sexta-feira, 10 de novembro de 2017

CODEAM DISCUTE RESÍDUOS SÓLIDOS NO AGRESTE


A preocupação com os resíduos vem sendo discutida há algumas décadas nas esferas nacional e internacional, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento dos três níveis de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada. 

A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, após vinte e um anos de discussões no Congresso Nacional, marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo os três entes federados – União, Estados e Municípios, o setor produtivo e a sociedade em geral - na busca de soluções para os problemas na gestão resíduos sólidos que comprometem a qualidade de vida dos brasileiros. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos qualificou e deu novos rumos à discussão sobre o tema.

Com esse conceito foi realizado esta semana em Garanhuns, na Sede da CODEAM - Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - a apresentação do Plano de Resíduos Sólidos, documento que inclusive  já está pronto, em etapa final para a busca de recursos.

No dia 08, Quarta Feira, o evento contou com a participação dos municípios de Angelim, Brejão, Caetés, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Lagoa do Ouro, Palmeirina, Paranatama, São João, Saloá e Terezinha.

Já no dia 09, Quinta-feira, o evento para apresentação do Plano de Resíduos  Sólidos, teve como participantes os municípios de: Águas Belas, Bom Conselho, Iati, Cachoeirinha, Calçado, Canhotinho, Ibirajuba,  Jupi, Jurema, Lajedo e São Bento do Una.
Na oportunidade os gestores mostraram sua preocupação com a destinação desses resíduos e alguns deles fizeram explanações sobre o tema.

O evento aconteceu a partir da iniciativa da CODEAM, atualmente presidida pela prefeita de Capoeiras, Neide Reino que vem realizando um trabalho de reestruturação naquela entidade de classe.

Imagens: Magna Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário