segunda-feira, 30 de setembro de 2013

FESTIVAIS DE INVERNO EM GARANHUNS E MESTRE DOMINGUINHOS: AGORA, INSEPARÁVEIS!

Primeiro foi Praça Guadalajara, uma merecida homenagem do Prefeito Amílcar da Mota Valença, à 'Seleção Canarinha' Tricampeã de futebol, na década de 1970, na cidade de Guadalajara, México. A seguir, já no início do anos 2000 após reforma que duplicou seu tamanho, foi rebatizada pelo Prefeito Silvino Duarte de ‘Esplanada Cultural Guadalajara’. Agora, o espaço no bairro de Santo Antonio, homenageia uma celebridade mais pernambucana, ou melhor, mais garanhuense do que nunca: José Domingos de Moraes, o "Mestre Dominguinhos".

Imagem: Marcelo Jorge
De autoria do vereador Sivaldo Albino, o projeto de lei nº 60/2013, traz assim um tributo merecido ao Mestre e teve a aprovação unânime na Câmara de Vereadores de Garanhuns, nessa segunda feira (30).  O requerimento do edil, foi feito logo após a morte do artista garanhuense, que faleceu em 23 de julho deste ano, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP) e cujo corpo encontra-se sepultado na Garanhuns que foi também seu berço.

De acordo com o  prefeito Izaías Régis, a idéia foi válida. “A homenagem é, sem dúvidas, extremamente justa. O nosso mestre Dominguinhos continuará sendo lembrado na nossa história regional e nacional também. O vereador Sivaldo está de parabéns em ser o autor do projeto e por ter compartilhado com os demais colegas do Poder Legislativo a vontade de aprovar”, acrescentou Régis.



SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Exames são realizados nos postos de Saúde da Família - inclusive aos sábados e domingos de Outubro.
Durante todo o mês de outubro as Unidades de Saúde da Família de Garanhuns irão ofertar exames preventivos de citologia e mamografia às mulheres do município. Os atendimentos acontecerão, inclusive, aos sábados e domingos do mês de outubro, nas dependências do antigo Hospital Municipal Santa Terezinha e fazem parte da Campanha Outubro Rosa, comemorada em todo o mundo, e adotada também pelo município, na luta contra o câncer.
O movimento popular contra a doença também foi abraçado em Garanhuns por empresas, escolas, faculdades entre outras instituições. Todos juntos pela mesma causa participam ativamente do projeto MAIS MULHER da Secretaria Municipal de Saúde e que tem o apoio da Coordenadoria da Mulher. A cor rosa que dá nome à campanha mundial se remete ao laço que simboliza a luta contra o câncer de mama.
A campanha realizada no município busca ampliar a  conscientização quanto à prevenção do câncer de mama e de colo do útero, no intuito de conseguir realizar de forma efetiva, o diagnóstico precoce da doença, proporcionando assim, melhor qualidade de vida às mulheres. 
Para participar do Outubro Rosa, basta que as mulheres procurem as unidades de saúde mais próximas das residências e realizem os exames. O pedido da Secretaria Municipal de Saúde é que durante o mês de outubro, todos possam se vestir de rosa e explorar bem esta cor. A pretensão é fortalecer a campanha em nossa cidade. Abrace a causa e vença este mal!

Texto: Cássia Amaral
Fotos: Cássia Amaral
Informações para a imprensa
Cássia Amaral – (87) 9639-4784

Secom/ PMG