quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PERCENTUAL DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI DIMINUI EM GARANHUNS

Foto: Secretaria de Comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Combate à Dengue (PNCD-GUS), divulgou os números do Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes Aegypti (LIRAa). O índice geral de 7,9% aponta que houve uma redução no percentual de infestação na cidade. Este número segue uma tendência de decréscimo anual, apresentando uma porcentagem bem menor do que o obtido no ano passado, quando o índice foi de 9,3% registrado no primeiro LIRAa. Os números estão ligados à quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, encontrados em pesquisa amostral.

Porém, mesmo com essa queda, alguns bairros apresentaram um índice de infestação expressivo, como os bairros de Heliópolis, com 12,5% e São José, com 9,3%. Com isso, a Prefeitura Municipal de Garanhuns adotou algumas medidas para reduzir esse percentual, entre elas destacam-se a distribuição de peixes ornamentais da espécie Poecilia reticulata, conhecidos como “guppy” ou “barrigudinho”, já que eles se alimentam das larvas do mosquito. Estes peixes serão estrategicamente distribuídos para a comunidade para serem colocados em caixas d’água desprovidas de tampas, bem como tonéis, tanques e outros depósitos que estejam na mesma situação.



DIRETOR E VICE-DIRETOR DO CAMPI DA UPE FORAM EMPOSSADOS

Foto: Marcelo Jorge
Com a presença de professores, funcionários da UPE e parcela significativa da sociedade local, foi empossada a nova diretoria da UPE Garanhuns. A cerimônia foi conduzida pelo Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Pedro Falcão, juntamente com o diretor pró-tempores campi da UPE em Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, professor Henrique Carneiro.

Assumiram os cargos de diretor e vice-diretor a professora Rosângela Estevão Alves Falcão e o professor Adauto Trigueiro de Almeida Filho, respectivamente, que serão os gestores durante o quadriênio 2017/2020.

A solenidade de posse aconteceu na Vitória Recepções, que fica na Rua Dr. José Mariano, s/n - Santo Antônio, Garanhuns.

O evento foi aberto ao público





ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE GARANHUNS JÁ TEM LOCAL DEFINIDO PELO GOVERNO

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação, definiu a área que abrigará as instalações da nova Escola Técnica Estadual (ETE) de Garanhuns.

De acordo com informações a gestora da Gerência Regional de Educação, Adelma Elias informou que os procedimentos burocráticos para liberar o espaço de pouco mais de 12 mil metros quadrados já foram concluídos. A fase seguinte será a edificação da escola, que ainda não tem data definida, mas a previsão é de aconteça ainda este ano.

A ETE Garanhuns seguirá um modelo padrão adotado pelo Governo do Estado e poderá atender até 1.300 alunos. As obras, já licitadas e orçadas em cerca de R$11 milhões, contarão com 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, oito laboratórios e quadra poliesportiva, além da área de convivência e refeitórios.


A escola será no espaço que atualmente comporta o Parque de Exposições de Animais Senador Paulo Guerra