terça-feira, 17 de janeiro de 2017

SECA PROVOCA COLAPSO DA BARRAGEM BREJÃO QUE ATENDE A CIDADE DE BEZERROS

A estiagem prolongada que assola o Nordeste, em especial a região Agreste, provocou o colapso da Barragem Brejão, localizada no município de Sairé e responsável pelo abastecimento da cidade de Bezerros. Com apenas 5% da capacidade total da barragem, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) só tem condições operacionais para explorar 35 litros/água por segundo, volume suficiente para atender as estações de abastecimento tipo chafariz que serão disponibilizadas a partir desta terça-feira (17) em pontos estratégicos da cidade. O abastecimento alterativo contará inicialmente com seis pontos e os demais serão construídos e instalados até o final deste mês. Antes do colapso da barragem, que tem a capacidade de acumular 1,6 milhão de metros cúbicos, a companhia conseguia retirar 85 litros/segundo para o atendimento do último calendário estabelecido para a cidade.

Segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, a Compesa adotou  um rigoroso controle da água disponível, a fim de  garantir a sobrevida da barragem e com isso estender o máximo possível o atendimento à população pela rede de distribuição.


Na última sexta-feira (13), para socorrer Bezerros, o governador Paulo Câmara esteve no município e assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 2 milhões para  o início da  obra de Transposição do Rio Sirinhaém para a Barragem de Brejão, que irá ofertar uma vazão 110 litros/segundo, dentro de cinco meses.


Até o final de 2017, está previsto modernizar e ampliar a capacidade de tratamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Bezerros, de 160 litros por segundo para 370 l/s. No total, serão investidos R$ 9 milhões, recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Compesa.
(Fonte e foto: Compesa)

CELPE DISPONIBILIZA NOVO NÚMERO DE SMS GRATUITO PARA CLIENTE

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou para os clientes o novo número, exclusivo para o envio de SMS, em caso de falta de energia elétrica. O serviço exige que o cliente informe, na mensagem de SMS, através do número 26560, apenas o número da conta-contrato disponível na conta de energia.
                 
Ainda nos próximos meses, a empresa também disponibilizará aos mais de 3,5 milhões de clientes um aplicativo para smartphones. Por meio da nova ferramenta, será possível informar interrupções no fornecimento, além de solicitar outros serviços comerciais e operacionais como religação de energia e segunda via da conta. Além de manter à disposição dos consumidores outros canais de relacionamento como o teleatendimento 116 e a agência virtual.

SECRETARIA DA MULHER REALIZA PLANEJAMENTO DE PROJETOS

Durante os dois primeiros meses do ano de 2017, a Secretaria da Mulher (Secmul) se reunirá com equipes de outras pastas para reafirmação de parcerias que deram bons resultados durante a gestão anterior, além da criação de novos projetos ligados à mulher, de acordo com o que cada secretaria pode oferecer. 

Por enquanto, a Secmul já se encontrou com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT); Procuradoria; Secretarias de Finanças; Administração; Educação e com a equipe de comando da Polícia Militar. Porém, reuniões com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Assistência Social e Direitos Humanos; e de Saúde já estão sendo providenciadas.  Além da Polícia Civil.
O projeto Maria da Penha vai à Escola, que foi lançado no ano de 2015, é iniciativa da Secmul e apresentou um resultado muito satisfatório. Essa ação é realizada em parceria com a Secretaria de Educação (antiga Secretaria de Educação e Esportes). Este projeto leva a conscientização a respeito da violência de gênero para as escolas municipais de Garanhuns, por meio de discussões e debates entre alunos e professores, visando também a participação da comunidade.
(Foto: Secretaria da Mulher de Garanhuns)

FESTA RELIGIOSA RECEBE GRUPO DE VIOLÕES DO CRAS HELIÓPOLIS, NO AGRESTE

O grupo de violões do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Heliópolis, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, se apresentou no último domingo (15), durante a Festa de São Sebastião, no bairro Boa Vista. O evento aconteceu em celebração ao dia dedicado ao santo da Igreja Católica, que é comemorado na próxima sexta-feira (20).

Ainda na programação da Festa de São Sebastião, o pastoril do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Boa Vista, se apresentou nesta desta terça-feira (17), às 20h.
(Foto: Daniela Batista)

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PREMIO SESC DE LITERATURA

O concurso que identifica escritores inéditos, donos de obras com qualidade literária para edição e circulação nacional está de volta.

As inscrições seguem até o dia 17 de fevereiro, e os candidatos podem concorrer nas categorias Conto e Romance. Os vencedores têm suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares.

O autor poderá concorrer nas duas categorias, porém suas obras não podem ser publicadas antes do concurso, inclusive em plataforma online. Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação das comissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários definidos pelo Sesc. 

Os vencedores serão anunciados no mês de junho.


Você pode conferir o edital do concurso clicando neste link: http://www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc