.

.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MARKETING POLITICO E MARKETING ELEITORAL: CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DEVE COMEÇAR MAIS CEDO, DIZEM ESPECIALISTAS

Participamos na última semana em São Paulo do Curso “Imersão Total em Marketing Político”, realizado pela Manhanelli Associados, tradicional empresa dirigida pelo Professor Carlos Manhanelli, Presidente também da ABCOP – Associação Brasileira de Consultores Políticos.
Na oportunidade, dezenas de consultores políticos, pré candidatos, publicitários e jornalistas de todo o país participaram das palestras e de um Workshop que motivou e habilitou os profissionais a conhecerem novas técnicas e as mais recentes regras eleitorais, provocadas pela minirreforma eleitoral. 
Prof, Ms. Carlos Manhanelli
Caio Manhanelli e as pesquisas
A pauta de palestras foi direcionada aos mais diversos segmentos para os que devem se envolver nas disputas das urnas: pesquisas eleitorais. Temas como “O que é pesquisa?”, “Métodos e Metodologias”, “A política e a eleição como ‘objetos’ de pesquisas”, “Influência da divulgação de pesquisas”, “Metodologias aplicadas ao caso político e eleitoral”, “Métodos aplicados ao caso político e eleitoral”, “Considerações sobre pesquisas políticas e eleitorais” entre outros.

Além disso, o tema ‘Gerenciamento das Campanhas Eleitorais’ trouxe as temáticas  “O uso da internet nas Campanhas Eleitorais”, “Oratória para políticos”, “O Direito Eleitoral e a Propaganda Política”, entre outras atividades.
Prof. Dr. Kufa, especialista em Direito Eleitoral
Na área jurídica, as mudanças são enormes. O jurista, Prof. Dr. Hamilton Kufa, proferiu uma importante palestra sobre as mudanças às quais todos os partidos e candidatos estarão sujeitos a partir de agora: “As recentes modificações nas regras eleitorais”; “O que pode e o que não pode na propaganda”; “A campanha dentro da legalidade” e “Regras atuais para a propaganda eleitoral”.

Ao final, todos os participantes se envolveram em uma campanha eleitoral fictícia e visava a aplicação dos conhecimentos no Curso para a “Eleição à prefeito" de um dos alunos presentes.

Em Garanhuns, a empresa ‘Plenarium Consultoria Política’ realizará ainda nesse ano, um curso semelhante para pré candidatos, profissionais de comunicação, filiados a partidos políticos e para quem deseje trabalhar ou integrar  alguma campanha já no ano que vem. Local, data e valores de inscrições estarão sendo informados em poucos dias. 

O objetivo do Curso é demonstrar que um bom Marketing pode ser primordial para a criação, fortalecimento e estabelecimento de uma forte marca do candidato.