domingo, 14 de outubro de 2012

COMO FORAM CONDUZIDAS 06 CAMPANHAS ELEITORAIS PELA AGÊNCIA MARCELOJORGE.COM


Para um profissional do Marketing, integrar-se a um projeto político/eleitoral é sempre uma decisão que deve ser pensada, analisada e aceita com critério.
Porque nesse processo, o referido homem de comunicação se integra de forma muito incisiva nos projetos dos candidatos e do seu grupo e em 100% dos casos, esse profissional passa a ter os mesmos caminhos, objetivos e até os mesmos adversários dos seus clientes.

E em mais uma campanha política, conosco não foi diferente.

Assumimos, de forma simultânea, 06 campanhas eleitorais majoritárias (prefeitos) e mais uma dezena de campanhas proporcionais (Vereadores) em nossa região agreste de Pernambuco. Trabalhamos para os candidatos à prefeito em São Bento do Una (Débora Almeida), Jucati (Gerson Henrique), Capoeiras (Neide Reino), Garanhuns (Silvino Duarte), Brejão (Sandoval Cadengue) e Bom Conselho (Judith Alapenha). Entre muitos vereadores, aos quais nesses municípios conseguimos eleger, fomos responsáveis pela campanha do jovem garanhuense Diego Acauã, que obteve em sua primeira incursão política, a magnífica quantidade de 1.430 votos, não assumindo o cargo em razão da lei  que beneficia o partido, mas sacrifica seu filiado, suprimindo-lhe o direito do voto. Na minha ótica, a regra deveria ser o respeito ao eleitor, que vota no candidato e não no seu partido. Não apenas por Diego, mas por tantos outros que tiveram votação mais que suficiente e "não entraram". O meu amigo Damásio Cardoso por exemplo, é um desses injustiçados.
Nas campanha citadas acima, que tiveram sua comunicação sob nossa responsabilidade, cada candidatura teve sua característica. Vejamos:
  1. Em Capoeiras, Neide Reino se opunha ao Prefeito Dudu, que tentava reeleição. Através de boas pesquisas, percebemos as oportunidades, os erros administrativos e conseguimos gerar o crescimento dos números a favor da candidata, do meio para o fim da campanha. Suas boas propostas para a população e o clamor do povo pela mudança, facilitaram o nosso trabalho. Produzimos seus Guias Eleitorais de Rádio e demais áudios, criamos sua comunicação visual como a marca de campanha, artes para impressos e proferimos palestras para seus candidatos a vereador, além de orientarmos a própria candidata;
  2. No município de São Bento do Una, na campanha da hoje prefeita eleita Débora Almeida, que teve à frente um grande profissional de Marketing do Recife , nos coube produzir e conduzir a comunicação dos seus áudios de Rádios e Carros de som durante o período autorizado. Sua vitória também era prevista, pois os bons números das suas pesquisas internas nos deram um norte correto para um trabalho do em resultados. Mas isso não diminiu os esforços de campanha;
  3. Em Garanhuns, nossa participação na campanha majoritária foi curta, em virtude da desistência do candidato Silvino Duarte. Igual à população, só soubemos da sua decisão no momento que o mesmo comunicou à imprensa. Não fomos convidados à participar da campanha do Deputado Izaías. Mas, mesmo se convidados naquele conturbado momento, por questões éticas, não nos integraríamos à mesma pois como um dos locutores do   Guia de Silvino, tive a minha voz comprometida com as suas propostas e ademais, entendi que a campanha do hoje prefeito eleito já dispunha dos melhores profissionais de comunicação e excelente estúdio à sua disposição. Sabíamos dessa forma, que nada acrescentaríamos ao que já vinha sendo construído. O resultado da sua campanha mostrou isso. No caso da campanha de Zé da Luz, fomos convidados por um ex vereador e por sua coordenação para integrar-se à mesma, mas os mesmos motivos acima expostos, também foi por nós colocado; 
  4. Continuamos na campanha proporcional, produzindo de forma integral em nossa produtora de áudio, a comunicação daqueles candidatos, tendo a frente a produção e atenção do competente secretário Carlos Eugênio, um homem ético, íntegro, honesto e que qualquer governante inteligente saberá aproveitar sua fidelidade e aptidão. 
  5. Fiz, especificamente a comunicação do candidato Diego Acauã além da gravação de algumas peças impressas e de áudio para os vereadores Sivaldo Albino e Cláudio Taveira . Diego conseguiu 1.430 votos e não se elegeu também em virtude da coligação. Albino foi o segundo mais votado e Taveira também foi eleito;
  6. Em Jucati, a coordenação do atual Prefeito Gerson Henrique nos contratou para que pudéssemos ajudá-lo na sua reeleição. Participamos de algumas reuniões políticas, estimulamos seus candidatos a vereador, sua militância e produzimos os programas radiofônicos e áudios diversos além da sua marca de campanha. Com muita perseverança, o objetivo foi alcançado e o prefeito obteve mais votos que na eleição anterior;
  7. Apesar do trabalho intenso e por motivos que fugiam das ações do Marketing Eleitoral, que ainda por questões éticas, naturalmente não irei aqui expôr, não obtivemos êxito nas campanhas majoritárias dos municípios de Bom Conselho e de Brejão, cujos candidatos Judith Alapenha e Sandoval Cadengue, respectivamente e infelizmente não conseguiram sua reeleição;                                                                                      
Estamos felizes com os resultados finais e agradecemos a Deus que nos permitiu  ter saúde e vontade para assumir tão árdua e cansativa tarefa, a todos os meus colaboradores da agência MARCELOJORGE.COM, a cada candidato e seus coordenadores pela oportunidade que nos foi concedida, aos militantes pelo apoio e principalmente aos eleitores por entenderem a mensagem dos seus candidatos. Aos que não chegaram lá, continuem com seus projetos. Nos encontraremos mais adiante, afinal, os cenários na política mudam como nuvens.

Missão cumprida... por enquanto!