sábado, 14 de outubro de 2017

REITOR DIZ QUE MANUTENÇÃO DO SISU NA UPE, VAI DEPENDER DO GOVERNO FEDERAL

Em entrevista exclusiva ao programa ‘Falando com o Agreste’, exibido pela Rádio Marano FM de Garanhuns na última sexta feira (13), o Magnifico Reitor da Universidade de Pernambuco – UPE – Professsor Pedro Falcão, se mostrou preocupado com a problemática vivenciada em todas as Universidades estaduais brasileiras em razão da adesão geral ao SISU – Sistema de Seleção Unificada - , processo pelo qual 50% das vagas da UPE são ofertadas pela aquela instituição.

Reitor Pedro Falcão (E)em entrevista recente ao Programa FCA
Segundo o Reitor, ficou acertado com o Governo Federal, através de um acordo com o Ministério da Educação, que a partir de editais de projetos elaborados anualmente pelas universidades que aderiram ao SISU (100% delas, segundo a informação), a união realizaria repasses para  financiamentos da assistência estudantil, no qual itens como restaurante estudantil entre outros, seriam beneficiados.

Mas, de acordo com Falcão, o Ministério não lança esse edital a cerca de dois anos, mesmo com os constantes ofícios da UPE e das outras Universidades. Na semana passada, uma audiência foi convocada pela ABRUEM – Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais – e em Brasília os reitores reuniram-se com uma Frente Parlamentar composta com deputados de todos os estados, para debater a pauta.

Mesmo sem a presença do Ministro da Educação, que mandou representante técnico para a agenda, a reunião foi positiva. Na oportunidade, os reitores apresentaram  as suas propostas e as dificuldades das suas gestões estaduais ao representante  e agora aguarda-se até o final do ano uma posição por parte do Ministério, para que este apresente soluções para o impasse, no caso o retorno da publicação do referido edital.


Ainda segundo o Reitor da UPE, se o impasse não for resolvido, a UPE e as demais Universidades Estaduais sairão do Programa SISU, e no caso da UPE, 50% das ações serão substituídas pelo SSA - Sistema Seriado de Avaliação -, um modelo moderno e muito elogiado, através do qual os alunos do ensino médio fazem provas de acordo com os assuntos daquele ano e ao final realizam é calculada uma média e 50% das vagas é ofertada para esse grupo de estudantes, o que garante sua inclusão na Universidade. Os outros 50% dos acessos, seriam realizados através do tradicional vestibular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário