terça-feira, 6 de junho de 2017

GARANHUNS É A 7° CIDADE DO NORDESTE COM MELHOR DESEMPENHO NO RANKIG DA VIOLÊNCIA, APONTA ESTUDO



O Brasil teve em 2015 uma taxa de homicídios de 28,9 a cada 100 mil habitantes - o que representa um aumento de 10,6% desde 2005. O dado faz parte de um estudo divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No ano, foram 59.080 homicídios.
O aumento de 10% de 2005 a 2015 é a variação que engloba o país como um todo. Mas, entre os estados, a diferença é bastante significativa. Em dez anos, apenas oito estados mais o DF tiveram queda na taxa de homicídios – Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Enquanto isso, em outros 6 estados a violência mais que dobrou, sendo todas das regiões Norte e Nordeste.No Nordeste os estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e ceará tiveram aumento na taxa de homicídios de mais de 100%.

A cidade de Altamira (PA) lidera o ranking das cidades consideradas mais violentas no país. A lista, com 30 cidades com mais de 100 mil habitantes, tem 18 delas na região Nordeste. A Bahia se destaca com o estado com mais cidades entre as mais violentas, com nove na lista. Outras quatro cidades são do Norte, quatro do Centro-Oeste, duas do Sul e uma do Sudeste.

Garanhuns no agreste pernambucano foi a cidade com melhor desempenho no estado quando o assunto é homicídios ou mortes violentas.Os dados divulgados nessa segunda (05), colocam a cidade na posição de número 175 em meio a 304 cidades com mais de 100 mil habitantes.Em contrapartida a isso, pernambucano também tem duas cidades que figuram entre as mais violentas do país que são Cabo de Santo Agostinho e Igarassu na região metropolitana de Recife.

Garanhuns registrou em 2015, 49 homicídios e 6 mortes violentas com causas indeterminadas,ou seja, 40,2 casos ao longo daquele ano contando os dois aspectos.Isso implica dizer que Garanhuns é o 7° do Nordeste com melhor desempenho no ranking.O ano passado segundo dados da Secretaria de Defesa social do Estado os números foram piores e a cidade ficou na 11° posição no registro de criminalidade violenta letal e intencional levando em conta o número de crimes por total de habitantes.Mas, do começo do ano até agora já  foram registrados 32 mortes de forma violenta na cidade.

Com informações do JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário