terça-feira, 12 de abril de 2011

ROSSINI MOURA: NOME E SOBRENOME DE RÁDIO



Rossini Moura é uma dessas pessoas que a gente gostaria sempre de ter conhecido a mais tempo. Alguém pelo qual nutrimos apenas sentimentos bons. Por sua sagacidade ao microfone, por sua escrita firme e carregada de coragem, por sua narrativa firme do cotidiano nas crônicas de rádio denominadas de  "Café da Manhã" , por sua locução impecável, cheia de nuances e interpretação precisa dos textos e acima de tudo por ser Rossini Moura um homem de posições firmes. Viveu a era do Rádio no qual não bastava apenas ter uma voz grave e aveludada , atributo que ele tem de sobra, mas quando um radialista era medido pelo conteúdo, pelo conhecimento e as suas palavras ecoavam nos poucos rádios da época, mas faziam história e eram o meio mais rápido e seguro de se saber das coisas. Rossini Moura é um Mestre da voz, um guia para as gerações que posteriormente fizeram do rádio mais que apenas um meio de comunicação, mas um hábito saudável de entretenimento, companhia, informação e cultura. Vejo com menos frequencia o radialista e jornalista Rossini Moura pelas ruas de Garanhuns, mas ouço sua voz em "reclames" das emissoras da cidade, inclusive um desses áudios finaliza a programação diária da Rádio Sete Colinas FM, quando a cada final de jornada dá o seu "boa noite" de forma poética, nos recomendando um repouso agradável. Rossini Moura, sou fã da sua história de vida e do seu trabalho. Como bem disse o multiartista Ronaldo César em uma de suas postagens: "Este radialista, menestrel das palavras e das observações absolutas é exemplo para todas as gerações posteriores."  
Abraços amigo Rossini Moura. Você é alguém que Garanhuns tem de autêntico e bom.

3 comentários:

  1. NO TEMPO ÁUREO DO RÁDIO, NÃO ERA QUALQUER MANÉ BEIÇUDO QUE DAVA DE GARRA DE UM MICROFONE. ALÉM DE VOZ, TINHA DE SER DO RAMO, SENÃO ESTAVA DESCARTADO!!! HOJE, TODA PESTE É LOCUTOR DE RÁDIO FM. ROSSINI MOURA E SOLON GOMES SÃO DOIS MONSTROS SAGRADOS DA RADIOFONIA GARANHUENSE!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela homenagem!!!concordo plenamente, seu Rossini é um ícone do nosso rádio.Hoje, até eu com minha voz de taguara rachada falo no rádio.Duvido que pudesse abrir a boca na era áurea deste veículo tão nobre.Estou encaminhado um link desta postagem para minha Companheira de Lutas, Rossana Moura, filha de seu Rossini.
    Um abraço
    P.S. deixou de visitar nosso blog?

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    você foi muito feliz tocando no nome (e sobrenome) de Rossini Moura. Imagine que quando, há uns 6 anos, fui convidado para colaborar no Gazeta de Garanhuns e descobri que Rossini era uma das figuras que cumpunham o jornal "tremi na base". Foi. E sequer tinha colocado um dedo na Imprensa, mas já conhecia a contudência de Rossini.

    Só fui ficar mas à vontade quando uns meses depois, quando em um evento o conheci pesoalmente e ele me fez um elegio, meio que entre os dentes.

    Sempre o admirei. Enfim, ele anda fazendo falta na imprensa local.

    ResponderExcluir