quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

HORÁRIO DE VERÃO ACABA NESTE SÁBADO (18)


A partir da meia-noite deste sábado (18) o horário de verão será encerrado. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em dez Estados. A medida, que teve início no dia 16 de outubro de 2016, mudou os ponteiros nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, além do DF.


Os estados das regiões Norte e Nordeste não aderem o horário de verão porque estão próximos da linha do Equador e a mudança não faria nenhum efeito prático para estes locais.

PARQUE EUCLIDES DOURADO RECEBE APRESENTAÇÕES MUSICAIS NESTE FINAL DE SEMANA



Pela primeira vez este ano, o projeto Florescendo Artes irá contar com apresentações musicais no Parque Euclides Dourado. O evento é promovido pela Agreste Musical, Instituto Musical AF&J e Marino Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. O Florescendo Artes tem acesso gratuito.

A partir das 15h, os grupos Black In Blues, Us Cafuçu e os guitarristas Diego de Carvalho e Chrys Raphael irão se apresentar para o público. Ainda haverá espaço para pessoas que também queiram participar. “O palco é aberto com instrumentos e equipamentos à disposição daqueles que quiserem participar do evento, seja na música, teatro, poesias ou outras manifestações culturais”, registra Sandra Barros, que ao lado de Valdir Marino e de Joãozinho Sousa, assina o projeto.

Durante o ano de 2016, o Florescendo Artes teve 12 edições. Além do Parque Euclides Dourado, a iniciativa também já foi realizada durante o projeto Colmeia do Sesc de Garanhuns, na Pracinha Gastrô e no Castelo das Artes, dentro do Natal Luz de Garanhuns.

PREFEITURA DE GARANHUNS INFORMA SOBRE PONTO FACULTATIVO NO FERIADO DO CARNAVAL


A Prefeitura de Garanhuns informou, por meio de nota e do decreto 010/2017 que vai ser publicado na edição do Diário Oficial dos Municípios/AMUPE desta quinta-feira (16), que os dias 27 de fevereiro (segunda-feira) e 1º de março (quarta-feira), época de carnaval, serão de ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Os serviços de saúde como SAMU e Caps 24 Horas, bem como a limpeza urbana funcionarão normalmente.

NOME DE EMPRESAS ENVOLVIDAS EM CARTEL É DIVULGADO PELA POLÍCIA FEDERAL


Durante quatro anos, um cartel formado por empresas laranjas drenou recursos de dez prefeituras do interior de Pernambuco, onde quatro agiam no Agreste Meridional. O suposto esquema criminoso foi exposto, na última quarta-feira (15), pela Polícia Federal, após uma investigação que durou oito meses. Batizada de Cosa Nostra, a operação revelou desvio de verba pública e fraude em licitações, de saúde à terraplenagem.

Desde 2013, início dos últimos mandatos municipais, o esquema foi montado e funcionou, principalmente, em Agrestina, se estendendo para outras cidades na sequência. Estima-­se que os contratos firmados entre as empresas e as prefeituras somem mais de R$ 100 milhões. Apesar do estágio avançado da apuração, a Justiça Federal negou todos os pedidos de prisão feitos pela PF e somente oito pessoas foram indiciadas. Elas são suspeitas de participação nos crimes de responsabilidade fiscal, corrupção ativa e passiva e fraude em contratação.

O superintendente da PF, Marcello Diniz Cordeiro, apresentou os resultados da ação, que deve ter desdobramentos. A investigação aponta que existem dois cabeças no caso: o prefeito de Agrestina, Thiago Lucena (PMDB), e seu secretário de articulação política, Márcio Avelar Pimentel. O ponto que desfiou o novelo da investigação foi a denúncia de um vereador de um dos Municípios investigados, mesmo o Tribunal de Contas do Estado tendo feito uma auditoria nas contas da Prefeitura de Agrestina.


Na prática, o processo fraudulento envolveu seis empresas, registradas no nome de parentes ou pessoas próximas do secretário de Agrestina. Chamou atenção, para a PF, o fato de empresas que prestavam serviços para a prefeitura terem sido abertas justamente após a posse do Prefeito e vencerem licitações 15 dias após a posse. Uma delas, inclusive, tinha apenas um funcionário, filho do secretário e chefe do gabinete do prefeito, e não teria capacidade técnica para prestar o serviço de locação de equipamentos e transporte escolar. "Há uma mescla nas atividades", explicou o superintendente da PF. Segundo ele, algumas companhias cumpriram o trabalho ao qual se propuseram, mas não na escala em que foram contratadas. Uma delas, por exemplo, havia assinado licitação para transporte escolar, mas os veículos não tinham sequer registro no Detran.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Agrestina, Caruaru, Garanhuns e São João. Os três últimos municípios não fazem parte do suposto esquema: são locais de moradia de integrantes do cartel e de sedes de empresas.

(Fonte e Fotos: JC Online )

JANEIRO APRESENTOU UM NOVO RECORDE DE VIOLÊNCIA EM PERNAMBUCO

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS) foram registrados 479 assassinatos, apenas no primeiro mês do ano. O número é o maior dos últimos dez anos e, consequentemente, a maior quantidade de mortes da história do programa Pacto pela Vida. Os dados foram divulgados na noite desta quarta-feira (15) pela SDS.

A capital pernambucana foi a cidade com maior número de homicídios. Contabilizando 70. Uma média de duas mortes por dia. Jaboatão dos Guararapes ficou em segundo lugar, com 30 assassinatos registrados no último mês. Paulista teve 23 registros, seguido de Caruaru, no Agreste com 21 mortes. E em Garanhuns não é diferente, a violência aumenta a cada dia. Até o momento, a cidade já registrou o assassinato de dez pessoas.


Em dezembro do ano passado, a SDS já havia contabilizado um recorde de homicídios da história. Foram 472. Um mês depois, a estatística já foi superada, pondo, novamente em xeque o trabalho da segurança pública em Pernambuco. Em média, 16 pessoas foram mortas por dia em janeiro.