terça-feira, 12 de dezembro de 2017

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DE PERNAMBUCO EM 2017 JÁ FOI DIVULGADO PELO TCE


Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado mostra uma evolução no nível de transparência dos municípios pernambucanos em 2017, em comparação aos números do ano passado.

O estudo, que desde 2015 é realizado anualmente, foi elaborado a partir de um diagnóstico dos portais de transparência das 184 prefeituras do estado, feito entre os meses de maio e novembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITM- PE),  que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com esta pontuação, a classificação é definida em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

Segundo o levantamento, o número de prefeituras enquadradas nos níveis Desejado e Moderado de transparência aumentou, passando de 79 em 2016 para 101 este ano. 55 municípios (30%) ampliaram o seu nível de transparência, 92 (50%) permaneceram na mesma situação do ano passado e 36 (20%) apresentaram uma diminuição no índice. Recife e Jaboatão dos Guararapes foram as únicas que alcançaram o nível Desejado de transparência.

RANKING – Nestes cálculos, Garanhuns ocupou uma das 10 melhores posições, no índice de transparência. Além do nosso município, que ocupa a terceira colocação, com um nível moderado, estão na lista Recife e Jaboatão dos Guararapes, Gravatá, Brejinho, João Alfredo, Calçado, Olinda, Cabrobó e Taquaritinga do Norte.

O levantamento encontra-se disponível na página eletrônica do TCE: www.tce.pe.gov.br/internet/index.php/estudos-e-levantamentos-novo


Nível de transparência dos municípios pernambucanos em 2017: tce.pe.gov.br/indicedetransparencia2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário