quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

MEC DIVULGA CURSOS E INSTITUIÇÕES COM VAGAS NO SISU

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (19) os cursos e instituições públicas de ensino superior que oferecem vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Quem fez o Enem 2016 pode consultar as 283 mil vagas disponíveis na página do Sisu. O número de vagas é 4% maior que no ano passado. Já a inscrição no programa será entre os dias 24 e 27 de janeiro.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio foram divulgadas na última quarta-feira e podem ser acessadas no site 'participante do Enem'. A nota também é usada para disputar uma vaga nos programas federais Prouni, Sisu e Fies.

O Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública para discutir mudanças no Enem. A intenção é estudar a possibilidade de que a prova seja feita toda em computador e não em papel com é hoje e de reduzir de dois para um dia o tempo de aplicação das provas do Enem, como explicou o ministro Mendonça Filho.


Segundo ele, a redução da aplicação do Enem para apenas um dia pode ocorrer ainda neste ano. A consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio ficará aberta até o dia 10 de fevereiro e qualquer cidadão pode opinar na página do InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

DIEGO SOUZA É CONVOCADO PARA AMISTOSO DA SELEÇÃO

Depois de 16 anos o Sport volta a ter um jogador da sua equipe principal convocado para a Seleção Brasileira. O meia Diego Souza integrará o grupo chamado por Tite para a disputa do amistoso contra a Colômbia, em homenagem a Chapecoense. Por não ser uma data FIFA, o treinador brasileiro só pôde chamar atletas que atuam no Brasil.

Diego Souza, na verdade, retorna a Seleção Brasileira. Em 2009, o atleta já havia defendido o Brasil em jogo contra a Bolívia, em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Na ocasião, a equipe ainda era comandada por Dunga e o atual camisa 87 do Sport defendia o Palmeiras. Além disso, Diego também já passou pelas categorias de base da seleção. Na convocação foi chamado como atacante. O último atleta a atuar no rubro-negro e receber a oportunidade de defender o Brasil foi o meia Leomar, convocado em 2001, por Emerson Leão.

O último jogador a ser convocado em Pernambuco para a Seleção Brasileira havia sido o lateral Douglas Santos, do Náutico, em 2013.

O Jogo da Amizade terá sua renda revertida para as famílias das vítimas do acidente da Chapecoense, e acontece no dia 25 de janeiro, às 21h45, no Engenhão.

Confira abaixo a lista completa dos jogadores escalados:

Goleiros:
Alex Muralha
Danilo Fernandes
Weverton

Laterais:
Fagner
Marcos Rocha
Jorge
Fábio Santos

Zagueiros:
Geromel
Luan Garcia
Rodrigo Caio
Vitor Hugo

Meias:
Camilo
Diego
Gustavo Scarpa
Henrique
Lucas Lima
Rodriguinho
Walace
Willian Arão

Atacantes:
Diego Souza
Dudu
Luan

Robinho

TEORI ZAVASCKI, RELATOR DA LAVA JATO NO STF, MORRE EM ACIDENTE AÉREO

Foto: Agência Reuters)

O ministro Teori Zavascki, que tinha 68 anos, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), morreu nesta quinta-feira (19) em um acidente aéreo perto de Paraty, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.

A Marinha informou que 50 militares e três embarcações estavam envolvidos nas buscas, além de barcos pesqueiros e da equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, que disse que chovia muito no local do acidente e que tinham conseguido visualizar três vítimas presas no avião, que se encontrava submerso, sem identificá-las.

O avião Hawker Beechcraft, que tinha capacidade para sete passageiros, era um modelo C90GT e pertencia ao grupo Emiliano.

Como relator da Lava Jato, Teori, era responsável por autorizar ações contra pessoas com foro privilegiado, como políticos.

Era esperado que o ministro decidisse em fevereiro se homologaria ou não o acordo de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht. O acordo é apontado como tendo potencial explosivo para boa parte da classe política que teve o nome citado pelos executivos da empreiteira.


Teori se tornou ministro do Supremo em novembro de 2012 e a relatoria da Lava Jato é o caso mais proeminente assumido por ele desde que chegou à corte.