quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

PONTOS DE MONITORAMENTO ESTÃO SENDO INSTALADOS EM 20 LOCAIS ESTRATÉGICOS DE GARANHUNS


Como forma de colaborar com a segurança nas vias públicas e obter um controle sistemático da cidade, está em andamento em Garanhuns o processo de instalação de câmeras de monitoramento. Os postes estão sendo posicionados em pontos estratégicos a exemplo de vias públicas, terminais de ônibus e acessos das rodovias federais e estaduais para o município. O trabalho realizado pela Secretaria de Planejamento faz parte do projeto Conecta Garanhuns, que integrará em rede todos os serviços e dados internos da Prefeitura para promover maior controle e gerenciamento. Após a instalação dos postes, serão colocadas as câmeras e ativada a Central de Monitoramento, sob fiscalização da Autarquia Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito.


Dez pontos já começaram a receber os postes, entre eles a Rua Nilo Correia de Melo, na Boa Vista; a Rua Dom José, nas proximidades da Praça Dom Pedro II; a Avenida Santo Antônio, em frente à Catedral e à Igreja Assembleia de Deus; o Parque Euclides Dourado  e a Rua da Liberdade. Outros três locais já contemplados foram a Avenida Duque de Caxias, a Avenida Caruaru e a Praça Tavares Correia (Relógio de Flores). Para os próximos meses estão planejadas as instalações em outras localidades a exemplo da Boa Vista, Francisco Figueira, Centro e Heliópolis. De acordo com José Augusto Branco, gerente de Tecnologia da Informação, ligado à Secretaria de Planejamento, as câmeras devem funcionar nos próximos quatro meses.

AÇÃO “SEXTA SEM AEDES” LEVA CONSCIENTIZAÇÃO À POPULAÇÃO DE GARANHUNS

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (10), a ação “Sexta sem Aedes”.  O objetivo da iniciativa, que segue as recomendações da campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar”, lançada pelo Ministério da Saúde, é conscientizar a população acerca das consequências da dengue, chikungunya e zika vírus. Em Garanhuns, o cronograma, foi desenvolvido para atender os bairros através do serviço dos agentes de endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PNCD-GUS) em parceria com a Atenção Básica.

A ideia é de que os profissionais da Secretaria possam ir a campo, buscando conscientizar por meio de ações educativas e do controle químico do Aedes aegypti. Os coordenadores do Programa de Controle da Dengue e de Vigilância Epidemiológica, Cilene Espinhara, Anilson Leite e Sísia Melo, também vão  se reunir com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) abordando a temática da campanha e enfatizando o combate ao Aedes aegypti para que eles possam trabalhar o tema nas residências e escolas de cada localidade. Ao todo, 14 bairros receberão as atividades até junho deste ano; a ordem de visitação foi determinada de acordo com os locais que apresentaram maior número no Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes Aegypti (LIRAa).

O trabalho dos agentes de endemias ocorrerá também em parceria com uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, de forma que eles possam identificar os possíveis focos do mosquito, a exemplo de terrenos baldios e áreas que possam acumular metralhas e lixo.


O cronograma seguirá uma frequência semanal, tendo início nesta sexta-feira (10), quando a equipe visitará a Escola São Cristóvão, no bairro Liberdade. Já na próxima semana, no dia 17, a ação será realizada na Escola Silvino Almeida, no bairro Manoel Chéu. No dia 03 de março as Escolas Aderbal Jurema e Luiz Tenório, no bairro Indiano recebem as atividades. Já no dia 10 de março é a vez da Escola de Referência em Ensino Médio Virgem do Socorro, localizada na Cohab I. O bairro Boa Vista recebe a ação no dia 17 de março, nas escolas Letácio de Brito, João da Mata e São Francisco de Assis. No dia 24 de março é a vez do bairro São José, incluindo as escolas Giselda Vieira Belo, Elisa Coelho e Professor Jerônimo Gueiros. Completando as atividades do mês, no dia 31 de março, o bairro Francisco do Santos Figueira (Cohab II), receberá as ações nas Escolas Simoa Gomes e Padre Dehon. As atividades serão realizadas sempre em horário matutino e seguem até o mês de junho.

ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE AULA DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES

No próximo domingo (12), a Secretaria de Assistência Social de Garanhuns promove, em parceria com o nono Batalhão de Polícia Militar e a Academia de Ginástica Duo, uma aula especial de defesa pessoal para mulheres. O evento acontece das 9h às 11h, na quadra do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença (CMA) – não há inscrição prévia; as interessadas, maiores de 18 anos de idade, devem ir diretamente ao local e no horário indicados.

Na oportunidade, as participantes receberão dicas de como agir em situações de risco de violência. “Elas acompanharão, por uma equipe profissionalizada, orientações válidas para o dia a dia. Diante dos índices de violência, é uma forma de elas terem noções de como agir e reagir em casos específicos” adianta o professor de karatê e integrante da equipe de oficinas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Magano, Eguinaldo Silvestre.


As mulheres assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do bairro Magano, e de outros Cras’s do município, também estão sendo convidadas para participar da aula.

ANIVERSÁRIO DE DOMINGUINHOS SERÁ COMEMORADO AO SOM DE SANFONAS EM PARQUE DE GARANHUNS


O dia 12 de fevereiro está marcado na história dos pernambucanos, especialmente dos garanhuenses. Nesta data, em 1941, nasceu José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, filho ilustre de Garanhuns e que conquistou o mundo com um instrumento no peito e muita criatividade nas canções que entoou com orgulho. Para comemorar a data, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura, realizará uma edição especial da Roda de Sanfona e da Feira no Parque, ambas marcadas para este domingo (12), no Parque Euclides Dourado. A programação ainda tem a participação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo que já preparou um repertório totalmente baseado no mais tradicional pé-de-serra.


Das 9h às 19h do domingo, visitantes e moradores podem conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos disponíveis na Feira do Parque, que funciona excepcionalmente neste dia. As apresentações da Roda de Sanfona ocorrem das 14h às 18h também no Parque Euclides Dourado. Enquanto os músicos da Orquestra Sinfônica tocam a base com o triângulo, a zabumba e a sanfona, outros 20 sanfoneiros, em média, se apresentam um após o outro. É música ininterrupta e de boa qualidade totalmente gratuita para celebrar os 76 anos de nascimento de Dominguinhos.