terça-feira, 15 de setembro de 2015

PREFEITOS REUNIDOS EM GARANHUNS DEBATEM SOLUÇÕES PARA CRISE NOS MUNICÍPIOS

Com a presença de quase duas dezenas de prefeitos, a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional - CODEAM - em Garanhuns, promoveu na manhã dessa Terça Feira (15) uma reunião na qual se debateu os principais pontos que afligem os municipios em meio a uma das mais graves crises vivenciadas pelos gestores e extensivos às suas populaçoes.

Logo na abertura, o presidente da CODEAM e Prefeito de Inajá, Leonardo Martins, explicou o motivo da reunião que era exatamente debater caminhos de saída da crise, com o propósito de encaminhar ideias que serão adicionadas as demais, na próxima reunião da AMUPE.
   
A prefeita de São Bento do Una e Secretária da Mulher da AMUPE, Débora Almeida (PSB), fez uma breve explanação, com auxílio de slides cedidos por aquela Associação Municipalista no qual ficou demonstrada a total incapacidade dos municípios em assumirem políticas sociais sem contrapartidas corretas da União. 
Os números demonstram claramente que principalmente os pequenos municípios vem sofrendo constantes cortes nas suas arrecadações os serviços e com isso, a possibilidade de um colapso dos serviços essenciais à população, como saúde e 
educação, é iminente.
Nas palavras da Prefeita de Capoeiras, que também é Vice Presidente da CODEAM, Neide Reino (PSB), existe a necessidade de uma união dos prefeitos para sensibilizar a população acerca das limitações do municipio e da ausência de responsabilidade da união nos repasses. Citando o exemplo do programa de radiojornalismo "Falando com o Agreste", veiculado pela Rádio Marano FM, a gestora capoeirense também deixou claro a necessidade dos prefeitos utilizarem os diversos canais de imprensa e redes sociais para apresentarem os problemas enfrentados pela municipalidade.

Para o Deputado Estadual Álvaro Porto (PTB), presente no evento e responsável pela solicitação de audiência similar no dia anterior na ALEPE, o momento é de se dar as mãos e que os prefeitos entendam que se não houver coesão, o movimento nasce enfraquecido.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), foi bastante citado, de forma bem humorada, ao ser declarado um gestor "Sem crise". Na sua fala porém , Régis fez questão de evidenciar que as dimensões do municipio que governa são diretamente proporcionais aos problemas enfrentados, mas disponibilizou informações e até assessoria do IPSG para outros gestores que desejem uma assessoria em suas áreas previdenciárias.