sábado, 27 de maio de 2017

PRODUTORES DE LEITE DO AGRESTE DEMONSTRAM FORÇA EM ENCONTRO COM PARLAMENTARES E GOVERNO DO ESTADO

Presidente da CODEAM e prefeita de Capoeiras Neide Reino (PSB)
Deputado Eduíno Brito (PP), Secretário de Agricultura e Reforma
Agrária Nilton Mota e Vice Presidente da CODEAM e prefeito da
Pedra José Osório Filho (PSB)
Convocada pelo Deputado Estadual Eduíno Brito (PP) e apoiada pela Deputada Priscila Krause (DEM) e Álvaro Porto (PSD) – também presentes ao evento – e contando com um grande público formado em sua maioria por produtores de leite, agropecuaristas, parlamentares, alguns prefeitos do Agreste Meridional e muitos interessados no tema, aconteceu na manhã dessa Sexta feira (26) nas dependências da CODEAM – Comissão do Desenvolvimento do Agreste Meridional – em Garanhuns, a Audiência Pública sobre o impacto da seca na produção de leite e o movimento “A força do leite”.


Na sua fala, o Secretário de Agricultura Nilton Mota garantiu que, em contato com a CONAB, o órgão deve aprovar um Balcão a ser instalado em Garanhuns. Mota enfatizou que o governo tem mais de 12 milhões de reais em contratos com as empresas para realizar a execução de obras hídricas. O secretário ainda aproveitou para enaltecer o equilíbrio fiscal em Pernambuco.

Na página do Facebook da Deputada Priscila Krause, a parlamentar qualifica como "produtiva e com representativa participação a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa sobre a 'Força do Leite'. Diante dos estragos causados pela falta de água, discutimos a crise da bacia leiteira, um dos principais caminhos de propulsão do desenvolvimento no interior pernambucano." Ainda segundo as palavras de Priscila, "Sugeri ao secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, a utilização de parte dos US$ 20 milhões que estão sendo emprestados do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) pelo governo estadual - já autorizado em lei - para socorrer o setor. Também propus a intervenção da Agência de Fomento do Estado (Agefepe) com a oferta de crédito subsiado aos que compõem o setor produtivo do leite. É preciso ação rápida e efetiva."

Já o deputado Eduíno Brito, que é o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALEPE, se disse satisfeito com o evento e declarou que irá continuar acompanhando o desdobramento das demandas solicitadas pelos produtores ao Governo. 

Estiveram presentes ainda ao evento, os Deputados Estaduais Marcantônio Dourado (PSB), Aloisio Lessa (PSB), Ricardo Costa (PMDB), Júlio Cavalcante (PTB), Álvaro Porto (PSD) e Priscila Krause (DEM) além do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota e a Diretora Presidente da ADAGRO, Erivânia Camelo.


Foram anotados ainda as presenças dos prefeitos de Bom Conselho, Dannilo Godoy (PSB); de Capoeiras e Presidente da CODEAM, Neide Reino (PSB); de Brejão, Beta Cadengue (PSB); de Angelim, Douglas Duarte (PSB); de Águas Belas, Luiz Aroldo (PT); de Canhotinho, Felipe Porto (PSD); de Itaíba, Maria Regina (PTB); da Pedra e vice presidente da Codeam, José Osório (PSB) e dos  ex prefeitos de Brejão e Gerente da Casa Civil, Sandoval Cadengue e de Palmeirina, ex presidente da CODEAM, Eudson Catão. 

Com imagens de Magna Godoy (CODEAM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário