quinta-feira, 24 de agosto de 2017

EX-PRESIDENTE LULA DEIXA ALAGOAS SEM EMPOLGAR E RECEBE PROTESTOS DO MOVIMENTO BRASIL

Lula ouve militante  Débora do PT alagoano em Maceió - Foto Marcos Antônio
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encerrou sua visita ao estado de alagoas na tarde dessa quarta-feira, 23, fazendo um discurso de 15 minutos, no Clube Fênix Alagoana, em Maceió, atacando como fez pelas cidades onde passou o governo Michel Temer. Em plena campanha eleitoral  pelo Nordeste, o líder petista , discursou para centenas de militantes do partido,sindicalistas e simpatizantes, sempre se referindo a “ eles “ para atacar seus desafetos como “ eles acabaram a farmácia popular”, “ eles acabaram com a  industria naval”,  “venderam  o nosso pré sal “,” eles vão privatizar a Eletrobras, e continuou :  

"Para combater a corrupção você não precisa quebrar a empresa, você prende o dono dela e deixa os trabalhadores trabalhando. Na verdade, a impressão que eu tenho e que estão quebrando as empresas para trazer indústria americana, europeia e de outros países. Com isso, essas pessoas abrem o mercado para que empresas da China, Japão, Coréia e outros tragam seus produtos para cá. Se eles trouxerem, quem vai produzir aqui? Quem vai manter o povo no emprego? Esse governo golpista só pensa em vender as coisas e cortar os direitos dos trabalhadores”. 
O discurso é sempre o mesmo e segue a linha popularesca com os mesmos bordões,mesmas frases de efeito e já não empolga tanto quando ataca as elites e os meios de comunicação pela sua derrocada politica e moral.Diferente do Lula quase que um sofista da época de líder sindical quando falava para 40 ou 50  mil pessoas em luta pelos trabalhadores do ABC.Ou quando empolgava multidões nas duas últimas campanhas politicas em que participou como candidato a presidente.

JÁ EM PLENA CAMPANHA POLITICA ? 

Lula que diz não está em campanha política, e a caravana da esperança é só para acordar o Brasil outra vez. Mas ás vezes esquece de que não pode fazer campanha política fora de tempo e emenda esse discurso dizendo: “ Se eles quiserem o caminho para mudar a realidade, eu mostro. Basta pedir. Sei como fazer. Não vou permitir que os nordestinos voltem a carregar água na cabeça", disse um Lula com uma voz sofrível pelo desgaste de sete dias de discursos em diversas cidades em tua turnê pelo Nordeste.

Com um carisma impressionante, talvez sua maior marca, chegando a ser chamado de  “ esse é o cara “ pelo ex-presidente americano Barack Obama, o ex-presidente Lula, atende a quase todos que querem chegar ao seu lado para pedir um autógrafo ou fazer um selfie, demonstrando que mesmo aos 71 anos e depois de ter vencido um câncer continua com muito fôlego e disposição para chegar em 2018, com igualdade física com os seus concorrentes a presidência, se a justiça permitir. 
A recepção ao ex-presidente foi pequena em Maceió - Foto : Marcos Antônio
É, bem verdade que o Lula de hoje, não é o Lula de alguns anos atrás, quando levava multidões em suas caminhadas e arrastava milhares de pessoas por onde passava.Hoje com um desgaste em todas pesquisas que aparece com rejeições que ultrapassam mais de 60%, isso se reflete também nessa empreitada pelo Nordeste, onde ele não consegue agregar grandes multidões por onde passa.
Em Penedo foi recepcionado por um grupo de pouco mais de 500 pessoas, e em Maceió, pouco mais de mil pessoas o receberam na quadra do Clube Fênix.O deputado petista Ronaldo Medeiros confessou que houve falha da coordenação em recrutar os militantes em Penedo, que se fosse ele, conseguia pôr pelo menos duas mil pessoas.

Na verdade o que pesa contra Lula, são as acusações contra ele de corrupção.É, réu em seis processos, e já foi condenado a mais de nove anos pelo Juiz Sérgio Moro por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo.E, esse desgaste, destrói atos de carisma e popularidade de qualquer político.

PROTESTOS DO MOVIMENTO BRASIL
Houve protestos contra a vinda de Lula a Maceió   -   (Crédito: Larissa Costa/ TNH1)
O  ex-presidente se despediu de Alagoas na noite de quarta-feira, mas a tempo de ver protestos do Movimento Brasil (MBR) que convocou via redes sociais em repúdio a presença do ex-presidente ao estado de Alagoas. Mais de 100 carros percorreram algumas ruas de Maceió com bandeiras do Brasil, e cartazes com dizeres de “ Lulaladrão”, “ Maior Ladrão do Brasil “ , e com as presenças dos bonecos “ Pixuleco” e Canalheiros” uma alusão ao senador Renan Calheiros que recepcionou Lula na cidade histórica de Penedo.

Para o coordenador do Movimento Brasil (MBR),Marcelo Tavares é  inadmissível que um condenado pela justiça receba um título de Doutor Honoris Causa.Alguém que ajudou a institucionalizar a corrupção no Brasil não esteja preso”. Ainda segundo Marcelo,ele quis contrapor a vinda do Lula ao estado, organizando o protesto que teve caráter de alerta e chamar atenção.Os protestos acabaram de forma tranquila, assim como os que foram apoiar a vinda do ex-presidente Lula.O ex-presidente chega na tarde desta quinta-feira ao seu estado de origem, Pernambuco.

Por Marcos Antônio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário