terça-feira, 7 de novembro de 2017

À GALOPE: DOM ROXÃO TRAZ INVESTIMENTOS, ENTRETENIMENTO E SOLIDARIEDADE PARA GARANHUNS

Foto: Gabriel Oliveira
Em Garanhuns, desde a última quarta feira dia 1º e até o último Domingo (05), o final de semana foi marcado pela presença de milhares de visitantes, entre turistas de várias partes do país e nativos da cidade e da região, além de muitos profissionais do mercado da vaquejada e principalmente do mercado equino. A terra dos memoráveis 'Festivais de Inverno', do 'Viva Dominguinhos' , da 'Magia do Natal' agora também passa a ser referência do mercado equino como a Terra do celebrado DOM ROXÃO ETERNALADY.  

E tudo nasceu em 2013, quando uma das maiores negociações do mercado do cavalo Quarto de Milha foi concretizada, com a aquisição pelo empresário Erlan Bezerra do garanhão protagonista de toda esta história.

E esse foi o ‘gancho’ para essa massiva presença na 2ª Grande Vaquejada Dom Roxão e no 1º Leilão do Brejo Haras das Flores. Idealizado pelo empresário Erlan Bezerra em parceria com  seu irmão Elison, os eventos com a presença do reprodutor campeão geraram uma ampla visibilidade nacional para o segmento.

Imagem: Marcelo Jorge/Falando com o Agreste
O mega evento realizado no Parque Acauã, arrendado e reformado para a ocasião, já surpreendeu em números: Centenas de colaboradores eficientes do haras, atuando em diversas áreas; dezenas de cavalos campeões herdeiros genéticos do Dom Roxão leiloados, movimentando cifras que chegaram, a quase cinco milhões de reais; vaqueiros de todo o nordeste nas pistas, buscando pontuação nas quedas de boi, celebrando o esporte mais popular do nordeste, que obedeceram as novas normas de segurança para vaqueiros e para os animais;  mais de 15 mil expectadores nos 03 grandes shows realizados no sábado (04), no maior e mais estruturado palco já instalado, além da infraestrutura impecável com praça gastronômica, tendas de souvenirs e produtos inerentes, segurança pública e particular, estacionamentos vigiados,  restaurantes, camarotes, área de convivência, báias bem estruturadas e construídas de acordo com a necessidade dos animais e uma ampla cobertura para todo o país, produzida pela mídia especializada.

Foto: Marcelo Jorge/Falando com o Agreste
Durante o leilão em garanhuns, um momento de grande emoção foi vivenciado pela a família Bezerra: Os seus membros foram homenageados pela organização do evento e na oportunidade foi evidenciada a trajetória vitoriosa e  de empreendedorismo dos irmãos Erlan e Elison Bezerra, fundadores e administradores das Farmácias FTB e Haras Brejo das Flores. 


Além disso, a emoção aflorou também na atitude solidária dos empresários, quando da divulgação de que um percentual generoso da arrecadação obtida durante o leilão seria direcionada para instituições de caridade instaladas no município. 

Na Câmara Federal em Brasília, a repercussão do evento em Garanhuns foi registrada no plenário pelo Deputado Federal João Fernando Coutinho (PSB-PE), - vídeo ao lado - que frisou a importância cultural e econômica do evento realizado no Agreste e a atitude solidária dos realizadores.

O MERCADO DA EQUINOCULTURA

Imagem: Santabanta.com
O agronegócio brasileiro continua em grande expansão, mesmo com a crise econômica do país. Atualmente, muitos investidores  vem apostando suas fichas na utilização da tecnologia de ponta no campo, o que antes acontecia somente nos grandes centros. Dessa forma, a Equinocultura está apresentando um vertiginoso crescimento, com grandes perspectivas para os criadores.

Mas o filão não é pra qualquer um: para investir no mercado de equinos é necessário um planejamento, pois trata-se de uma atividade com custos elevados. É importante também a busca pelo conhecimento profissional e experiência no setor. Animais de raças puras, de competições e especiais para cruzamento possuem alto valor de mercado.

A venda do sêmen deste animal também é um grande diferencial e o retorno pode ser tão significativo, quanto investir em ações. O retorno líquido chega próximo de 6% ao mês, maior que o atual retorno do mercado financeiro. Uma das formas de ganho é adquirir o animal ou o sêmen em épocas de menor procura e vendê-los quando houver maior procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário