quinta-feira, 16 de abril de 2015

CODEAM REALIZA ENCONTRO EM DEFESA DAS PEQUENAS FÁBRICAS DE LATICÍNIOS E PRODUTORES DE LEITE

No momento em que a estiagem prejudica toda a cadeia produtiva do leite, produzir custa mais caro. Com o produto e seus derivados comercializados a baixo custo a conta não fecha e o setor enfrenta dificuldades.

Para debater o problema e encontrar soluções a CODEAM ( Comissão de desenvolvimento do Agreste Meridional), realizou encontro na manhã desta quinta-feira (16) no auditório da entidade com foco na produção do queijo coalho na região.  O evento contou com representantes do ITEP, Consorcio Municípios - SISBI/ SUASA, CISAMA-SC, SINPROLEITE, ADAGRO, SEBRAE e MAPA.
De autoria do deputado estadual Claudiano Filho foi debatido o projeto de incentivo às pequenas fábricas de laticínios que regulamenta a produção e garante incentivos fiscais, entre outros.

Outro assunto foi a inscrição estadual de produtor rural que na implantação do novo SINTEGRA do governo, impossibilita o cadastro e com isso nenhum produtor rural pode emitir nota fiscal.

Para o presidente da CODEAM e prefeito de Inajá, Leonardo Martins o encontro foi positivo, pois abriu novos horizontes e trouxe mais ideias para o setor que é de fundamental importância para o desenvolvimento de toda a região. 
Dando sequência ao tema, a próxima reunião da Comissão deve acontecer com a presença do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado,  Nilton Mota