sábado, 17 de junho de 2017

SÃO JOÃO EM SÃO JOÃO, É MAIS SÃO JOÃO!

Novinho da Paraíba e Eliane a 'Rainha do Forró' são atrações em São João - PE
Um município que tem seu padroeiro festejado neste mês de Junho e que carrega no próprio nome essa devoção, se prepara para apresentar ao nordeste a manutenção desta tradição.

São João, município do agreste pernambucano, com uma população estimada em 22.518 habitantes de acordo com o último Censo do IBGE, faz fronteiras com os municípios de Angelim, Calçado e Garanhuns e localiza-se a 187 quilômetros da Capital Recife. O município é uma dos fortes produtores de feijão e mandioca no estado.

Nos últimos anos percebe-se uma mudança gradativa na estrutura social e econômica da cidade. Um crescimento na construção civil, um aumento no número de ruas e condomínios, uma transformação sutil em seu comércio.

Em 2013 São João recebeu a subestação de abastecimento elétrico nas proximidades do sítio Tiririca. Um empreendimento de grande porte que, assim como os condomínios deve gerar impostos para aquele município. 
Na área cultural, São João destaca-se com muitas atividades além de ser berço de muitos artistas de expressão.

Com a grave estiagem ocorrida nos últimos anos na região, o Governo de São João foi obrigado a reduzir investimentos para vencer o grave período. Caminhões pipa, perfuração de poços e abastecimento da população, passaram a ser as prioridades da equipe governamental. Mas, enfim com a chegada das chuvas, a população rural pôde enfim voltar as suas atividades e com a disponibilidade de equipamentos cedidos pela prefeitura para os serviços de aração de terras e a posterior entrega de sementes aos produtores, se assiste um quadro diferente do que foi presenciado nos últimos anos.

Prefeito Genaldi Zumba (PSD)
Para celebrar a chegada das chuvas, São João se prepara agora para vivenciar também a sua cultura junina. Com investimentos dentro das possibilidades do município se criou uma boa programação que não deixará o período passar despercebido. 
Entre atrações que figuram na mídia com maior ênfase e agradam os mais jovens, a prefeitura não esqueceu da preservação do autêntico forró e contratou dois grandes nomes do forró tradicional. Segundo o prefeito Genaldi Zumba (PSD), “Nossa gestão vem sendo muito cuidadosa e nesse momento tem ainda um maior zêlo e responsabilidade com o dinheiro público. Estamos realizando um investimento ‘pés no chão’, mas sem deixar de promover uma festa para nossa população que vinha sofrendo tanto com a sêca em toda a região.” E complementou: “O momento é de celebrar!”.

Se fortalece portanto, o slogan que marcou e continua marcando as festas juninas naquele município: São João em São João é mais SÃO JOÃO!

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Sexta, dia 23:  Ranieri e Banda;
Sãbado, dia 24:   João Neto Pegadão e Geninho Batalha;
Domingo, dia  25 -  Novinho da Paraíba e Eliane, a Rainha do Forró;

e ainda apresentação de Quadrilhas e grupos de Bacamarteiros.

Os shows acontecem na Praça Central sempre a partir das 21 horas. Na infra estrutura, barracas com comidas de época, banheiros químicos, equipes de seguranças particulares e efetivo da Polícia Militar de Pernambuco e Polícia Civil  e câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário