segunda-feira, 7 de outubro de 2013

ETAPA PERNAMBUCANA DE KARATÊ É REALIZADA EM GARANHUNS

Evento irá atrair cerca de 400 atletas de 30 municípios pernambucanos

Neste domingo, dia 13 de outubro, acontece o X Campeonato de Karatê-Dô – Interestilos de Garanhuns, etapa Pernambucana. O evento que será realizado na quadra do Colégio CMA, às 8h30, é organizado pela Federação Interestilo Pernambucano de Karatê e tem o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social. Para a ocasião, estarão presentes cerca de 400 atletas, oriundos de 30 municípios como Recife, Jaboatão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Gravatá, Arcoverde, Serra Talhada, entre outros.
De Garanhuns, participam 180 caratecas, incluindo os 67 atletas do CRAS Magano. “A realização deste evento só fortalece o Karatê local e desperta os jovens em situação de vulnerabilidade social, à prática dessa modalidade esportiva”, declarou Eguinaldo Silvestre,técnico da equipe de karatê local. A entrada é gratuita e o evento também irá contar com as presenças de atletas, detentores de títulos nacionais e internacionais, na modalidade de Karatê.

Texto: Cássia Amaral
Secom/ PMG

FALANDO COM O AGRESTE ESTREARÁ NA RÁDIO MARANO FM

“Toda notícia tem dois lados. Aqui mostramos ambos”.  Essa é a missão do programa Falando com o Agreste que será lançado nos próximos dias, sendo veiculado de segunda a sexta-feira, do meio dia a uma da tarde, através da Rádio Marano FM.  

Apostando no regionalismo, o Programa terá produção e apresentação do radialista e publicitário Marcelo Jorge, que volta as suas origens, desta feita através de um programa jornalístico. “Contaremos com correspondentes nas principais cidades do Agreste. Serão radialistas, blogueiros e profissionais de comunicação que atuam nas cidades da microrregião. A nossa intenção é formar uma grande rede para mostrarmos as potencialidades e as dificuldades vivenciadas no Agreste”, pontua Marcelo Jorge.  

O ‘Falando com o Agreste’ será composto por blocos, quando serão abordados assuntos relativos a política, a cultura, a economia e as noticias regionais, entre outras. Também será aberto espaço para entrevistas de autoridades e personalidades. “Contaremos com profissionais a exemplo dos radialistas Luciano André, Marco André, Geraldo Mouret, Marcos Antônio além assessorias de Comunicação regionais. Também teremos a parceria do jornalista Carlos Eugênio, que abordará as questões políticas no ‘Falando com o Agreste’, sem esquecermos da participação popular, que será incentivada, com o Programa indo as comunidades e locais onde o povo está. Queremos ouvir a voz das ruas”, chama a atenção o Produtor.

Além de voltar ao Rádio, Marcelo que manterá as suas atividades publicitárias através da agência MarceloJorge.com, também apostará na internet. “O ‘Falando com o Agreste’ também estará na rede mundial dos computadores, através do blogwww.falandocomoagreste.blogspot.com , onde postaremos as notícias destacadas no programa de rádio, inclusive com a disponibilidade da edição do Programa para que possam ser ouvidos a qualquer hora e em qualquer lugar”, complementa.


A expectativa é que o Falando com o Agreste seja lançado ainda neste mês de outubro, em data a ser divulgada pela direção da Marano FM. “Estamos finalizando a plástica do Programa e fechando as últimas parcerias. Podem ter certeza, o público ouvinte contará com uma importante ferramenta de cidadania no seu horário do almoço”, aposta Marcelo Jorge.

PORQUE TANTOS GRILOS EM GARANHUNS?

Garanhuns e muitas cidades do Agreste e mesmo do Nordeste estão tomadas por uma infestação de grilos. A chegada da primavera trouxe flores, mas com ela vieram os grilos que apareceram em várias localidades da nossa região e estão dando trabalho à população.             Várias cidades do Agreste e Sertão e de outros Estados sofrem com uma invasão de grilos e por toda parte pode-se deparar com dezenas ou centenas desses insetos, que à primeira vista deixam a impressão de que vão devorar tudo pela frente. Mesmo assim, não são motivos de medo, mas trazem uma curiosidade.

Por que a cidade está infestada de grilos? - Após pesquisa na Internet por nossa reportagem, chegamos a conclusão que a incidência desse tipo de inseto acontece por causa da mudança de estação, aliada às chuvas de época e por essa razão, é quando eles se reproduzem, já que os ovos estão estourando agora. Por isso há tantos grilos.

O barulho - Um grilo barulhento pode mantê-lo acordado à noite com seu chilro incessante. Geralmente o grilo está apenas procurando por uma parceira. 

Para evitar a infestação na sua casa e o barulho produzidos por esses insetos o Blog marcelojorge.com dá agora algumas dicas que são importantíssimas:

1. Feche as frestas nas fundações, paredes e janelas da sua casa para evitar uma infestação de grilos. Medidas preventivas ajudarão a garantir que eles nunca entrem em sua casa, para começar. Mantenha seu gramado aparado e remova quaisquer detritos que possam bagunçar seu jardim. Mantenha as luzes do jardim apagadas, já que elas podem atrair os grilos.

2. Tenha um predador natural do grilo em sua casa. Ele pode ser um gato, um lagarto ou um pássaro. Os animais irão caçar, capturar e, às vezes, comer os grilos, controlando sua população, e também o nível de barulho.

3. Encha metade de um pote de conserva com melado. Coloque o pote no chão. Os grilos serão atraídos pelo açúcar no melado e pularão dentro do pote, ficando presos na substância pegajosa, tornando fácil para você retirá-los.

4. Espalhe terra diatomácea nos lugares onde os grilos habitam sua casa. O pó fino irá secar a casca dos grilos, matando-os. Coloque uma máscara para a sua própria proteção quando estiver espalhando o pó.