domingo, 26 de abril de 2015

ESPECIALISTAS EM ONCOLOGIA APRESENTAM OS AVANÇOS NO TRATAMENTO DE DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER

Pesquisadores norte-americanos, especialistas em oncologia, estiveram no Recife, neste sábado para apresentar os principais avanços no tratamento do câncer gastrointestinal, pancreático e hepático.  
Entre os assuntos abordados, o genoma do câncer de pâncreas e o tratamento denominado 'alvo molecular', que no futuro, poderá aumentar o tempo de vida dos pacientes com a doença.
O professor Weinjing Sun, da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, trouxe ao simpósio os últimos avanços no tratamento do câncer colo retal, que se desenvolve no intestino grosso e é o terceiro mais frequente entre os homens e o segundo mais incidente nas mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. O método 'alvo molecular' é usado para combater este tipo de tumor. De acordo com Weinjing, as novas técnicas e medicamentos podem aumentar as chances de cura e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.
Alguns medicamentos que auxiliam no tratamento dos tumores gastrointestinais já estão disponíveis no Brasil. No entanto, a importação dessas drogas, resultado de estudos na área da oncologia, ainda acontece de forma lenta pois elas precisam ser aprovadas nos Estados Unidos, e no Brasil, pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.