENTRE SECRETARIAS MUNICIPAIS


O enfrentamento à violência contra a mulher com deficiência continua sendo pauta da Secretaria da Mulher (Secmul) de Garanhuns. Para discutir o assunto, uma reunião com o coordenador do Departamento de Acessibilidade e Políticas Continuadas, Humberto Granja Neto, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), foi realizada no final da manhã da última segunda-feira (20). Também estiveram presentes no encontro, as supervisoras de programas e projetos sociais, Gleslany Lima e Vanessa Holanda.

A psicóloga da Secmul e coordenadora do projeto, Walkiria Alves, destacou os benefícios que essa parceria pode trazer. “É fundamental, porque muitas mulheres que atendemos aqui são encaminhadas para lá, com o intuito de serem beneficiadas com os programas que a pasta oferece. Da mesma forma, as mulheres que já participam dos programas podem ser encaminhadas para cá quando precisam dos serviços que nós oferecemos. No caso da mulher com deficiência, essa união é muito importante porque teremos acesso a elas e vamos poder informá-las a respeito do nosso serviço”, finaliza.


“Essa proposta nos foi trazida pela Secmul e é muito bem-vinda. Pretendemos dar início o mais rápido possível. O nosso objetivo é encontrar uma forma de auxiliar às mulheres com deficiência, por meio do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e visitas aos Cras e Creas. Além de passar uma conscientização a essas cidadãs, que às vezes, não conhecem seus próprios direitos na sociedade”, comenta Humberto.

SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2017


A Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns divulgou a programação completa do Carnaval de Garanhuns 2017. A festa, que será realizada de 24 a 27 deste mês, evidenciará ritmos como o afoxé, maracatu, frevo, caboclinho e samba. Este ano a novidade é que, além dos bairros Boa Vista e Magano, também será inserido o Parque Musical, que terá apresentações de artistas interpretando músicas mais intimistas para quem escolheu Garanhuns como local de descanso da folia carnavalesca, mas não quer deixar de fazer parte da festa. O novo polo estará localizado no Parque Euclides Dourado e funcionará junto com a Feira no Parque. Toda a programação é gratuita e diurna.

O Polo Magano terá shows a partir das 13h30 no sábado (25) com Evaristo e Banda, Grupo Folclórico Pé na Roça, Grupo Carnavalesco do Caluete, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha e Astúcia do Samba. No domingo (26), no mesmo local, a partir das 14h, se apresentam Contagiantes do Passo, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha - junto com grupos carnavalescos do Cras Heliópolis e Iati, encerrando com Belinha Lisboa.

Já a segunda (27), a partir das 13h30, será de festa no Bairro Boa Vista com Legião Brasileira do Samba, Orquestra do Boneco Doido e Jeguinha Pocotó, Grupo Folclórico Pé na Roça, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha e Banda Makette Brasil. A terça de Carnaval começa às 14h no mesmo bairro com Orquestra Metais no Frevo Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha - junto com grupos carnavalescos do Cras Heliópolis e Iati; e Kiara Ribeiro.

Durante os quatro dias haverá programação no Parque Euclides Dourado com o Parque Musical, sempre das 14h às 17h. A cada dia um ritmo será evidenciado pelos músicos que fazem parte da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. No sábado, será a vez de MPB e anos 80, com David Meneses e Josué Albuquerque; domingo tem Forró Pé-de-serra com Cláudio José, Tista e Kaká. Segunda-feira, os músicos Marcos Cabral, Lourinho, Fábio Alladin, John Arislan e Sérgio Marcus garantem sons de Jazz e Blues. A finalização da primeira edição do Parque Musical será com o repertório de Gerci Gomes, com músicas de Pop Rock Acústico.


Para tornar ainda mais atrativo o novo polo da folia, haverá outra edição da Feira no Parque, com cerca de 20 estandes confirmados. O espaço, montado no Parque Euclides Dourado, oferece artesanato, plantas, gastronomia e guloseimas a exemplo de brigadeiros gourmet, bolo no pote e na casquinha de sorvete, só para citar alguns. O horário de funcionamento da Feira no Parque será diverso, no sábado, das 14h às 19h; domingo, das 9h às 19h; segunda-feira, das 10 às 19h; e na terça das 10h às 17h. 

PREFEITURA LANÇA CONVOCATÓRIA PARA O VIVA DOMINGUINHOS


A quarta edição do Viva Dominguinhos já está sendo preparada pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns. A convocatória para a seleção de propostas que poderão compor a programação do evento foi publicada no Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta segunda-feira (20). As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de março presencialmente ou via Correios.
A convocatória define alguns detalhes para quem deseja submeter a inscrição. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas que devem comprovar com fotos, CDs, filmagens, releases, matérias em jornais, declarações de órgãos públicos, associações comunitárias ou culturais entre outras documentações a atuação como artista, há pelo menos seis meses.
Para a inscrição presencial, o proponente deve se dirigir, de segunda à sexta-feira, no horário das 9h às 13h, até a sede da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, situada no Centro Administrativo Municipal Arlinda da Mota Valença, à Rua Joaquim Távora, S/N, Heliópolis. Para envio via Correios, basta encaminhar a documentação para este mesmo endereço, com postagem até às 17h do dia 08 de março. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento.

Após o período de inscrições, as propostas serão submetidas à avaliação por parte da Secretaria de Turismo e Cultura, com resultados divulgados no site institucional, até 20 dias após o encerramento das inscrições. O edital completo está disponível nos sites www.garanhuns.pe.gov.brwww.diariomunicipal.com.br