quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CHUVAS NO SERTÃO ESTÃO TRAZENDO ESPERANÇA À POPULAÇÃO

imagem: portalbelmonte.com.br
As tão boas notícias no nordeste e mais especificamente em nosso Pernambuco, são alentadoras.  Nos últimos dias, as chuvas fortes vem reacendendo as esperanças de milhares de sertanejos. No município de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, por exemplo, choveu forte. O pasto está brotando e a terra começa a ser preparada para receber as sementes de milho e feijão.

Um reservatório que tem capacidade para reservar 600 mil metros cúbicos de água agora está bem abastecido. Bastaram alguns dias de chuva forte para a situação começar a mudar. Alguns mananciais estão com 20% da capacidade, um alívio para os agricultores, que não precisam mais enfrentar a fila do caminhão-pipa.
A chuva aliviou o sofrimento de quem vive da agricultura e da pecuária. O gado magro disputa o pasto verde que brotou. O solo seco e rachado impedia os agricultores de se dedicarem ao plantio. Foram meses sem cultivar nada. Agora a terra está molhada e o homem do campo não perdeu tempo, está preparando o terreno para receber as sementes de milho e feijão. Deus salve o nosso povo!