terça-feira, 24 de janeiro de 2017

BRINQUEDOTECA DO HOSPITAL DOM MOURA ABRE INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS

O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) abriu inscrições para voluntários se inscreverem na brinquedoteca do setor da pediatria, que foi inaugurada em setembro, em parceria com o Lions Clube Cidade das Flores.

A brinquedoteca tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, a minimização do sofrimento e a otimização de atividades durante o tempo de internamento de crianças e adolescentes atendidos na Pediatria do HRDM e dos seus familiares.

Para fazer parte do Grupo de Apoio a Pediatria (GAP) é necessário: Ser maior de 18 anos; ter completado o Ensino fundamental I (antiga 4ª Série); não estar exercendo cargo político; ter disponibilidade de no mínimo 03 horas semanais consecutivas e identificar-se com os objetivos do GAP – HRDM.


As inscrições seguem até o dia 31 de janeiro e pode ser feita na Residência Multiprofissional do HRDM, aberta de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e 14h às 17h.


ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE PAPELÃO E MATERIAL REAPROVEITÁVEL SERÁ REESTRUTURADA

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), representantes da Associação de Catadores de Papelão e Material Reaproveitável Nova Vida (ASNOV), se reuniram na última sexta-feira (20) com o objetivo de retomar o apoio à associação para reestruturação da instituição.  O apoio está sendo executado por meio de ações buscando o desenvolvimento sustentável e econômico, através de articulação entre a associação e algumas empresas do município que descartam materiais recicláveis.


Entre as várias estratégias desenvolvidas, foi idealizado um brechó solidário com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição. O momento será realizado no dia 03 de fevereiro no Largo do Colunata, onde a população poderá doar roupas e sapatos usados ou até mesmo comprar produtos durante o brechó. Além disso, quem quiser ajudar a Asnov por meio dos materiais recicláveis pode realizar doações na Farmácia Rui Barbosa, localizada na avenida homônima, nº 682, no Centro.

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS COMPLETA 116 ANOS

      (Foto: Portal Leia Já)
A Academia Pernambucana de Letras comemora, nesta quinta-feira (26), às 20h, os 116 anos de fundação da casa. Na comemoração será realizada a entrega dos Prêmios Literários de 2016, e o lançamento da Revista nº45 da APL, sob a presidência da escritora e desembargadora emérita do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Margarida Cantarelli.

O acervo da Academia contempla objetos de época como mobiliário e louças, além de uma vasta pinacoteca com pinturas assinadas por artistas pernambucanos de vários estilos, inclusive imagens que retratam o Barão Rodrigues Mendes, rico comerciante português, que adquiriu o solar em torno do ano de 1863.


A academia está localizada na Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças, em Recife, Capital de Pernambuco.  

GRAVADOR DE ÁUDIO DE AVIÃO QUE LEVAVA TEORI NÃO INDICA ANORMALIDADE

 (Foto: Agência Força Aérea)

Uma análise preliminar dos dados recuperados do gravador de áudio do avião que caiu no mar de Paraty matando o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki aponta que não houve anormalidade nos sistemas da aeronave antes do acidente da semana passada, afirmou nesta terça-feira (24) o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

"O chip de memória do gravador de voz da cabine do avião está sendo avaliado por uma equipe do laboratório de leitura e análise de dados de gravadores de voo (Labdata) do Cenipa. Em uma análise preliminar, os dados extraídos não apontam qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave", disse a Força Aérea Brasileira (FAB) em comunicado.

De acordo com o coronel Marcelo Moreno, chefe da divisão de operações do Cenipa, o equipamento conhecido como caixa-preta gravou os últimos 30 minutos de áudio do voo, incluindo sons importantes para a investigação do acidente além das vozes.

O gravador de áudio foi encontrado por mergulhadores da Marinha na tarde da sexta-feira, um dia após a queda do avião PR-SOM que levava o ministro do STF Teori Zavascki e mais quatro pessoas. O Cenipa conseguiu extrair com sucesso os dados da caixa-preta apesar de o aparelho ter sido danificado pela água salgada do mar.


Além da recuperação da caixa-preta, uma empresa contratada pelo Grupo Emiliano, proprietário do avião, já retirou os destroços da aeronave do mar de Paraty. O material seria levado ao Rio de Janeiro para ser periciado e analisado na base aérea do Galeão.

PROUNI E FIES TÊM DATAS ALTERADAS PELO MEC

Estudantes que pretendem se candidatar ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), terão que esperar mais um dia para realizar a sua inscrição. Devido a motivos técnicos, o Ministério da Educação (MEC) informou que o atraso será para garantir a operação plena do sistema nos dias de inscrição. Anteriormente, o ProUni começaria no dia 30 deste mês, e o Fies no dia 6 de fevereiro.

Agora, as inscrições para o ProUni estarão disponíveis do dia 31 de janeiro a 3 de fevereiro, enquanto que as do Fies ocorrerão de 7 a 10 de fevereiro. O calendário dos programas havia sido divulgado juntamente com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, no dia 18 de janeiro.

ProUni
Estudantes que não tenham diploma de curso superior e que tenham feito o Enem 2016, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação, poderão se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados também precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Para concorrer, o candidato deve ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, desde que tenha obtido média superior a 450 e não ter tirado zero na redação.

COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O SISU 2017

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta terça-feira (24).  A consulta pode ser feita no site do Sisu por curso, instituição de ensino ou município. Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O resultado será divulgado no próximo dia 30. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia as notas de corte de cada curso, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.


As inscrições seguem até o dia 27 de janeiro

RELÍQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS CHEGA EM GARANHUNS


A Diocese de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, recebeu na manhã desta terça-feira (24), a relíquia de São Francisco de Assis, que está peregrinando por todo o Brasil. O pedacinho do osso da perna do santo tem menos de um centímetro, porém, para os católicos e devotos do santo, seu valor espiritual é imenso.

São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Ele era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Deus concedeu para São Francisco de Assis o dom da profecia e dos milagres.

Quando ele pedia esmolas, com o objetivo de restaurar a igreja de São Damião, ele falava: "Um dia haverá ali um convento de religiosas, em cujo nome se glorificará o senhor e a igreja". A profecia se confirmou após cinco anos com Santa Clara e suas religiosas ao curar, com um beijo, o câncer que havia desfigurado o rosto de um homem.

Abaixo você confere uma programação especial, para esta terça-feira

09h - Chegada da Relíquia e Imagem a Fraternidade Rosa Mística, na rua Ary Barroso, 210, ao lado do Balão Som.

12h - Translado da Fraternidade Rosa Mística para a Fraternidade Rainha dos Anjos onde ficará até as 18h

18h - Retorno para a Fraternidade Rosa Mística.

19h - Procissão da Relíquia e Imagem para a Catedral, onde será Celebrada uma Missa, em honra a Nosso Senhor Jesus Cristo, e por amor à São Francisco de Assis.

Após a Missa, retorno à Fraternidade Rosa Mística com a Relíquia e Imagem, para a Adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar e a Relíquia de São Francisco se Assis, permanecendo até à meia-noite.


Na quarta-feira (25), a relíquia seguirá, para a Fraternidade de São Luiz Rei da França na cidade de Pesqueira, para continuar a sua peregrinação pelo Brasil.