terça-feira, 10 de setembro de 2013

ASSIM NA SÍRIA COMO EM GARANHUNS... PAZ!

AINDA HÁ ESPERANÇA: SÍRIA PERMITE FISCALIZAÇÃO DA ONU E AMBULANTES DE GARANHUNS PERMANECERÃO NA AVENIDA SANTO ANTONIO

O propósito deste blog, de ser portador de boas novas, nem sempre vem sendo cumprido. Infelizmente, boa notícia vem sendo fato raro nesse velho mundo...Mas, na tarde dessa terça (10), duas boas notícias circularam nessa 'Aldeia Global", termo criado por  MacLuhan na sua previsão de um mundo cada dia menor.
SÍRIA, GUERRA ADIADA - : Uma notícia veio da Síria, país assolado por uma cruel guerra civil que já matou milhares de culpados mas que também ceifou a vida de tantos outros inocentes. De acordo com a agência russa Interfax, citando o ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, o país aceitou a proposta russa de colocar suas armas químicas sob controle internacional, o que pode impedir uma intervenção norte americana, evitando combates devastadores. Uma crise que começa a afetar as economias mundiais, já abaladas e inclusive o Brasil, que apesar de não ter a Síria como principal parceiro comercial,  sofreria com uma  eventual intervenção militar no país, com um impacto negativo sobre a sua economia, adiando a retomada esperada pelo governo.

GARANHUNS, CONFRONTO CANCELADO - Já de forma local, a boa nova vem do gabinete do prefeito Izaías Régis, de onde surgiu um raio de luz, provando a todos mais uma vez que nada substitui o velho e bom diálogo.
Na presença de secretários municipais, alguns vereadores e com representantes dos quase 70 ambulantes do centro, uma conversa cordial celebrou um “Tratado de Paz” entre as partes.
Utilizando a palavra, um prefeito diferente do que autorizou a ação dos agentes públicos na repressão da semana passada, quando ambulantes foram abordados e ‘aconselhados’ a deixarem a Avenida Santo Antonio, na referida reunião mostrou-se  bem humorado e compreensivo, ressaltando a importância da ação para requalificar e modernizar Garanhuns, mas enfatizando:  “Nós não queremos proibir ninguém de trabalhar, muito pelo contrário, estamos planejando mudanças significativas para toda a população sair ganhando. A intenção é a melhor possível. O que aconteceu, talvez, foi a má interpretação do fato”, explicou.

Assim, ficou inicialmente acertado que os ambulantes continuam na avenida até que os mesmos sejam recadastrados e qualificados. Foi aventada ainda, a possibilidade de uma padronização em seus equipamentos.

Publicado também no blog: www.falandocomoagreste.blogspot.com 

ASSIM NA SÍRIA COMO EM GARANHUNS... PAZ!

AINDA HÁ ESPERANÇA: SÍRIA PERMITE FISCALIZAÇÃO DA ONU E AMBULANTES DE GARANHUNS PERMANECERÃO NA AVENIDA SANTO ANTONIO



SÍRIA, GUERRA ADIADA - Na tarde dessa terça (10) , duas boas notícias circularam nessa 'Aldeia Global", termo criado por  MacLuhan na sua previsão de um mundo cada dia menor : Uma notícia veio da Síria, país assolado por uma cruel guerra civil que já matou milhares de culpados mas que também ceifou a vida de tantos outros inocentes. De acordo com a agência russa Interfax, citando o ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al-Moualem, o país aceitou a proposta russa de colocar suas armas químicas sob controle internacional, o que pode impedir uma intervenção norte americana, evitando combates devastadores. Uma crise que começa a afetar as economias mundiais, já abaladas e inclusive o Brasil, que apesar de não ter a Síria como principal parceiro comercial,  sofreria com uma  eventual intervenção militar no país, com um impacto negativo sobre a sua economia, adiando a retomada esperada pelo governo.

GARANHUNS, CONFRONTO CANCELADO - Já de forma local, a boa nova vem do gabinete do prefeito Izaías Régis, de onde surgiu um raio de luz, provando a todos mais uma vez que nada substitui o velho e bom diálogo.
Na presença de secretários municipais, alguns vereadores e com representantes dos quase 70 ambulantes do centro, uma conversa cordial celebrou um “Tratado de Paz” entre as partes.
Utilizando a palavra, um prefeito diferente do que autorizou a ação dos agentes públicos na repressão da semana passada, quando ambulantes foram abordados e ‘aconselhados’ a deixarem a Avenida Santo Antonio, na referida reunião mostrou-se  bem humorado e compreensivo, ressaltando a importância da ação para requalificar e modernizar Garanhuns, mas enfatizando:  “Nós não queremos proibir ninguém de trabalhar, muito pelo contrário, estamos planejando mudanças significativas para toda a população sair ganhando. A intenção é a melhor possível. O que aconteceu, talvez, foi a má interpretação do fato”, explicou.


Assim, ficou inicialmente acertado que os ambulantes continuam na avenida até que os mesmos sejam recadastrados e qualificados. Foi aventada ainda, a possibilidade de uma padronização em seus equipamentos.

Também postada no Blog: falandocomoagreste.blogspot.com 

LITERATURA TERÁ VEZ EM GARANHUNS, NO 4º FLIG

O homenageado deste ano será Gilberto Freyre

O Festival de Literatura de Garanhuns acontece entre os dias 19 e 22 deste mês. Numa realização da Academia de Letras de Garanhuns e da Secretaria da Cultura do Governo Municipal, tendo o apoio de mídia da Ferreira Costa Home Center, o evento possui uma programação diversificada, incluindo música, palestras, poesia, arte e apresentações artísticas, e será realizado de forma intercalada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e na Praça Guadalajara.
Este ano, o festival literário irá homenagear o escritor Gilberto Freyre. Para o presidente da Academia de Letras, João Marques, a expectativa é de grande êxito na realização. “Queremos atrair um público variado durante os quatro dias. Teremos uma programação extensa e nossa expectativa é a melhor possível”, comenta.

Confira a programação completa, abaixo:
Centro Cultural
Quinta-feira - 19 de setembro
20h00 às 21h10
Pronunciamentos: João Marques (Presidente da Academia de Letras de Garanhuns) e Izaías Régis (Prefeito do Município)
- Fátima Quintas: Homenagem a Gilberto Freyre
- Homero Fonseca: Gilberto Freyre Feminista
Apresentação artística
21h20 às 22h20
Grupo Gaiamálgama

Praça Guadalajara
Sexta-feira - 20 de setembro
10h às 10h55
Espaço livre - Recital Augusto dos Anjos e outros poetas
- João Fernandes
- Karina Calado
11h05 às 12h
Literatura Popular e Literatura Erudita: o Mito
- Josivaldo Custódio, Paulo Gevais e Mário Rodrigues
15h25 às 16h20
Literatura Engajada: Isso Ainda Existe?
- Bruno Piffardini, Wellington de Melo e Thiago Corrêa
16h30 às 17h25
O Papel do Escritor na Sociedade Contemporânea
- Jodeval Duarte, Manoel Neto Teixeira e Aristóteles Bastos
20h00 às 20h55
Dimensões da Facticidade e da Fantasia na Literatura
- Raimundo Carrero
- Alexandre Santos
- Fellipe Torres

Centro Cultural
Apresentação artística
21h05 às 22h05
Sarau Vinicius de Morais- 100 anos

Praça Guadalajara
Sábado- 21 de setembro
10h às 10h55
Gênero e Dimensão do Conto e do Romance
- Cristiano Ramos
- Fernando Monteiro
11h05 às 12h
O Cordel como Crônica e Crítica Social-
Josivaldo Custódio, Valdir Marino e Gonzaga de Garanhuns
15h25 às 16h20
A Arte do Conto Ontem e Hoje
- Nivaldo Tenório, Cristiano Aguiar e Helder Herik
16h30 às 17h25
A realidade Ficcionalizada dos Valentes e dos Coronéis
- Cláudio Gonçalves
- Luiz Afonso de Oliveira Jardim


20h00 às 20h55
Da Interação entre a Literatura e a Sociologia de Gilberto Freyre
- Anco Márcio
- Homero Fonseca

Centro Cultural
Apresentação artística
21h05 às 22h05
Julião Marques

Chalé I (Clube AGA)
Domingo - 22 de setembro
10h45 às 11h50
As Novas Tecnologias e o Futuro do Livro
- Wagner Marques, Diogo Guedes e André Sena
12h10
Almoço de encerramento

Texto: Cloves Teodorico
Imagem: Divulgação
Informações para a imprensa:
Cloves Teodorico - (87) 9600.8965