terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CONHEÇA A VERDADEIRA FACE DO SR. IZAÍAS RÉGIS



A história das pessoas traz, eventualmente, novos conhecimentos de lugares, pessoas, situações e paisagens que nem sempre veremos novamente. 
A isso compreendemos como experiências de vida.
Conheci Izaías Régis há cerca de 25 anos, quando eu trabalhava como locutor na Rádio Marano FM e o mesmo era lojista e posteriormente veio a ser diretor do Clube de Serviços ACIG. À época, meu pai Manoel Paes, que por muitos anos  trabalhou no Cinema Jardim - prédio onde recentemente funcionou o SEBRAE Garanhuns,- contava que Izaías, ainda estudante do Diocesano, ia àquela casa de diversão e como nem sempre tinha dinheiro para o ingresso, meu pai facilitava seu acesso aos filmes permitidos. Anos depois, meu velho pai já aposentado, teve a permissão de Izaías para montar um fiteiro em frente a loja deste último, na avenida Santo Antonio. O atual prefeito falou para meu pai, à época, que esse só sairia daquele espaço se quisesse. 
Nós da família, começamos a partir dali a admirar aquele homem que sabia demonstrar gratidão.  
O Izaías sempre foi um sujeito popular e em determinada época lançou seu nome à consulta do povo, no mesmo ano que minha amiga Teté também foi candidata. Mas ainda não era a sua vez. 
Frequentava bons ambientes em Garanhuns, como o extinto restaurante Dom Peppone, - térreo de onde hoje funciona a Associação Comercial, na Dr. José Mariano,- onde sempre dava uma ‘canja’, cantando razoavelmente bem (ter escolhido a carreira política para ele foi bem melhor e para nós também!) na mesma época que o Sr. Mário B. Filho – o Marinho do Pérola – que tinha recém inaugurado a Rádio Meridional AM , também divertia os amigos com sua voz e violão tocando e interpretando Emílio Santiago no ‘Napolitana’ de Edgar, acompanhado pelo seu genro Alexandre Lopes, ao sax.
Nesse período, fiz Assessoria de Comunicação – acho que esse nome nem existia – da CDL, que tinha na sua presidência o hoje publicitário da AVESSO MERCADO, nosso amigo Zé Mário Correia, sendo sucedido por Marconi Silvestre. Grandes amigos e sempre ligados à Izaías.
Meus laços com Izaías Régis se fortaleceram ainda mais quando fui trabalhar na Rádio Maceió FM e não tendo onde me estabelecer naquela capital, fui surpreendido pela oferta do seu apartamento de veraneio que mantinha no aprazível bairro da Jatiúca, para que eu pudesse lá habitar durante minha permanência nas Alagoas. Fez apenas uma observação: que só quando o mesmo fosse com sua família à  Maceió, eu deveria ceder o espaço. Ele nunca cumpriu isso, pois eu soube posteriormente que por muitas vezes quando ia com os seus àquele litoral, hospedava-se em outros lugares, para me manter alojado. Sempre frequentava a Praia da Guaxuma (costume que sempre que posso, até hoje frequento com minha família).
Quando voltei a Garanhuns, em 1993, ele mais uma vez me deu a mão na instalação da minha recém criada  agência de publicidade Free Idéia & Comunicação, sendo da ACIG o primeiro comercial   criado por essa agência e veiculado na TV Asa Branca. Era uma campanha institucional que criticava a ausência de indústrias em Garanhuns (quando achar esse filme, publico aqui). Fizemos mais alguns trabalhos para a ACIG no Rádio e TV e depois gravei para a TV o filme do segundo Festival de Música e Arte de Garanhuns. 

Por algum motivo, que particularmente eu nunca soube, jamais tivemos após esses trabalhos acima citados, a oportunidade de trabalhar politicamente com Izaías Régis. No entanto , meu palpite é de  que quando voltei a Garanhuns e me estabeleci como publicitário, aproximando-se dos círculos do poder à época, meus caminhos eventualmente passaram a estar ‘do outro lado’ até quando o deputado foi eleito pela primeira vez e eu, assim como milhares de pessoas, votei nele.

Hoje, Izaías Régis é o Prefeito Eleito de Garanhuns. 
Depois de três mandatos na Assembléia legislativa, creio que o ‘terezinhense’ mais garanhuense que eu conheço, cumpre um grande sonho.
Esperamos que nessa jornada, ele possa cumprir parte dos sonhos do garanhuenses  também.  Além da tão pregada ‘vaidade’ - de acordo com minha amiga jornalista Kitty, uma característica das pessoas que têm bom gosto -  que Izaías carrega consigo, creio que ser um cara que sente-se bem em ajudar as pessoas, é sua maior virtude.
Acho que muita gente não conhecia essa face desse homem vitorioso.

SALVE GARANHUNS. SALVE O PREFEITO IZAÍAS RÉGIS.