terça-feira, 13 de agosto de 2013

PAISAGISMO URBANO: ÁRVORES DE GARANHUNS PASSAM POR PODA


Com o objetivo de melhorar os aspectos naturais de Garanhuns, o Governo Municipal vem trabalhando nas questões que envolvem a qualidade de vida da população. Desta vez, servidores, coordenados pela primeira dama, Socorro Régis, e com a colaboração da Defesa Civil, estão realizando a poda de árvores na cidade. Esta semana, as ruas de acesso à Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga) são as beneficiadas com a ação.
As avenidas Caruaru, Santa Rosa e Djalma Dutra – localizadas no bairro Heliópolis – também já receberam a ação. De acordo com Socorro Régis, a própria população solicita essa manutenção nas árvores. Ela informa ainda que todos os bairros que estiverem precisando do serviço, terão a presença da equipe. “Algumas são árvores baixas, outras estão muito grandes e podres, e precisam ser podadas. Estamos cuidando das árvores para possibilitar uma visão mais bonita”, ressalta.
Comerciante da Rua Fernando de Noronha há 12 anos, Maria das Neves, de 42 anos, comentou que a via era muito escura. “Já estava ficando feio aqui. Muitos galhos caindo, além da escuridão total. Achei ótimo dar um corte nessas árvores”, disse. A também moradora da rua, que fica ao lado da Ceaga, a dona de casa Rubeni Virgínia mora no local há 30 anos e aprova a preocupação da prefeitura. “Aprovo, está ficando muito bom. Aqui estava servindo de esconderijo para marginais. Sete horas da noite ninguém saia de casa. Agora dá mais segurança”, afirma.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, as podas são de grande importância, pois elas servem para retirar as árvores e galhos mortos, proporcionando o clareamento do espaço urbano. Tecnicamente, essas árvores, normalmente estão muito altas, prejudicando a iluminação pública, e como consequência, as ruas ficam muito escuras. Além disso, outro ponto levado em consideração para a necessidade emergencial de poda é a incidência de espécies de trepadeiras parasitas, conhecidas popularmente como erva de passarinho.
Luciano Viana dos Santos tem 48 anos de idade e é comerciante da Rua André Vidal de Negreiros, também nas proximidades da Ceaga. Ele comenta que quase perdeu um veículo por causa da caída de uma árvore, recentemente. “Tirar essas árvores podres é melhor para evitar acidentes. Eu mesmo quase perdi minha Kombi. O que está sendo feito pela prefeitura só está trazendo coisa boa pra nós”, disse.

Texto: Cloves Teodorico Neto
Fotos: Cloves Teodorico Neto
Informações para a imprensa:
Cloves Teodorico Neto – (87) 9600.8965
Secom/PMG

GARANHUNS TEM MAIS DE UM LADO. E QUEM TEM BONS AMIGOS ESTÁ DO LADO CERTO.


Centenas de amigos estiveram no Aniversário de Sivaldo Albino, com a 'Radiola de Ficha' do Marcos Cardoso

Ex Prefeito Sandoval Cadengue (PSB) posa para foto ao lado
do vereador Sivaldo.
Ter amigos é uma dádiva. Ter amigos de verdade, é uma dádiva para poucos. 
Por isso a alegria estampada no rosto do vereador Sivaldo Albino (PPS) que no sábado próximo passado, dia 10, realizou uma homenagem aos pais e simultaneamente comemorou o seu aniversário na praça principal da Vila José Bernardino Teixeira, a popular 'Vila do Quartel, na qual reside.

Para tal, o edil contratou o locutor Marcos Cardoso, apresentador do aclamado programa popular 'Radiola de Ficha', veiculado na Rádio Marano FM e toda a sua caravana, além de Léo e Banda.

E o que seria apenas uma confraternização de pais e filhos, cresceu e tornou-se rapidamente um encontro de várias famílias e amigos dos mais diversos bairros e distritos de Garanhuns e de municípios vizinhos, além de políticos das mais diversas orientações e partidos. 

Ex Prefeito de palmeirina e atual Secretário Executivo da CODEAM
Eudson Catão (PSB) e Vereador por Garanhuns Alcindo (PRB),
ladeiam vereador Sivaldo.
Dos vereadores garanhuenses Alcindo (PRB), Carla de Vilaço (PPS), Sílvio sabino (PSC), Haroldo (PSDB), Gil PM (PRB), Paulo Leal (PSB), Neuma (PR), Luzia da Saúde (PSB) aos prefeitos de São João, Genaldi Zumba (PSD), de Angelim, Vanda Cordeiro (PSD), e ainda os ex prefeitos de Angelim, Marco Calado, de Capoeiras, Maurílio Rodolfo - Nenem -, de Palmeirina, Eudson Catão (PSB) e de Brejão, Sandoval Cadengue (PSB) e Joseraldo Rodrigues também do PSB. 
Da Câmara Federal, o Deputado Sílvio Costa também prestigiou a festa do político, além do vereador do Recife e ex deputado Raul Jungman (PPS).
No evento, foram registradas ainda as presenças dos ex vereadores por Garanhuns, Zé de Vilaço, Cid e Daniel da Silva.

Empresários também estiveram na festa que homenageou os
pais e celebrou aniversário do vereador
Muitos empresários de Garanhuns e da região, líderes religiosos, a exemplo do Pastor Samuel Vitorino, profissionais liberais, artistas e representantes da imprensa também foram saudar o vereador Sivaldo Albino que após o evento se disse muito satisfeito com a mostra de apreço dos seus amigos, "Meu maior patrimônio tanto da minha vida pública quanto da minha vida privada é exatamente a coleção de amigos que venho tendo a oportunidade de ganhar. Isso sempre nos dá maior folêgo para a caminhada e a sensação de que nunca estamos sós... Muito obrigado à todos", complementou Albino.     

Uma coincidência: 10 de agosto, além de marcar o aniversário do Vereador Sivaldo, também é aniversário do Governador Eduardo Campos.

E as coincidências podem não parar por aí...