segunda-feira, 22 de maio de 2017

MAIS DE 900 MIL PESSOAS AINDA PRECISAM SER VACINADAS CONTRA GRIPE

Foto: Diário do Nordeste
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco, a última semana para vacinação contra a influenza termina na sexta-feira (26), e mais de 900 mil pessoas ainda precisam se vacinar. Até a manhã desta segunda-feira (22), 1.422.692 pernambucanos tinham sido imunizados contra a gripe, o que representa 61% das 2.329.874 pessoas incluídas nos grupos prioritários da campanha. A meta estadual de imunização é ao 90% do total.

Estão nos grupos prioritários os idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas, além de profissionais de saúde.

Quem tomou no ano passado e continua dentro dos grupos prioritários também deve ser imunizado. Não deve tomar a vacina quem está com febre. Pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.


De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário