terça-feira, 22 de maio de 2012

MARKETING ELEITORAL COMEÇA A SER UTILIZADO PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS.


Apesar de as eleições municipais acontecerem apenas no mês de outubro, sente-se desde já um aquecimento do mercado de marketing eleitoral nas principais cidades do país.  De acordo com o Professor Carlos Manhanelli, consultor e presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (Abcop), “A atuação de um consultor político vai além da época das eleições”, 

O renomado professor Manhanelli explica ainda que um profissional com experiência em marketing eleitoral pode trabalhar com políticos que já tenham mandatos e também como consultor institucional, fortalecendo as siglas de partidos políticos.

Por isso, para fazer carreira nessa área é preciso ter uma formação multidisciplinar. “Para pensar em uma campanha eleitoral, por exemplo, é preciso entender de tudo que diz respeito a uma campanha: marketing, televisão, gráfica a ciência política e estatísticas”, diz. A profissão exige conhecimento de outras áreas, como legislação eleitoral, necessário para orientar melhor advogados que trabalham durante a campanha.

O recomendável é que o profissional tenha uma formação superior em comunicação (propaganda e marketing ou jornalismo) e se especialize. No Brasil, há cursos de pós-graduação em marketing político na USP e na Mackenzie. No exterior, a Universidade de Salamanca, na Espanha, é uma das que oferecem programas nesta área.

Manhanelli afirma que a proatividade é essencial para quem quer seguir carreira na área. “Um bom consultor é aquele que você liga e tem a solução que você precisa”, explica.
A remuneração durante as eleições pode equivaler aos ganhos de um ano inteiro, mas o salário de um consultor depende de sua experiência e do quanto é especialista.

Em Garanhuns e Região, o profissional de Marketing Marcelo Jorge e sua equipe, que  participa frequentemente dos Cursos, Congresssos e Simpósios de Marketing Político Eleitoral produzidos pela ABCOP no País, vem atuando nas 05 últimas campanhas eleitorais nesse município, além de ter dado sua contribuição também à campanhas majoritárias vitoriosas em São Bento do Una, Brejão, Jucati e participado dos recentes processos nos municípios pernambucanos de São João e Calçado, além de ter contribuído em muitas candidaturas bem sucedidas nos legislativos municipais. Um dos trabalhos mais requisitados ao profissional é a criação de textos para discursos, layouts para material impresso e ainda a produção dos Guias Eleitorais veiculados nas emissoras de rádio e insertes na TV no período pré eleitoral.