sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FLIG EVIDENCIA CULTURA LITERÁRIA BRASILEIRA.RAIMUNDO CARRERO ESTÁ EM GARANHUNS




O autor de "Tangolomango", Raimundo Carrero esteve nessa noite de sexta feira no Festival de Literatura de Garanhuns - FLIG. O mais recente romance do pernambucano , tem só 128 páginas, mas cada uma delas exigiu um esforço, físico e emocional, sem precedentes nos quase 40 anos de carreira do escritor. Vítima de um AVC em outubro de 2010, Carrero vem enfrentando os resquícios desse mal com muito esforço, mas com seu bom humor característico. Recentemente, o escritor esteve na FLIPO, Festa Literária Internacional de Ipojuca e aqui em Garanhuns participa do painel "Dimensões da Facticidade e da Fantasia na Literatura" juntamente com Alexandre Santos e Fellipe Torres.

O FLIG em sua sexta edição, é uma realização da Academia de Letras de Garanhuns, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, através da secretaria de Cultura e apoio de mídia da empresa Ferreira Costa.

Abaixo, programação do evento:
Sábado- 21 de setembro 10h às 10h55
Gênero e Dimensão do Conto e do Romance
- Cristiano Ramos 
- Fernando Monteiro

11h05 às 12h -  O Cordel como Crônica e Crítica Social

Josivaldo Custódio, Valdir Marino e Gonzaga de Garanhuns

15h25 às 16h20

A Arte do Conto Ontem e Hoje

- Nivaldo Tenório, Cristiano Aguiar e Helder Herik

16h30 às 17h25

A realidade Ficcionalizada dos Valentes e dos Coronéis

- Cláudio Gonçalves

- Luiz Afonso de Oliveira Jardim

20h00 às 20h55

Da Interação entre a Literatura e a Sociologia de Gilberto Freyre

- Anco Márcio

- Homero Fonseca

Centro Cultural

Apresentação artística

21h05 às 22h05
  
Julião Marques

Chalé I (Clube AGA)

Domingo - 22 de setembro

10h45 às 11h50

As Novas Tecnologias e o Futuro do Livro

- Wagner Marques, Diogo Guedes e André Sena

12h10
Almoço de encerramento


           
                    




72% DOS RECIFENSES APROVAM GOVERNO EDUARDO CAMPOS

Eduardo Campos ao lado de Tadeu Alencar, Secretário da Casa Civil
Ao contrário do seu afilhado político, o prefeito Geraldo Julio (PSB), é alto o índice de aprovação do governador Eduardo Campos (PSB) entre o eleitorado recifense, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), contratado com exclusividade pelo blog do Magno Martins. De acordo com o levantamento, realizado entre moradores da Região Metropolitana do Recife, 72% da população da capital pernambucana aprova a administração de Eduardo à frente do Governo do Estado.
O índice de rejeição, por parte dos recifenses, é de 21,6%. Não sabem ou não quiseram opinar, 6,4%.
Por faixa etária, o governador tem maior desaprovação entre os eleitores jovens, na faixa de 16 a 24 anos (26,9%). Entre os que têm entre 25 e 34 anos, chega a 25,1%. Eduardo tem mais rejeição entre as mulheres (23,6%) do que entre os homens (19,2%).



Já entre os que aprovam a sua gestão, os maiores percentuais aparecem entre os eleitores com renda entre um e três salários mínimos (74,6%) e entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (78,6%).


Em relação à faixa etária, os maiores índices de aprovação se situam entre os eleitores acima de 60 anos (75,3%) e entre os eleitores na faixa dos 45 a 59 anos (74,8%). Por sexo, os que aprovam em sua maioria são representados por homens, 74,8%, contra 69,7% das mulheres.

A pesquisa do Instituto Opinião foi a campo entre os dias 13, 14 e 15 deste mês, tendo sido aplicados mil questionários. A margem de erro é de apenas 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
As entrevistas foram realizadas nos bairros dos Aflitos, Afogados, Água Fria, Alto do Mandu, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Areias, Arruda, Barro, Beberibe, Boa Viagem, Bongi, Cajueiro, Campina do Barreto, Campo Grande, Casa Amarela, Casa Forte, Coelhos, COHAB e Cordeiro.

E também em Dois Unidos, Encruzilhada, Engenho do Meio, Espinheiro, Estância, Ibura, Ilha Joana Bezerra, Imbiribeira, Ipsep, Iputinga, Jardim São Paulo, Jiquiá, Linha do Tiro, Macaxeira, Madalena, Mangabeira, Monteiro, Mustardinha, Nova Descoberta, Passarinho, Pina, Poço, Rosarinho, Santo Amaro, São José, Tamarineira, Torre, Torrões, Várzea e Vasco da Gama.

grafico gde

FESTIVAL DE LITERATURA DE GARANHUNS - FLIG - TEM AÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO

programação do IV Festival de Literatura de Garanhuns - FLIG, conta com ação sistemática promovida pela Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco – Secult/ Fundarpe, nesta sexta-feira(20). É o Seminário de Leitura e Bibliotecas que será realizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, de 9h às 12h e 14h às 17h.
Voltado aos alunos de biblioteconomia, letras, pedagogia, bem como gestores e funcionários de bibliotecas, esta é mais uma opção dentro do Festival literário. A ação foi dividida em dois momentos para sua execução: formação com palestras sobre o conceito de biblioteca, a dimensão política desta, suas ramificações conceituais e práticas e mapeamento; e aplicação de questionário cujo propósito é subsidiar a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura.
O evento vai contar com a presença da Diretora Executiva do Centro Cultural Luiz Freire – CCLF, Cida Fernandez e com representantes do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Pernambuco – SBPMPE, da Rede de Bibliotecas Comunitárias do Recife, do representante Regional Nordeste/ Minc - RRNE/ MINC, e ainda da Secretaria de Educação de Caruaru.

Texto: Cássia Amaral