domingo, 3 de dezembro de 2017

CODEAM: EM MEIO À CRISE NOS MUNICÍPIOS, UM EXEMPLO DE BOA ADMINISTRAÇÃO

Presidente da CODEAM, Neide Reino, promove uma mudança também estrutural na CODEAM
Cada vez mais, as mulheres mostram que podem desempenhar outras funções tão bem quanto desempenham a gerência do lar e da família. Cresce o número de representantes femininas em diversas áreas que sempre foram vistas como exclusivas para homens: condução de transportes de grande porte, construção civil, direção de grandes empresas e o comando de negócios maiores ainda, como uma cidade, um Estado ou todo um País.

Em Pernambuco, as mulheres administradoras públicas, cuja responsabilidade em representar um município já perfazem um total de 26. Ainda é pouco em um universo político dominado pelos homens. 

Presidente da CODEAM, Neide Reino e seu Vice Presidente Osório Filho
Mas no Agreste pernambucano essa sensibilidade feminina faz toda diferença nas gestões municipais. Administrando municípios de grande porte como Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru ou de médio e pequeno porte à exemplo de São Bento do Una, com Débora Almeida (PSB); Brejão, com Beta Cadengue (PSB); Passira com Renya Carla (PP); Panelas com Joelma Campos (PSB); Mirandiba com Rose Cléa Máximo (PSD); Frei Miguelinho, com Adriana Assunção (PSB); Jatobá com Goreti Varjão (SD);  Cumaru com Mariana Medeiros (PTC); Calumbi com Sandra da Farmacia (PT);  Brejinho com Tânia Maria (PSB); Pesqueira com Maria José (PRP); Arcoverde com Madalena Britto (PSB); Surubim com Ana Célia (PSB); Itaíba, com Regina Cunha  e Capoeiras com a filha do ex prefeito Manoel Reino, Neide Reino (PSB), os despachos e reuniões administrativas nos seus gabinetes se dividem em política, papelada e flores.

Presidente Neide, Deputado Eduíno Brito, Chefe da Casa Civil, Nilton Mota
e Vice presidente da CODEAM, prefeito da Pedra, Osório Filho
E esse toque feminino e materno na política se estende à administração de outras instituições que carregam também um viés político. É o caso da CODEAM Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional, - uma entidade que completou 48 anos de fundação esse ano de 2017 e que congrega prefeitos do Agreste e parte do Sertão pernambucano, realizando consórcios, reuniões, seminários e discussões para melhoria das gestões municipais. Atualmente o órgão é presidido pela competente Prefeita de Capoeiras Neide Reino e em pouco mais de um ano de sua posse,  já apresenta melhores características de administração e humanização.

Mulheres da CODEAM
Com um providencial ‘aperto no cinto’ e uma boa dose de ousadia em um dos anos mais difíceis para a administração pública, Neide e seus colaboradores, todos eles atentos e eficientes em suas funções, entre estes a sua fiel escudeira no órgão, Magna Godoy, - sempre educada, receptiva e competente -, deu uma ‘repaginada’ na estrutura da CODEAM, dotando-a de um espaço reversível que pode ser utilizado para realização de eventos da entidade ou locado à particulares, o que certamente pode fortalecer o caixa. Espaços de convivência receberam ambientação de flores e iluminação à exemplo da sala da presidência que recebeu um belo jardim de inverno, janelas no acesso à escada, pintura da parte superior, sala de Cione e construção da garagem,  A copa foi ampliada e outros ambientes otimizados para a utilização comum. Os funcionários tiveram regularização das obrigações sociais.  Outras reformas ainda estão na pauta da gestora que divide seu tempo entre a gestão pública de Capoeiras, diga-se de passagem, realizada de forma competente e a gestão na comissão que assumiu. 
    
As mulheres competentes chegaram a um bom tempo e já estão mudando o mundo, para melhor. Quem não percebe ou não aceita essa verdade, terá que mudar seus conceitos e aplaudir o desenvolvimento. Aplausos (e votos) para elas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário