quinta-feira, 2 de novembro de 2017

NOVEMBRO AZUL COMEÇOU: HOMENS CUIDEM DA SUA SAÚDE

17 DE NOVEMBRO É O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA FOTO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA

Começa o mês de novembro e com ele reinicia a campanha anual do Novembro Azul que ressalta a importância que os homens façam exames regulares, pois no com combate ao câncer de próstata à prevenção é o melhor remédio. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros.
De acordo com dados do ministério da Saúde, em 2015, 14.484 homens morrerem em decorrência deste câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) o que faz que a mortalidade chegue a 25% dos pacientes é o diagnóstico tardio, 20% são diagnosticados em estágios avançados da doença.
O oncologista clínico da Onco-vida, Paulo Lages ressalta que o grande problema é que a maioria dos homens não cuida da sua saúde. “ E como os homens não têm o hábito de procurar um médico, muitas vezes o oncologista acaba sendo um "clinico geral", pois é lá que ele vai fazer o diagnóstico de outras doenças".
O médico salienta que na fase inicial o câncer de próstata é assintomático, ou seja, não apresenta sintoma e por isso as consultas e exames regulares são importantes.
Para o diagnostico do câncer de próstata é realizado o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque a partir dos 50 anos. “Em casos de homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata e homens afrodescendentes é preciso fazer os exames a partir dos 45 anos”.
Em raros casos, com o avanço da doença podem aparecer alguns desses sintomas: Dores na bacia, presença de sangue no esperma e dificuldade para evacuar.
Obstrução urulógica
Na semana passada o presidente Michel Temer foi submetido a uma cirurgia para diminuir o tamanho da próstata. Lages explicou que o que houve com o presidente, a hiperplasia prostática benigna, que é uma patologia mais frequentes que o câncer entre homens acima de 50 anos.
Nesse caso, a glândula cresce de forma exagerada no entorno do canal da uretra comprimindo-o de modo que não permitir a passagem da urina.
O oncologista ressaltou que ao contrário do câncer, a obstrução apresenta sintomas como: a urina sai com jatos fracos, sensação de que não consegue esvaziar a bexiga completamente, e muita vontade de urinar a noite.
Novembro Azul
Em 1999 na Austrália, um grupo de amigos conversava em um Pub e teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês, para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde. Como no dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a campanha ficou focada nisso.
Diário do Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário