segunda-feira, 7 de outubro de 2013

PORQUE TANTOS GRILOS EM GARANHUNS?

Garanhuns e muitas cidades do Agreste e mesmo do Nordeste estão tomadas por uma infestação de grilos. A chegada da primavera trouxe flores, mas com ela vieram os grilos que apareceram em várias localidades da nossa região e estão dando trabalho à população.             Várias cidades do Agreste e Sertão e de outros Estados sofrem com uma invasão de grilos e por toda parte pode-se deparar com dezenas ou centenas desses insetos, que à primeira vista deixam a impressão de que vão devorar tudo pela frente. Mesmo assim, não são motivos de medo, mas trazem uma curiosidade.

Por que a cidade está infestada de grilos? - Após pesquisa na Internet por nossa reportagem, chegamos a conclusão que a incidência desse tipo de inseto acontece por causa da mudança de estação, aliada às chuvas de época e por essa razão, é quando eles se reproduzem, já que os ovos estão estourando agora. Por isso há tantos grilos.

O barulho - Um grilo barulhento pode mantê-lo acordado à noite com seu chilro incessante. Geralmente o grilo está apenas procurando por uma parceira. 

Para evitar a infestação na sua casa e o barulho produzidos por esses insetos o Blog marcelojorge.com dá agora algumas dicas que são importantíssimas:

1. Feche as frestas nas fundações, paredes e janelas da sua casa para evitar uma infestação de grilos. Medidas preventivas ajudarão a garantir que eles nunca entrem em sua casa, para começar. Mantenha seu gramado aparado e remova quaisquer detritos que possam bagunçar seu jardim. Mantenha as luzes do jardim apagadas, já que elas podem atrair os grilos.

2. Tenha um predador natural do grilo em sua casa. Ele pode ser um gato, um lagarto ou um pássaro. Os animais irão caçar, capturar e, às vezes, comer os grilos, controlando sua população, e também o nível de barulho.

3. Encha metade de um pote de conserva com melado. Coloque o pote no chão. Os grilos serão atraídos pelo açúcar no melado e pularão dentro do pote, ficando presos na substância pegajosa, tornando fácil para você retirá-los.

4. Espalhe terra diatomácea nos lugares onde os grilos habitam sua casa. O pó fino irá secar a casca dos grilos, matando-os. Coloque uma máscara para a sua própria proteção quando estiver espalhando o pó.

5 comentários:

  1. os grilos estão por toda parte, moro em Macaparana PE, mas gosto de viajar as cidades que frequentei estas ultimas semanas foram , lagoa grande - PB, guarabira - PB, salgado de são felix, PB, são caetano - PE, macaparana - PE todas estão enfestadas de grilos

    ResponderExcluir
  2. Em Catende - PE também!

    ResponderExcluir
  3. Jupi - PE estão em todos os lados

    ResponderExcluir
  4. em Palmares PE tbm, socoooorro

    ResponderExcluir